Liberdade Borboleta Fernando Pessoa
De algum modo pairava acima da própria miopia e da dos outros. O que lhe dava muita liberdade. Às vezes apenas a liberdade de uma incredulidade tranquila. (...)
“Amor sem seleção” representava uma estabilidade ameaçadora: seria permanente, e na certa resultaria num único modo de julgar, e isso era a estabilidade. A estabilidade, já então, significava para ele um perigo: se os outros errassem no primeiro passo da estabilidade, o erro se tornaria permanente, sem a vontade da estabilidade, que é a de uma correção possível. (...)
Aceitara a incerteza, e lidava com os componentes da incerteza com uma concentração de quem examina através das lentes de um microscópio. (...)
Ele conheceu uma das raras formas de estabilidade: a estabilidade do desejo irrealizável. A estabilidade do ideal inatingível. Pela primeira vez, ele, que era um ser votado à moderação, pela primeira vez sentiu-se atraído pelo imoderado: atração pelo extremo impossível. Numa palavra, pelo impossível. E pela primeira vez teve então amor pela paixão.
E foi como se a miopia passasse e ele visse claramente o mundo. Talvez tenha sido a partir de então que pegou um hábito para o resto da vida: cada vez que a confusão aumentava e ele enxergava pouco, tirava os óculos sob o pretexto de limpá-los e, sem óculos, fitava o interlocutor com uma fixidez reverberada de cego.
O IDEAL DE LIBERDADE NÃO PODE MORRER
Meu reino foi dizimado!
Meus irmãos oprimidos,
Nações capturadas, pelas garras do inimigo, jogados nos porões de navios fedidos.
Muitos morreram desassistidos, sentindo-se perdidos! Incontáveis os mortos, abatidos, outros decidiram, não havia destino, preferiram desviver, lançando -se ao mar! Nos braços de yemanjá !
Os que seguiram viagem, não sabiam do destino que iria enfrentar, não imaginavam, o pior estava por chegar, escravizados, dominados, chicoteados, violentados e humilhados, brancos racistas, desumanizados.
Muitos anos se passaram, negro resistindo sem esquecer, teve seu legado violado, mas preservou essência do ser, enfrenta com resistência, preservando consciência, seu direito de viver, liberdade e dignidade, sua luz na diversidade, exemplo de humanidade, mesmo quando invisibilidade tentar lhe esconder.
Em toda história ede encontros e reencontros é permissão divina com liberdade de possibilidades de acertos e recomeços...
EM MEU SONHO, AS FLORES DA ESPERANÇA ULTRAPASSAVAM AS BARREIRAS E CONQUISTAVAM COM LIBERDADE O DIREITO A IGUALDADE...
O Poder da liberdade permite sorrir na precariedade, acreditar em possibilidades, brilhando identidade, referencial da ancestralidade, de quem mesmo na desigualdade, extrai resistência e coragem de carente oportunidade. Ser iluminado! Permite a essência fortalecer consciência, revelando nobre divindade de quem não perdeu a humanidade.
Aprendemos transformar negatividade em musicalidade, movimentos para conquista da liberdade, ancestralidade é brio de identidade, deste povo que ginga na desigualdade, sem perder a humanidade.
A chave da liberdade desconstrói todo sistema que condena, abri cadeados, liberta algemados, altera condição dos subestimados e pensamentos é construção de conhecimento! Uma conquista para o ideal de igualdade dos que condenam desigualdade, fundamenta na resistência, fortalece consciência.
Tem um sol de esperança iluminando toda infância, sonhos são possibilidades de liberdade permiti viver na desigualdade, unidos com dignidade, brilhando identidade, buscando felicidade dentro da diversidade, reluzindo humanidade com altivez de identidade
LIBERDADE!
Vou naturalmente, apresentar-me consciente e concedo-me valioso presente, liberto minha mente o medo de ser diferente.
LIBERDADE!!!
Sim! Valorizar a origem , norteia sentimento de pertencimento identitário, nos condiciona ao comprometimento de adotar uma postura atitudinal de enfrentamento, ao que negue nossos direitos de liberdade em apoio a retrocessos! É, se reconhecer representado na nobreza ancestral de um legado com históricas incontáveis contribuições.
NATUREZA LIBERDADE!
A expressão da fartura traz na face o sorriso, que abranda todo rigor de um trabalho, semeado com garra, amor e esperança é o reflexo de quem colhe, quantidade com qualidade e dedicação. Mesmo sabendo que os frutos semeados não é conquista de acessibilidade... E, tocar na natureza tem um sabor utópico de igualdade, reviver a liberdade
Resistência para minha estética, que num perturbador grito de liberdade provocou minha atitude revelando minha identidade.
O conhecimento possibilita ao oprimido sua liberdade, abre suas asas recolhidas e sem poder é o antídoto provocador da atitude, que permite alcançar a latitude, a longitude e a altitude de todos seus sonhos. SIM NÓS PODEMOS!
As pessoas autoritárias ou que não gostam de liberdade só querem ser o único livre na sua sociedade.
A possessão e o egoísmo são também sinais de fraqueza, medo e inferioridade.
Tudo junto.
O que era igualdade racial virou miscigenação.
O que era liberdade de gênero virou pluralização.
Liberdade e escolhas pessoais
Quando a voz do mundo cala em nós,
E a alma se liberta das correntes,
Achamos a paz, sem mais reféns,
Na força das escolhas que são só nossas.
A liberdade é mais que um canto distante,
É o abraço sereno de quem se entende,
É viver em harmonia com o próprio ser,
E descobrir que o silêncio é o verdadeiro poder.
SimoneCruvinel
Não espere me prender tentando dissimular uma liberdade que, no momento, eu não quero! Não me deixe livre, porque se eu encontrar o que eu não procuro, talvez eu comece a acreditar em outras noções de felicidade!