Livro
“Infundirei meu espírito em vós para que revivais, e vos estabelecerei em vossa terra, e sabereis que eu, o Senhor, digo e faço - oráculo do Senhor”
Ezequiel 37,14
At the end. Das horas passadas contigo vividas nada mais resta senão a saudade das horas perdidas contigo vividas sonhando a teu lado amores impossíveis
Provavelmente.
Por culpa minha,
Ou por culpa de outros, não consegui.
Não consegui realizar,
Aquilo que eu esperava de mim.
Provavelmente,
Por culpa minha, outros não conseguirão, Não conseguiram, Não hão-de conseguir.
Perdi-me na infância do tempo.
Nos livros... nas séries de TV, personagens autistas acabam caindo nas graças do público. Não sei se é por conta do ambiente controlado e pasteurizado ou por estarem à uma tela de distância, pois não se alcança as mesmas graças ao se lidar com autista na vida real.
Não estou a criticar a representatividade nessas séries, mas sim a hipocrisia do público. Questiona-se se fulano é realmente autista se não souber nomear 20 espécies de dinossauro e se olhar nos olhos.
-
(trecho transcrito da entrevista do autor sobre seu livro "O Último dia da Morsa")
O Refúgio do Agora
Há uma arte esquecida, quase secreta, no turbilhão de nossos dias – a arte de pausar a mente e simplesmente ser. Em um mundo que se move em ritmo frenético, onde o passado é uma sombra que persegue e o futuro uma tempestade no horizonte, existe a sublime graça de viver no presente.
Não é uma fuga, mas uma redescoberta, um retorno ao núcleo da existência, onde o passado, com suas palavras não ditas e amores não revelados, perde seu poder de afligir. Na quietude do agora, o "eu te amo" não dito se transforma em uma promessa para o momento seguinte, e os arrependimentos se dissolvem na luz da consciência presente.
As ansiedades, medos do escuro, preocupações sobre a pobreza, a doença, as guerras e a miséria – todos eles têm seu tempo e lugar, mas não precisam ser os senhores de nossos pensamentos. Há uma fortaleza dentro de cada um, um santuário interno onde podemos nos refugiar e observar o caos do mundo como uma tempestade vista de uma janela segura.
Flutuar acima das turbulências da vida é um ato de rebelião sutil. É encontrar paz na respiração, um ritmo constante que nos lembra da vida pulsando dentro de nós. É na meditação, nesse encontro silencioso consigo mesmo, que descobrimos a serenidade. Como disse um sábio, "a paz não é a ausência de caos, mas a presença de equilíbrio".
E a leitura, ah, a leitura é o bálsamo para as almas inquietas. Cada livro é uma janela para outro mundo, uma fuga, um refúgio, uma lição. Com um bom livro e uma xícara de café, sentados confortavelmente enquanto as notas suaves de um jazz ou as harmonias complexas de Bach preenchem o ar, encontramos um tipo de contentamento que é quase celestial.
Neste refúgio, os problemas do mundo parecem distantes. Não que sejamos indiferentes a eles, mas porque aprendemos a arte de não permitir que nos consumam. Conhecemos a maldade e a ignorância do mundo, mas escolhemos não permitir que envenenem nossos corações.
Em suma, é na capacidade de estar plenamente presente, de se apossar do momento atual, que encontramos nossa maior força. É um estado de ser onde cada respiração é uma afirmação da vida, cada batida do coração uma melodia de resistência contra o caos do mundo. No refúgio do agora, somos verdadeiramente livres.
Quem ler faz uma viagem
Com muitos em seu caminho
E sempre sai na vantagem!
Nunca irá ficar sozinho.
Santo Antônio do Salto da Onça RN
18/03/2024
Quer ter bons resultados? Tenha mais resiliência e menos coitadismo. Será de grande proveito pra tudo o que você se propor a fazer.
