Jogral de Natal: textos para celebrar em comunidade

⁠NATAL DOS TEMPOS

Ele teve sempre aquela mania
Talvez até doentia,
Uma espécie de nostalgia,
Quase tara silenciosa
De vestir de cor de rosa,
O Natal da meninice.
E naquela sua tontice:
Saudade da lareira da avó,
As botas velhas engraxadas
Com cheiros a anilinas
No pial limpo do pó,
Simples, sem coisas finas,
À espera do Deus Menino.
Tudo era genuíno
Naquela noite de breu,
Duas meninas e eu...
Que a outra ainda não nasceu...
Noite longa em palha nova
Dos colchões de dormir
Na cama de ferro velhinha,
As fantasias à prova
Num sono que não quer vir.
Sonhavam aquele brinquedo
Ainda que fosse de pau,
Um barquinho ou uma nau,
Talvez uma bola de pano
Bonecas de faces rosadas,
Como as fadas.
Batiam as badaladas
Da primeira missa do dia,
Pé ante pé, em segredo,
Naquela manhã tão fria,
Lá vão eles ao pial...
Nas botas, algo ia mal,
Nenhum brinquedo de pau,
Somente um magro e fatal
Rabinho de bacalhau.
E até ficaram contentes,
Sem chorarem pelos presentes,
Que a vida é feita de nadas...
Restavam as rabanadas,
O que já não era mau.

(Carlos De Castro in Há Um Livro Por Escrever em 21-12-2023)

Inserida por CarlosVieiraDeCastro

Sobre o Natal
Festas, confraternizações, brindes, emoções
Lembranças bem vividas, abraços, encontros
Troca dos presentes, os amigos secretos
Quando se espera na árvore, o Papai Noel
Símbolos antigos, estrelas que brilham no céu
Desejando a todos, paz no mundo, o melhor
Mais amor e compreensão, sinceridade
O melhor mês do ano, hora de mudanças
Novos objetivos, novos rumos, renovações
Promessas cumpridas, os acertos de contas
Novas juras, novas conquistas, seus pedidos
Sempre e' tempo de recomeçar e superar
Para isso todos anos temos o Natal
Renascimento do cristo Jesus, o salvador
Seu exemplo de homem, a quem conhece
Uma vida dedicada ao próximo e valores
O simples se torna complicado sem amor
Por isso o natal é a grande homenagem
Mais vale um abraço do presente amigo
Do que o presente de qualquer conhecido
Feliz Natal

Inserida por salvafaria

Que o espírito de Natal de Jesus venha cheio de virtudes e invada suas vidas!

Inserida por MarcosAlvesdeAndrade

Mensagem de Natal ao Pais que já se foram
Meus queridos pais.
Sempre procuro agir com honestidade, perseverança, bondade, respeito, caridade e amor, entre outras virtudes, que me foram transmitidas por vocês desde o meu nascimento e que, da mesma forma, venho transmitindo aos que me são próximos.
Não podemos estar juntos hoje, como eu gostaria, mas rogo ao Pai Celestial, em cuja morada se encontram, permitir que o Espírito de Natal de Jesus reúna novamente nossos corações durante um breve espaço de tempo, necessário para que eu possa agradecer-lhes e novamente sentir, no meu íntimo, seus abraços carinhosos, reconfortantes, repletos de amor.
Obrigado meus Pais.
FELIZ NATAL !

Inserida por MarcosAlvesdeAndrade

Que o Espírito de Natal continue presente neste último fim de semana do ano que se finda e perdure durante todo o ano que vai iniciar, renovando nossas forças a cada amanhecer.

Inserida por MarcosAlvesdeAndrade

Natal!
Tempo de nascimento, de esperança, de alegria, de amar e de ser amado(a).

Inserida por MarcosAlvesdeAndrade

A alegria no Natal não pode ser confundida com a fartura na mesa da hipocrisia que se transformará no lixo do dia seguinte

Inserida por Jaderamadi

Noite de Natal, noite farta e feliz para uns e noite carente e triste para outros. Precisamos antes enxergar que a fartura de Jesus era o seu amor ao próximo e a sua felicidade com o alimento recebido de outras pessoas

Inserida por Jaderamadi

Seria tão bom se todos os dias do ano fossem Natal só para os mais necessitados serem sempre atendidos por aqueles que acham que é nesta data que tem de ajudar o próximo.

Inserida por Jaderamadi

O verdadeiro sentido do Natal não está nos presentes, mas no sorriso sincero dos amigos que fazem parte do laço apertado que o coração acolhe.

Inserida por Jaderamadi

O problema em si não está no Natal e sim em um parte da cristandade que deturpa o seu sentido

Inserida por Dercileychaves

Com relação ao Natal, devemos saber discernir e saber separar gratidão e adoração de religiosidade vazia, de pretextos para estabelecimento de filosofia consumista.

Inserida por Dercileychaves

Que aquele Natal de dois milênios atrás seja inspiração para nós, assim como foi para os Magos do Oriente, que não foram até Belém para buscarem riquezas, mas para presentearem o que de melhor traziam em suas caminhadas sob a orientação dos altos céus!

Inserida por Dercileychaves

Que o nosso símbolo de Natal seja a MANJEDOURA, referência da renúncia de Cristo para presentear-se a nós e não o GORRO DO PAPAI NOEL - referência expressa do Natal destituído de Cristo, do Natal dos presentes por mera compulsão capitalista consumista

Inserida por Dercileychaves

Natal é tempo de alegria e paz, agradecer a cada segundo pelo respirar, sentir o amor e ampliar o seu alcance, mostrar em cada sorriso a esperança e abraçar ao próximo demonstrando o verdadeiro sentido da vida.

Inserida por VicenteCunha

⁠Devaneios de uma manhã chuvosa !

⁠Eu sou como os três fantasmas do natal
Vivo no presente, passado e futuro
Tudo ao mesmo tempo
Houve uma época
Muito distante
Que eu sonhava só com o futuro, com dias melhores
Mesmo em uma situação difícil
Eu conseguia sonhar com dias melhores
Com o meu "final feliz"
Muitas coisas aconteceram
Os anos se passaram
Sem perceber
Eu fui perdendo o meu brilho
Eu fui deixando de sonhar
Me encontrei perdida
Tentando me reencontrar
Me perdi ainda mais
Hoje !
Vivo assombrada com o meu passado
Morrendo de medo do futuro
E o presente ?
Eu perdi

Inserida por MikaeleTavares11

⁠O melhor presente de Natal é o Amor e a Harmonia na família

Inserida por MiMeneses

⁠O mais importante na noite de Natal não são os presentes, mas sim uma família que se ama e se respeita reunida e celebrando essa noite de paz.

Inserida por MiMeneses

⁠Feliz Natal

Finalmente estamos fechando este ano bastante conturbado. “Gosto de pensar no Natal como um ato de subversão... um menino pobre, uma mãe solteira, um pai adotivo... quem assiste seu nascimento é a ralé da sociedade, os pastores. É presenteado por gente ‘de outras religiões (magos, astrólogos)’. A família tem que fugir e assim viram refugiados políticos. Depois voltam a viver na periferia. O resto a gente celebra na Páscoa,mas com a mesma subversão, sim! A revolução virá dos pobres! Só deles podem vir a salvação! Feliz Natal!! Feliz subversão.”

Inserida por samuelfortes

⁠Que a nossa árvore de Natal seja decorada com
Enfeites de alegria
e empatia
Iluminada pela bondade
de verdade
Regada com gratidão
Patrocinada pelo coração
Fundamentada no Amor