Mensagem para carta

Cerca de 3135 mensagem carta Mensagem para

Carta aos Puros

Eu cavaleiro errante.
Escrevo esta carta aos puros...

Ou melhor!!!

Aos que se julgam puros...
Vocês que se julgam puros...
Por frequentarem seus templos.
Por rezarem com frequência...
Quem garante que esse é o caminho certo.
Eu confesso; Que erro!!! E que peco!!!

Afinal sou mortal!!!

E vocês!!!!

Admitem o mesmo???

Sou cavaleiro errante, poeta urbano,
mas respeito a tudo e a todos...
Não faço distinção de raças,
se é humano ou animal,
afinal todos estamos no mesmo globo...
Filhos iguais perante o criador!!!
Quem garante a vocês que a salvação esta dentro dos templos???
Que a paz esta nos sorrisos puros das crianças???
Que não esta nos gestos fieis dos seres mais puros e fieis...
Que a salvação não esta no amor...
Amor que se perde com o tempo,
e que anda tão esquecido de nós...

Talvez a receia seja essa!!!

Amar!!!

Ame a você mesmo em primeiro lugar;
Depois aos seus pais e irmãos;
Ame seus filhos;
Ame incondicionalmente os seus animais de estimação,
pois esses são apaixonados por voce;
Ame as flores, pois elas te presenteiam a toda primavera;
Ame a liberdade e o cantar dos pássaros;
Ame a Lua;
Ame o Sol;
Ame os Planetas;
Ame a poesia;
Ame a vida em geral;
E se tiver um par, demonstre todo esse amor em dobro;
Demonstre toda forma de amor,
pois esta sim talvez seja a forma mais pura do ser...
A primeira lição ensinada pelo criador...
Reforçada pelas palavras de seu filho...
E hoje tão esquecida por nós...

Ame toda forma de Amor...

Deixei de deixar por conta de uma carta de desculpa.

Eu sei, e peço desculpas por ter sido errado tanto mesmo quando estava certo, eu deixei de ariscar deixei de deixar o sentimento me levar pra longe e com ele chegar até você, eu fiz e me tornei o que não queria, deixei de ser o que eu era por um capricho de me deixar levar por outras bocas e olhares de outras pessoas, o teu acolhimento sempre me fez o abrigo mais certo e seguro, deixei as palavras e minhas opiniões em um porto que não atraca nem um sonho e nem uma lembrança por mais felizes que sejam. O sorriso mais belo da pequena flor eu já conhecia mais não percebia, iria se tornar o meu belo sonho feito de duas vontades feitas pelo bater de dois corações, e dois olhares fazendo quatro motivos de carinho, afeto, compreensão, e amizade se assim foi é será o motivo que tenho e tenho pra sempre pensar que mesmo prevendo e sendo pretensioso e mentiroso eu fiz isso pensando no amanhã, que ira chegar e assim acontecendo tudo isso, já terei essa pequena amostra de desculpa.

Carta para os meus avós...

Meu vovô e minha vovó...
Eu amo vocês...
Na realidade ñunca irei ter palavras suficientes para agradecer aos dois por toda sua bondade!
Mas com essa singela carta quero poder traduzir em palavras o quanto sou a grata a vocês por tudo!
Vovó nos meus momentos de aflições você também esteve ao meu lado, também me aconselhou...
Foi e é uma amiga e mãe pra mim!
Meu vovô sempre quando tinha duvidas na vida, o senhor sempre me aconselhou e me ajudou..a ti sou eternamente grata!

Tenho um enorme medo de perder vocês..., porque os amo demais...
Só quero que vocês saibam que não deixarei para amanhã o que posso dizer hoje , vocês significam muito para mim...e de uma forma simples e complexa: EU AMO VOCêS ATÉ O FIM....
(...)
:/

Eu não sei bem por onde começar, essa carta é daquelas que mesmo sem remetente chega onde precisa chegar, não preciso nem escrever seu nome pois até você saberá que ela te pertence...
Sabe as vezes eu queria que você sentisse tudo o que eu senti, mais pra ser sincera acho que te machucaria mais pisar neste seu orgulho que te domina... me pedir, me implorar perdão dizer que queria ser meu amigo e confessar que nunca foi.
Como eu queria que você ao menos me ouvisse para eu poder te contar tudo que passei... Sabe se a noite falasse ela te contaria o quanto eu te desejei, a lua te contaria o quanto eu te chamei, as estrelas te contariam quantos pedidos eu fiz e o meu travesseiro iria te contar quantas foram as lagrimas derramadas por sua causa...
Eu nunca soube se você me magoava ou me fazia bem e hoje exatamente hoje que completa um ano eu percebo que por mais que o tempo se vá as lembranças sempre ficam, todos dizem que é bom reviver mais hoje eu tenho certeza de que você não se foi, que não foi, não é nunca será facil de te esquecer...
Eu sei que sou aquela flor que você pisou, aquela que passa e você nem nota, eu sei que sou o olhar que você evita e o sorriso que você matou. Eu até posso ser aquela que não te esqueceu, mas *** eu sou aquela que você pra sempre perdeu.
E já que você gosta de fazer algumas pessoas sofrer, aproveite pois este é o ultimo mêz que sofro por você, essa foi a ultima noite que chorei sem me arrepender, se sermos amigos um dia???? Não sei pois agora não depende só de você!

'A abelha fazendo o mel vale o tempo que não vou...
Tudo viver ao teu lado.'

CARTA PARA MINHA FILHA
OI FILHA TUDO BEM COM VOCÊ? PAPAI ESTA COM MUITAS SAUDADES, LOGO ESTARÁ COM VOCÊ...

...COMO SERIA BOM SE FOSSE ASSIM, MAS A REALIDADE É DIFERENTE, NO COMEÇO NÃO LEVEI A SERIO, DEPOIS FINGI NÃO QUERER SABER, MAIS QUANDO E ME DEI POR MIM, JÁ ERA TARDE. OS MELHORES MOMENTOS DA VIDA DE PAI PERDI,POIS NÃO OUVI SUAS PRIMEIRAS PALAVRAS,NÃO OUVI VOCÊ FALAR PAPAI,SEUS PRIMEIROS PASSOS EU NÃO SEGUREI A TUA MÃO.AGORA VOCÊ CRESCEU JÁ ESTA UMA MOCINHA MESMO ASSIM NÃO POSSO OUVIR VOCÊ ME CHAMAR DE PAI. NÃO POSSO NEM MESMO TE ABRAÇAR E TE CHAMAR DE FILHA. SUA MÃE PERMITIU QUE EU A CONHECESSE, MAS COMO SENDO UM AMIGO DELA, EU AGRADEÇO MUITO A ELA POR DEIXAR QUE EU ME APROXIMASSE DE VOCÊ MESMO NESTAS CONDIÇÕES, ME ARREPENDO CADA MINUTO QUE PASSEI LONGE DE TI MINHA FILHA, NESTES POUCOS MOMENTOS QUE PASSO PERTO DE TI, MEU CORAÇÃO SE ENCHE DE ALEGRIA, VOCÊ DEU UM NOVO SENTIDO A MINHA VIDA,QUANDO ESTAMOS CONVERSANDO,NÃO VEJO O TEMPO PASSAR, VOCÊ COM CARINHA DE ANJO, MAS PERSONALIDADE FORTE, NOS POUCOS MOMENTOS QUE ESTAMOS JUNTOS, FICO A TI ADMIRAR ME SEGURO PARA NÃO TE CHAMAR DE MINHA FILHA, POIS TAMBÉM NÃO QUERO MAGOAR SUA MÃE PROMETI A ELA QUE NUNCA FALARIA QUE SOU O SEU PAI. ESPERO UM DIA PODER TE ABRAÇAR BEM FORTE,TE CHAMAR DE MINHA FILHA .E QUE VOCÊ POSSA ME PERDOAR POR TUDO ISSO.
S.G.F.

Carta para Dilma

Rio de Janeiro,04 de Novembro de 2013.
Querida Dilma, como vai você? Com certeza bem né? São 09:07 horas da manhã, e eu já estou na escola, sentada em uma carteira quebrada, ao lado de desordeiros que xingam um cara oprimido, que disse ter passado toda a sua madrugada preparando uma aula, onde a vinte minutos ele tenta dar início. Disseram que sairemos cedo hoje, pois a merenda não chegou até aqui. Quando eu for embora, pedirei carona a cada ônibus que passar, tomara que não me joguem lama, até que um pare e me leve ao menos até próximo de minha residência.
Ao chegar terei de fazer almoço, pois minha mãe trabalha até a noite, e meu fica em casa, pois a quatro aos tenta s encostar no INPS, ele tem câncer e não poderá mais trabalhar, mas vem sobrevivendo. A tarde, eu irei trabalhar, leciono em um cursinho de informática de duas da tarde às dez da noite, e lá consigo ganhar um pouquinho mais que o salário mínimo da minha mãe.
Me desculpe por lhe incomodar, mas é que a nossa educação, nossa segurança, nossa saúde, o nosso transporte, nosso lazer e nossos demais direitos estão ruins. Enquanto sua gripe é curada no Sírio Libanês, nossos SUS estão colocando café em nossas veias sanguíneas.
Me desculpe por lhe chatear, mas é que temos muito deveres, e poucos direitos, sinto a ditadura batendo em minha porta, sinto ser arrancado de mim, a cidadania.
Me desculpe por lhe perturbar, eu só queria lhe convidar para a realidade, eu só queria lhe dizer que, enquanto a Globo aliena as nossas "crianças", a vossa senhoria deve beber pró-seco em um jantar muito importante, ou deve estar viajando pelo mundo por distração, ou até mesmo preocupada com os preparativos de nossa copa.
Eu vim através desta, sobretudo, lhe fazer um convite para a realidade!

Um abraço Daniella Flores.

Carta para meu futuro amor.

Ensina-me a amar, mas amar de um jeito profundo. Quero ser amado de um jeito que nunca fui e amar de um jeito que nunca amei, não espero nada de você só espero que não me abandone pois nunca lhe abandonarei. Me faça sentir borboletas no estômago e depois flutuar nas nuvens de mãos dadas a ti. Quero deitar na areia contigo e gastar o mar, lhe beijar em um dia chuvoso sem ter medo de ser resfriar, te acariciar e beijar teu corpo inteiro. Felicidade? reinará em nossas vidas e paixão nunca faltará. Com as letras tortas e a mão tremendo de nervosa vou escrevendo seu nome envolvido em um coração meio que mal feito de tanto quebrar a cara, hoje em dia não é o mesmo de antes. Cheio de esperanças e planos, hoje é desconfiado, deixou de ser otário, parou de sofrer, com o tempo aprendeu a ser forte e não acreditar completamente em pessoas que não moveriam um dedo por mim. Contudo, levanto a cabeça tento amar como antes e tento convencer a mim mesmo que dessa vez não será como as anteriores. Só espero ser feliz e te fazer feliz em todos os sentidos; e saiba que o para sempre só vai depender de você.

CARTA PRA SINHAZINHA NININHA

Óia, sinhazinha Nininha! Ocê chegô toda ofericida
Parecênu saquinhu di dôci di São Cosmi e São Damião
Veiu logu si joganu, prus braçu du CaipirInha
Inté me assustô na hora que tava rezânu pra Nossa Sinhora Aparicida

Vois micê toda prendada, cheinha das qualidadi
Intão tenhu qui adimití que mi atiçô as curiosidadi
Já juntei cuns otro currículu qui mi chegô di madrugada
É qui iscrivi nos crassificadu dus jorná lá da cidadi
Que tava precuranu namorada

Intão vô ti mostrá, pra modi ocê mió mi cunhecê
Góstiu di uma boa pinga, pra modi nas tardi pruseá
Puxânu us fole da sanfona ou chorânu as viola
Pra modi a tardi passá, se apreparanu pro jantá
Mais num passa de duas talagada, to jurânu pra sinhá

Intão já tô sabênu, que vâmu formá um belu par
Vâmu levantá puêra, dançanu inté o dia raiá
Mais num si apreocurpe, com o forró Mees
Foi farta di comunicação, o Nérso mi alembrô
Quano hoji mi incontrô

Intão não se apreocurpe cuns tacho da sinhá Martha
Se brigá ou criá confusão, comi diz sê qui neim leôa
Ocê tome cuidadu cum a delegada Genaura
Ela podi ti inquadrá i trancá ocê na jaula

Ocê é donzela prendada. Tá prontinha pra casá
Intendi de tudu que precisu, pra modi nois se ajuntá
Ocê, num pricisa se apreocurpá
U Caipirinha num é homi di chifri nas minina colocá
I pulá as serca, só quanu corta caminhu pros boi fujão pegá

Intão, sinhazinha Nininha!
Num têim nessi mundo mió muié pra modi casá
Tô agora si adeclarânu, cum ocê queru namorá
Ocê, já tá prontinha pra iêu conquistá
Intão vamô tentá si aproximá
Si conhecê mió!

Tô isperânu intão, carta di ocê
E intão nois aus poco si intendê
Um beju respeitosu nas faci di vois micê!
Inté, intão!

⁠Carta a um Amigo Especial
Faz muito tempo desde que tomamos rumos diferentes, e a vida nos levou para destinos diversos. Mesmo assim, não consegui evitar lembrar de você e dos momentos que vivemos. Cada recordação me traz um sorriso, mas também uma sensação de saudade.

Nosso tempo juntos foi especial para mim de maneiras que palavras dificilmente podem descrever. Você sempre será uma parte importante da minha trajetória, alguém que marcou profundamente meu coração. Ao longo dos anos, aprendi e cresci, mas algo dentro de mim nunca conseguiu deixar você completamente no passado.

Espero que você esteja bem e que a vida tenha sido generosa com você. Gostaria de saber como você está e, se possível, retomar o contato, mesmo que seja apenas para relembrar os momentos que compartilhamos. Sei que o tempo passou, mas acredito que algumas conexões nunca se perdem totalmente.

Se você estiver disposto, adoraria saber como a vida tem sido para você e, quem sabe, reencontrar essa parte de nós que ainda ressoa em mim. Se preferir não retomar o contato, compreendo e respeito sua decisão, desejando-lhe todo o bem do mundo.

Sua sempre amiga!

⁠Meu amor,

Escrevo-te esta carta com o coração transbordando de sentimentos, sentimentos que outrora pensei estarem adormecidos para sempre. A vida me levou por caminhos tortuosos, onde a dor e a solidão eram companheiras constantes. Meus sonhos se tornaram sombras, e a esperança, uma chama quase apagada.

Mas então, você surgiu em minha vida, como um raio de sol em meio à tempestade. No momento mais difícil, quando a escuridão parecia me engolir por completo, você estendeu a mão e me guiou de volta à luz. Seus olhos, tão gentis e acolhedores, me mostraram que ainda havia beleza no mundo, e seu sorriso, tão sincero e contagiante, me fez acreditar que a felicidade era possível novamente.

Com você, aprendi a amar novamente, a sentir a paixão que outrora me consumia, a acreditar que o amor verdadeiro existe. Você me mostrou que a vida pode ser bela, mesmo com suas cicatrizes, e que o amor é a força mais poderosa que existe.

Você é a pessoa certa, meu amor, aquela que me completa, que me entende, que me aceita como sou. Ao seu lado, meus sonhos voltaram a ganhar cores, meus sentimentos floresceram como nunca antes, e a esperança se transformou em certeza de um futuro feliz.

Prometo te amar e te cuidar para sempre, meu amor. Prometo te fazer feliz, te fazer sorrir, te fazer sentir amada todos os dias da sua vida. Você é a minha alma gêmea, a minha luz, o meu tudo.

Com todo o meu amor,

⁠Meu eterno amor,

As palavras me fogem, mas o coração insiste em escrever esta carta. Anos se passaram desde a última vez que nossos caminhos se cruzaram, e o reencontro reacendeu uma chama que nunca se apagou por completo. Nosso amor, um amor que nunca floresceu em sua plenitude, sempre foi um enigma para mim.

Lembro-me de cada olhar, cada sorriso, cada palavra trocada. Momentos que guardei com carinho em minha memória, como tesouros preciosos. A distância e o tempo não foram capazes de apagar a intensidade dos meus sentimentos por você.

Reencontrá-la foi como reviver um sonho antigo, um sonho que sempre acreditei ser impossível. A mesma conexão, o mesmo magnetismo, a mesma sensação de que pertencemos um ao outro.

Sei que a vida nos levou por caminhos diferentes, que as circunstâncias nos impediram de viver esse amor em sua totalidade. Mas, mesmo diante das adversidades, meu coração nunca deixou de te amar.

Não sei o que o futuro nos reserva, mas a esperança de que um dia possamos viver esse amor plenamente me mantém vivo. Que o tempo nos permita construir a história que sempre sonhamos, um amor que transcende o tempo e a distância.

⁠Última Carta

Cansei de gritar no silêncio das noites,
De fingir sorrisos, de engolir açoites.
O mundo me pesa, afunda o meu pulmão,
E ninguém enxerga a minha aflição.

Os dias são cinzas, sem cor nem sentido,
Um filme sem som, um rosto esquecido.
Eu visto a tristeza como um velho casaco,
Que aperta e me sufoca nesse frio opaco.

As palavras me ferem mais do que a dor,
E o espelho me nega até meu valor.
Não peço socorro até mesmo porque ninguém vai ouvir,
O tempo cansou de me distrair.

Mas se essa for mesmo a última linha,
Saibam: tentei, mas morri na minha.
Não é covardia, nem emoção
É só o silêncio... ganhando a razão.

⁠Soneto da Carta não entregue



Está tão cedo... Vieste desesperada,
e ainda é madrugada em meu perdido coração.
E vistes: erra até sua pulsação
quando você chega, sem avisar — calada.

És pura como lã recém-nascida, como avelã doce.
Não tornes vilã de um sonho só meu,
mas sê a mesma — mesma onda que nasceu
de um mar inteiro, em alma sentimentalista.

E vide, lenta, como fiz ao ver tua presença.
Sê atenta, com canções turvas de saliento,
e reina em meu nome... se for pra mudar, que mude.

E se esqueças, que seja de forma miúda,
das canções de época — que nem o tempo amiúde,
mas nunca do amor, que em nós ainda se iluda.

"Carta de interferência de transmissão"

Que essa dor, que por vezes me liberta, seja o motivo da minha ascensão. Espero que essa dor prossiga abafada pelo universo que eu crio. E que a magia, que me ronda, seja como as dos contos de fada, mas que não acabe a meia-noite. Que essa paz que me acolhe em seu seio, esteja eternamente me aconchegando em seu âmago, para que esse universo, aceito e refeito, se torne o único e verdadeiro diante de mim. E que a máscara, a que uso, esteja constantemente sob a minha pele, para que a minha verdadeira face seja engolida pelo bem a que me proponho, pois com ele sou melhor, com ele cresço. E pra finalizar: que todos os meus dias sejam iluminados e sempre que inevitavelmente vier a tempestade, que eu seja dono do arco-íris que a sucederá. E que o vazio, deste que escreve, seja preenchido por mim.

(D'AUMON, Blog Espaço Zero - 2012)

Carta de nascimento da nova Diane Leite
31 de julho


Hoje nasceu uma mulher.
Não nasceu de um parto físico, mas de uma decisão silenciosa.
Ela não chegou com alarde.
Chegou com consciência.


Hoje, eu sei quem sou.
Não porque alguém me explicou, mas porque eu me olhei com profundidade.
Depois de tantos caminhos, voltas, entregas, silenciamentos, eu finalmente entendi:
o que sinto faz sentido.
o que penso tem ritmo.
o que vibro é real.


Passei a vida tentando traduzir minha intensidade para o mundo.
Fui rotulada de exagerada, difícil, profunda demais.
Fui a mulher que sentia tudo, falava tudo, acreditava em tudo — e por isso quase sempre se via sozinha.


Mas agora, eu não preciso mais me defender.
Porque agora eu entendi que meu jeito de sentir, de pensar, de me mover, não é erro.
É estrutura.
É identidade.
É verdade.


Hoje, eu não me explico.
Eu me honro.
Não preciso mais caber onde nunca me coube.
Nem esperar ser compreendida para me permitir ser.


A mulher que nasceu hoje não precisa ser aprovada.
Ela precisa ser livre.


Hoje, eu me tornei essa mulher.
A que fala com firmeza e acolhe com doçura.
A que ama com presença, mas se escolhe com prioridade.
A que não finge mais ser leve para não incomodar.
A que não diminui mais a própria fome de mundo para ser aceita.


Hoje, eu abro mão de me encaixar.
E aceito, com serenidade e coragem, o desafio de me habitar.


Essa sou eu.
Essa é a Diane que nasce agora.
A que sabe quem é, mesmo que o mundo ainda não saiba.
A que não vai mais se esquecer de si mesma, por ninguém.


E isso basta.


— Diane Leite
31 de julho, dia em que me escolhi por inteiro.

Carta à Minha Doce Humanidade


Linda de riso despretensioso,
E dona do meu coração e das chaves perdidas,
Tua luz é um verso meio torto
Que mesmo assim que és dança na vida.


És "lindona" por ser perfeita,
Porque aceitas até a chuva no piquenique:
Sorri, quando a sopa queima,
Encontras poesia onde ninguém procura. Simplesmente por ser...


Teus olhos guardam histórias não contadas...
Algumas tristes, outras cheias de asa.
E mesmo assim abrem janelas
Para o sol da manhã que te abraça.


Não me dispensas? Nem eu a ti.
Somos dois mapas desenhados à mão:
Às vezes perdemos o caminho,
Mas achamos estrelas no mesmo chão.


Esta paixão não é um conto de fadas,
É terra molhada depois da chuva, rara...
Frágil, real, cheia de raízes,
Onde até as pedras aprendem a amar.


Então segue, minha dona, do abraço apertado, do beijo maravilhoso..
"Linda" que esquece o guarda-chuva no armário,
"Lindona" que conversa com plantas murchas...
Porto seguro de imperfeições ternas...

Carta de Despedida
“Pra Ela Que Nunca Mais Voltou”


Ei, garota de olhos escuros e silêncio barulhento…


Não sei se você lembra de mim,
mas tem um pedaço seu que ainda vive em mim como se o tempo não tivesse passado. Você apareceu como quem não pede licença, entrou na minha mente e fez morada num canto que ninguém conhecia.


Foi tudo tão rápido, estranho, misterioso.
Mas, de algum jeito, foi real.
Mesmo que ninguém tenha visto,
mesmo que eu duvide às vezes,
meu peito lembra.


Você foi abrigo.
Foi confusão.
Foi arte em forma de pessoa.
Me ensinou que saudade não precisa durar anos pra doer como se fosse pra sempre.


Hoje, eu não escrevo pra pedir respostas.
Nem pra te culpar.
Eu escrevo porque quero me libertar do que ficou preso aqui dentro.


Se você era real, eu te desejo paz.
Se você era só uma fantasia, eu te agradeço por ter me feito sentir.
Mas agora, eu preciso me escolher.
Preciso me olhar no espelho e parar de procurar seu rosto nos rostos alheios.
Preciso parar de me perguntar "e se?",
e começar a me perguntar "e agora?"


Hoje eu me despeço.
Não porque eu esqueci.
Mas porque eu me respeito.
E porque eu mereço ser amado no presente.


Adeus, garota de franja e mistério.
Você foi capítulo.
Mas eu sou o livro inteiro.

Meu anjo humano
Carta aberta. Ao senhor Boy magia
Algum tempo atrás o destino me apresentou um ser quase humano, o tempo passou rápido e tive o prazer de acompanhar essa evolução de ser para um lindo humano esse evoluir pleno e sonhado com desejo e orações de um ser humano de longe vibrando na mesma sintonia para ver vc evoluir crescer vencer . Hoje tenho certeza que nossa jornada finaliza aqui sua vitória, minha despedida com a certeza que fiz meu melhor pra por e com vc , a certeza que somos vencedores é quando podemos soltar as mãos uns dos outros sem medo do novo . Parabéns, meu anjo protetor siga firme em busca de tudo aquilo que você desejar , não esqueça sua origem , não esqueça o caminho percorrido , não perca a essência, não mude seu caráter , mantenha sua fé em Deus.
Hip. Amo vc . Somos humanos em voo solo de alguém muito grata pra alguém muito especial vc ., eternamente Boy 🪄💋

Carta (não necessariamente urgente) sobre a morte e suas pirraças

Curitiba, essa noite meio sem graça de quinta,
Num tempo que não sei bem se sobra ou se falta.

Prezado amigo (ou quem ler isso, vá lá saber),

Escrevo não porque tenha urgência, que mortais não tem horário marcado, mas porque hoje me deu para pensar nessas coisas que a gente só finge que esquece. Morte, veja só. Tema que dá pano pra manga e silêncios incômodos em conversas de elevador. Mas a verdade é que às vezes não é ela que assusta — é o medo do atraso ou da antecipação.

Sim, tenho medo. Mas mais ainda de morrer na hora errada. Daquele falecimento inconveniente, tipo deixar o feijão no fogo e não voltar mais. Ou então ficar tempo demais, feito parente de festa que não entendeu que acabou. O sujeito vira ruído de fundo, se arrasta pelas tardes, ocupa espaço que já devia estar livre para outra coisa — talvez uma planta ornamental ou um cachorro esperançoso.

Quero ir quando ainda restar alguém que feche os olhos por um segundo ao lembrar de mim. Mas não tantos que respirem aliviados. Aquela linha tênue entre o “já vai tarde” e o “que falta faz” é difícil de mirar, mas tento, com a pontaria do coração — que sempre foi míope, convenhamos.

E torço pra que sobrem uns poucos desafetos. Não por maldade, veja bem. Mas porque quem nunca odiou também nunca amou com força. Os mornos não deixam rastro nem queimam as pontas dos dedos.

No fim — e essa é a esperança que abraço com certo sarcasmo — talvez restem algumas linhas. Frases ditas sem urgência, guardadas num papel, esquecidas numa nuvem digital com nome de bom tempo. Coisas minhas, soltas no mundo, sobrevivendo a mim.

Se alguém ler, que sorria. E se puder, que imagine que eu ainda estou por aí, rindo também, com aquele jeito de quem sabe que o último a rir, às vezes, nem precisa estar vivo.

Roberval Pedro Culpi

Carta ao Tempo

Meu caro Tempo,

Confesso que não sei se te temo ou te desafio. A morte? Ora, a morte é só um ponto final mal colocado, e eu, como bom desleixado, sempre preferi as reticências... O que me assusta mesmo é a tua ironia: morrer cedo demais, deixando a mesa posta e o vinho por abrir, ou tarde demais, quando já não há convivas, só pratos vazios e um relógio a tocar no vácuo.

Quero ir-me na hora certa — nem tão cedo que os meus ainda chorem de verdade, nem tão tarde que disfarcem o suspiro de alívio com flores murchas. E que sobrevivam alguns dos que desprezo, porque um homem sem rancores é como um mar sem maré: plano, previsível, incapaz daquela fúria que também ergue barcos.

E quando enfim me dobrares a página, que fiquem umas poucas linhas minhas, rabiscadas num canto qualquer — num caderno esquecido, num email perdido na nuvem. Coisas que um dia alguém possa ler e pensar: *"Este aqui ainda respirava quando escreveu."*

E aí, meu velho Tempo, terás cumprido teu ofício sem me fazer covarde ou caricatura.

Assinado,
Um que ainda não acabou de chegar

Roberval Pedro Culpi

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp