Mensagem de Ausência

Cerca de 4339 mensagem de Ausência

​A paz que acalma a tempestade não vem da ausência de lutas, mas da certeza da Presença.
Ele sussurra: "Permanece, filho(a)... estou contigo."

Quem despreza a água que o saciou revela apenas a seca do próprio interior.
A ausência de gratidão mostra a imaturidade de quem ainda não aprendeu o valor do gesto puro, do amor sem interesse.

O amor verdadeiro não cobra presença, entende ausência.
Não exige explicação, oferece oração.
Quando aprendemos a acolher, em vez de julgar, o coração encontra descanso.

O que mais fere, às vezes, não é a ausência… é a presença que já não aquece.

O amor não é ausência de falhas, mas a escolha diária de continuar apesar delas.

Nem toda dúvida é ausência de fé. Algumas dúvidas são o começo de uma fé mais sincera.

" A ausência não educa o coração de ninguém. Ela apenas revela o que já está nele. Quem valoriza, percebe. Quem não valoriza, acomoda-se. "

Não há nada de errado na saudade, na flor, no silêncio e na dor. O erro está na ausência do meu amor.

⁠A verdadeira liberdade não está na ausência de obrigações, mas na capacidade de escolher como reagir a elas. Você é livre quando domina suas próprias emoções e age de acordo com seus valores. Nenhuma força externa pode controlar sua mente, a não ser que você permita.

O castigo mais cruel não é a ausência do objeto desejado, nem a idealização utópica de si que jamais se realizou — é a proximidade eterna daquilo que se pode ver, sentir, imaginar, mas nunca alcançar. Há tormentos que não nascem da falta absoluta, mas da presença inacessível: aquilo que permanece ao alcance dos olhos e fora das mãos. E é justamente essa vizinhança impossível que prolonga o desejo até transformá-lo em prisão.

"A perfeição não está na ausência de falhas, mas na solidez da estrutura que você mantém de pé enquanto o mundo ao redor desaba; é entender que cada cicatriz é um reforço no alicerce e que a verdadeira maestria consiste em converter a pressão da realidade no diamante bruto da sua própria identidade, sem nunca permitir que a mão do destino escreva uma linha que não tenha sido ditada pela sua própria coragem."

A ausência constante não dói para sempre. Com o tempo, ela nos ensina a seguir em frente. Quando percebemos, já não sentimos mais falta.

O silêncio grita


O silêncio grita quando na ausência de ruído.
Isso é tão profundo que se torna insuportável,
E indica uma tensão medida,
No momento que o grito é inevitável.


O silêncio grita, é uma reflexão psicológica
Em situações onde o que não é dito
É mais forte do que o tempo e a lógica
E é associado a dor e ao tédio maldito.


O silêncio que grita é um paradoxo
Comum e potente, indica a ausência de palavras
E pode ser mais expressiva ou insosso
Torturante mais do que o barulho nas trevas.


O silêncio que grita é angústia na alma,
A dor oculta que sangra no peito
Corrói por dentro e deixa um trauma
É terrível essa dor sem nenhum proveito.


Por fim, o silêncio que grita é ensurdecedor
É experiência subjetiva e ausência de som
É interpretada pelo cérebro como uma dor
Um sinal intenso e perigoso que não é bom.


Raimundo Nonato Ferreira
Fevereiro/2026

⁠A virtude não nasce da ausência de tentações, mas da negociação silenciosa com elas.

"Construa um império onde a sua ausência seja sentida, mas a sua visão continue governando. Isso é o legado da Riqueza Trilionária."

"Onde o mundo vê ausência de saldo, Deus vê abundância de propósito. Minha visão é o canal por onde a provisão do céu se tornará tangível na terra."

"O silêncio do meu perfil é o barulho da minha evolução. Quem me despreza na ausência, terá que me aplaudir na volta."

A vida é uma constante oscilação entre o prazer e o sofrimento, sendo o prazer apenas a ausência temporária do sofrimento. A tristeza, portanto, não é um estado excepcional, mas sim a condição normal da existência, segundo Schopenhauer. Desde de a infância somos orientados a “engolir” o choro, na vida adulta mascaramos ele com remédios, vícios em drogas, jogos ou alcoolismo e também com a religião. Todos os dias vestimos máscaras sociais que nos impedem de sentirmos a angústia de forma reflexiva. Somos projetados na felicidade alheia, sem ter tempo de saber qual a nossa de verdade, e nisso vamos conquistando coisas, pessoas e lugares que não se encaixam no nosso mundo. Como poder ter um momento melancólico existencial sem ser chamado depressivo, estranho ou “carente”? A solidão é a dádiva dos pensantes, um universo de possibilidades. Se você vive em um mundo de aceitação total das coisas, não consegue observar verdadeiramente a vida. Essa contemplação começa dentro de si, no momento de estar em paz consigo mesmo.

Alguns erros indefensáveis tornam-se imperdoáveis unicamente pela ausência de um pedido de desculpas, sem um pacote delas, das desculpas...

“Uma enchente não destrói apenas cidades. Ela expõe a fragilidade humana diante da ausência de prevenção.” Juliana Hoffmann Liska