Liberdade
O maior erro na educação não é dar liberdade, mas ensinar a temê-la. A experiência se constrói errando e tentando de novo. O que se aprende pela imposição se obedece; o que se descobre pela curiosidade se compreende.
O mercado ou quem tem poder, sempre será especialista em retirar dinheiro ou liberdade de quem é impaciente e dar a quem tem paciência!
Em tempos de facefake, a privacidade é liberdade, de não ser transformado em personagem de filmes ou fotos tem valor inestimável...
Se o comunismo já visto ofereceu alguma liberdade aos indivíduos, ela está relacionada a imposições: se calar ou não expor ideias; trabalhar ou não ficar ocioso; estar de acordo com o regime ou exilar-se, tendo a prisão como terceira imposição ao desacordo. Já no capitalismo, se há alguma opressão, está relacionada ao distanciamento entre os mais competentes, inteligentes e voluntariosos e os medíocres, pois estes ficam segregados na liberdade inócua. A liberdade é um bem precioso, que não admite ser preterido. Quem a possui fica compelido a usá-la de forma vigorosa, sob pena de ser excluído de suas benesses
Enquanto a liberdade de pensamento é condicionada á discrição e ao silêncio (ou seja: pense á vontade mas fique na sua com o seu pensamento!),
a liberdade de expressão é prisioneira dessa atual censura
livre de condenar absolutamente tudo.
Liberdade talvez seja só escolher a vida que você quer. Mesmo que essa vida seja num lugar só. Fazendo mercado juntos. Discutindo sobre quem esqueceu de comprar papel higiênico.
Sua liberdade financeira não é determinada pela quantidade de dinheiro que possui, mas pela qualidade do poder que exerce sobre seu dinheiro
Do livro: "Não jogue seu dinheiro no ralo"
O estado mais completo de liberdade encontra-se na companhia de quem se gosta. Estar livre é também estar preso.
Dia a dia
Não dá para crer em liberdade
Estando trancado em uma jaula
Sem sentir o sol, a chuva, nada
Só peça no tabuleiro da cidade
Passam as horas, acaba o dia
O outro recomeça sem mudar
Diante desta cansativa rotina
Poucos têm chance de inovar
A maioria comemora na sexta
‘Sobrevivemos! Conseguimos!’
Mas a vitória seria no dia a dia
Fazendo o que confere alegria
Ir dormir tarde e acordar cedo
Trabalhar muito, ganhar pouco
Seguir o modelo da sociedade
Que faz do homem mais louco
Esquecendo as suas ambições
Preferências, ideias e emoções
Correndo dentro de um círculo
Estando recluso a um cubículo
Em subliminar, há a alternativa
Que envolve pessoas realizadas
Podendo escolher o seu destino
Com coragem em suas jornadas.
Abram as cortinas dos seus olhos. Liberte-se do preconceito e da discriminação.
A liberdade começa em nossas mentes. Se a sua mente não pode ser livre, não tente a minha aprisionar.
Abram as cortinas para a vida. Vivam suas vidas e deixem eu ser feliz como desejar.
Abram as cortinas de suas mentes. Respeitem a minha liberdade de expressão.
Sou livre para me expressar.
A maldade, não está nos meus olhos, mas sim no seu olhar.
Veste-se de liberdade de corpo, alma e espírito.
Veste-se de alegria que contagia e ilumina tua alma de MULHER.
"A sentença proclama a inalienável prerrogativa da liberdade, concebendo-a como um estado ontológico inerente à natureza humana. Imutável e indomável, a liberdade se erige como uma coluna intransponível, inacessível aos desígnios de homens e instituições. Nesse contexto, a juventude, ávida pela emancipação, é convocada a abraçar tal liberdade de maneira consciente, acolhendo não somente seus anseios, mas também os desdobramentos éticos e conseqüências de seus atos."
"Indaga-me acerca dos teus desejos, e eis que respondo: a liberdade é o único anseio. Desatrelada de quaisquer vínculos, anelo por emancipação completa. À espera de nada me sujeito, em nada me aprisiono. Onde a prisão do ser livre se manifesta, cogito sobre minha própria essência, a liberdade individual. No pensar, efetuo minha existência. No entrelaçar das palavras, apaixono-me pelo tecido da vida. Contemplar a morte não seria vitória, mas sim a submissão ao enigma do desconhecido."
O tecido da liberdade, entrelaçado com os fios do tempo, mostra que as rupturas do passado jamais se apagam; e, enquanto buscamos escapar de seu entrechoque, o tear ancestral do esquecimento se vira contra nós, tecendo um manto de sombras que nos aprisiona.
"A liberdade no capitalismo se resume ao direito de escolher entre diferentes formas de exploração."
