Juízo
Corrente poderosa
Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene. —Amós 5:24
Quando eu era adolescente, meu pai, tios, primos, e eu, fomos pescar truta na cabeceira do Rio Sacramento, na Califórnia, EUA. A nascente do rio é neve derretida, e as águas formavam corredeiras límpidas, frias e refrescantes. Meus primos e eu não resistimos a entrar naquelas correntes refrescantes enquanto tentávamos pescar as trutas arco-íris.
A caminho de casa, paramos para um mergulho em um lago completamente diferente daquele rio. As águas do lago eram mornas e cheiravam águas estagnadas. Contrastavam muito com a correnteza rápida e revigorante.
O profeta Amós usou a metáfora de uma corrente, para ilustrar o poder transformador da justiça. Assustado com os rituais religiosos sem vida de Israel e com a sua exploração dos pobres (Amós 2:6-8; 5:21-27), ele clamou para que o juízo e a justiça prevalecessem. Ele viu que o povo de Deus estava preso ao lago estagnado da injustiça contra outros homens, enquanto o que eles precisavam era uma vida transformada pela “justiça, como ribeiro perene”.
Da mesma forma, Deus deseja que nós deixemos que a justiça “corra [em nossas vidas] como as águas”. Isto acontecerá se lutarmos por leis justas e demonstrarmos o cuidado amoroso pelos pobres. Que procuremos ser uma parte do caudalaso rio de Sua justiça até que Cristo retorne.
A retidão surge quando a verdade é colocada em ação. Dennis Fisher
“Não existe maior injustiça do que um juízo corrompido pelo seu próprio ponto de vista; ele não julga, apenas aplica seus atos se baseando em entendimento próprio que é sua régua.”
Conselho...
Ei, menio, torma juízo.
Aquela menina não te quer, não te da a menor bola.
E você fica nos pés dela como uma bola levando chute.
Se orienta, ela não tá nem aí pra você.
Entenda, você não faz o tipo dela.
Desculpa-me, por te dizer, mas é a pura verdade. Olha, me escuta, é com carinho que eu estou te falando estas palavras.
Ela tem muitas boas qualidades que você não tem... Não vou eu aqui explificar, ok?!
Ela tem razão de ser o que ê, e de suas escolhas. Pois ela tem seu valor.
Agora você, oh, menino, viva a sua vida. Lute por você, corra atrás de seu maior objetivo.
Faça sua alma resplandecer
, voloque sorrisos e doçuras, torna te um grande homem, honra à ti mesmo. Seja virtuoso, tranquilo, generoso, responsável, bem-humorado, cheiíssimo de atitude. Vista-se de qualidade, ingresse na fé.
Mostre que você é capaz...Porque você é.
Não estou eu aqui te criticando, apenas estou esclarecendo alguns pontos.
E contiuando, para de falar por aí o que não deve... Você pode tá se arriscando.
Cuida de ti, pois a vida tá te ensinando, basta você querer aprender.
É vero.
Julgamento é diferente de juízo: julgamento é o ato de julgar (ação); juízo é capacidade para julgar (discernimento).
Ou seja, o cristão pode julgar fatos, comportamentos, atitudes etc., avaliando-os e tomando decisões acerca deles, mas não tem a capacidade de Deus para emitir juízo de absolvição ou de condenação.
“Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais (1 Co 5:11).
É Deus quem julga a todos. Mas ele nos dá autoridade para ”agir” em certas demandas. (1 Tm 2:7) Está escrito!!! Mas é mister fazê-lo mediante a sabedoria de Deus. (Cl 4:5)
“Afinal de contas eu não tenho o direito de julgar os que não são cristãos. Deus os julgará. Mas será que vocês não devem julgar os seus irmãos na fé? Como dizem as Escrituras Sagradas: “Expulsem esse malfeitor do meio de vocês”” (1 Co 5:12-13)
Contra os falsos profetas:
“Os falsos profetas e sonhadores que tentarem desviá-los devem ser executados, pois incentivaram a rebelião contra o SENHOR, seu Deus, que os libertou da escravidão e os tirou da terra do Egito. Uma vez que eles tentaram desviá-los do caminho que o SENHOR, seu Deus, ordenou que seguissem, vocês terão de executá-los. Desse modo, vocês eliminarão o mal do seu meio”
(Dt 13:5).
Esses estão dentro da Igreja do Senhor com aparência de servos fiéis, mas o seu interior é uma mentira, pois fazem mal aos servos que, de fato, são fiéis a Deus.
Filosofar, nada mais é, do que o pensar além do sentido, delirar em pleno juízo, se afogar em seco motivo.
O livre-arbítrio, deve obrigatoriamente ser utilizado junto ao juízo... que por sua vez, deve se basear na sabedoria estabelecida pela lógica da natureza, micro ou macro cósmica.
"Quando a vida estiver a beira do fim,seu juízo perguntar por que deveria ser assim,lembre-se do amor que plantou,dos sonhos que cultivou,das vidas que ajudou.Quem sabe no fim do túnel,aquela luz chamada Deus te apresenta os cestos com os trigos colhidos".
(Rodrigo Juquinha)
"Do meu semelhante não faça mal juízo,uma vez que também sou impreciso em minha própria complexidade.De buscar minhas certezas,que contrastam com minhas incertezas,de um pensamento que ama com sinceridade".
(Rodrigo Juquinha)
Céus e terra
Que fique claro
que eu endoidei
não é tão raro
meu juízo sofreu de infarto e pequei
gritei tão puto
que rasguei
o céu, mar e a Terra
dividi tudo em três
agora vivo assim... é amor, paz ou guerra!
[ ]
Vivo cantando aos ventos
jogando notas no oxigênio
entoando canção de momentos
Que se dane o prêmio
ame meu gênio
ou peleje com meu maldito boêmio!
icarus-
