Jogral de Natal: textos para celebrar em comunidade
O Natal é amor,
Alegria com o Senhor,
Celebração de nova vida,
Que ao mundo trouxe o Salvador.
É reunir as famílias,
Pela vontade do Criador,
Dar ao mundo um bom exemplo,
De esperança e de amor.
É lembrar o Redentor,
Nosso amado Salvador,
Que nasceu num simples berço,
Para aliviar nossa dor.
O pecado ele levou,
Naquela cruz infame,
E com seu perdão divino,
Trouxe paz a quem o ame
O Natal chegou com o seu farol de bondade, na suavidade das ondas que carregam o navio da alegria para o Porto do amor, transborda a água da felicidade que nos remete para o convívio da família.
Vibram os nossos corações por ser Natal, convida-nos a nossa alma a um merecido momento de harmonia e paz para as famílias e nós devemos aceitar viver na felicidade deste grandioso momento.
A dogmática do Natal deve ser revelada na pacificação dos espíritos, na harmonia dos corações e na pureza de uma felicidade sem igual, que leva a viver intensamente o prazer de receber em nós o Deus-Menino.
Sobre a brisa suave do vento trazido do Natal que vem chegando a casa de cada angolano, me sinto esbafejado de alegria em saber que Cristo nascerá no coração de todos os humanos, mas, fica em mim de vela, a preocupação em saber o que fará sorrir aqueles que nada têm para comer hoje e nesses dias de grande depressão.
Sorrir na caminhada para o Natal é transformar o coração numa máquina de bondade e alma num depósito de alegria e de esperança de bons tempos que se avizinham para todas as famílias angolanas e, quiçá do mundo inteiro.
O tempo marca o princípio de muitos finais e, o Natal, com a sua doçura, traz sobre as suas asas mágicas os sonhos que muitas famílias querem realizar à luz de um novo ano que em breve se iniciará.
Os cantos do Natal já ecoam nas nossas mentes, a nostalgia das alegrias e tristezas vividas durante o ano se refletem a cada passada das horas dançando nas nossas esperanças, mas, um silêncio se esconde nas nossas falas e, nos lembra que seremos felizes no novo ano que nos renova.
As horas vão passando, trazendo o novo dia, sobre o sorriso do sol nascente, o Natal se vai mostrando e, traz consigo a melodia da vitória que iremos alcançar no início de mais um ano que se renova na vida de cada família.
"Faça um Natal diferente dos demais, não coloque nele bolinhas coloridas e nem luzinhas brilhantes. Não monte uma árvore comum. Se algo deve ser representado neste momento, represente o que fez diferença pra você neste ano. Exponha seu coração e nele pendure verdades, bondade, alegrias e tudo aquilo de mais perfeito que queira pra sua vida. Deseje ao outro aquilo que desejas para você. Que mais que um período de reflexão e mãos estendidas aos outros, ele seja um momento de auto-avaliação. Obrigada pelo carinho que me dedicaram neste ano e que no próximo possamos estar juntos novamente. Feliz Natal e Boas Festas!"
-Aline Lopes
Um Natal..
Mas que triste natal;
Uma mesa normalmente cheia;
Hoje continua igual, mas ao mesmo tempo diferente...
Onde havia risos e brincadeiras, há agora saudades e lembranças..
Vivendo esse dia com um sorriso no rosto, segurando as lágrimas como possível...
Prometi não mais chorar, mas bisa... infelizmente não conseguirei cumprir essa promessa.. outra vez, por mais um ano.. chorarei pela saudades que sinto de ti..
NATAl
Meu natal que ficou em um velho álbum de fotografia ,ou no velho filme da câmara de fotografia,guardado em uma gaveta no quarto da antiga casa dos meus pais.
Assim foi...
Que nunca será!
**Reflexão sobre o Natal**
O Natal se aproxima e, com ele, surgem as luzes, os presentes e as tradições que tanto encantam. Mas será que estamos celebrando o verdadeiro sentido dessa data? Até quando vamos perpetuar uma história que coloca um símbolo comercial no centro da festa, enquanto o verdadeiro dono dela é deixado de lado?
Jesus Cristo é o motivo pelo qual o Natal existe. Foi Ele quem nasceu para trazer luz ao mundo, esperança aos corações e redenção às almas. No entanto, muitos têm trocado o berço humilde de Belém pelo trenó do Papai Noel, deixando que o consumo ofusque a fé e a essência dessa celebração.
Não é errado presentear ou celebrar com alegria, mas é necessário lembrar e ensinar às próximas gerações que o Natal é sobre amor, perdão e a graça que Jesus nos trouxe. Ele é o verdadeiro presente, a verdadeira luz que ilumina nossas vidas.
Vamos refletir: o que estamos plantando nos corações das crianças e dos jovens? Que valores estamos passando adiante? Está na hora de resgatar o propósito do Natal e devolver ao aniversariante o lugar de honra que Ele merece. Afinal, sem Cristo, o Natal perde sua razão de ser.
Que neste Natal possamos nos reconectar com o que realmente importa: Jesus, o dono da festa.
Evangehlista araujjo
Pedido de um gatinho
Enfeite sua árvore de Natal e a deixe-a à disposição do seu gatinho, ele também merece comemorar o Natal brincando com as luzes cintilantes de uma bela árvore.
Miau...
MINICONTO DE NATAL
Uma praga avassalou toda a humanidade. Milhares de pessoas foram dizimadas. A noite virava dia e o dia virava noite, só a dor não passava. O sorriso desapareceu do rosto dos sobreviventes. Foi um tempo de reflexão, de aprender com o sofrimento. Então, o DEUS dos DEUSES, onipotente, misericordioso, permitiu que as pessoas se reencontrassem e as convidou para o aniversário do seu legítimo filho, aquele, que outrora, o mundo desprezou, maltratou. Eis que esses convidados fizeram gastos, comeram, beberam, trocaram presentes, riram muito, contaram piadas, dançaram, soltaram fogos de artifício e esqueceram do aniversariante do lado de fora, na soleira da porta.
Rosalba Saraiva. 24/12/2021.
NATAL DA REVOLUÇÃO
Natal. Que revolução
Vai dentro de mim, agora:
Porque não veio o nevão
Da neve cinzenta de outrora?
Falo pelo país de mim,
Gente pobre e tão feliz,
De ser pobre e mesmo assim,
Numa esperança sem raiz.
Mesmo sem o tal nevão,
Do frio da nostalgia,
Eu prefiro ser chorão,
Que profeta da idolatria.
Haverá Natal de conceito
Sem aquela representação
Dum presépio tosco e feito,
Pela minha própria mão?
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 09-12-2023)
NATAL ÍNTIMO E ÚNICO
O Homem Cristo,
O Jesus,
É a misteriosa voz,
Falante em alguns de nós,
Num misto
De sensações,
Que agora até nos seduz
Desde o nascimento à cruz,
Conforme as disposições.
Que ninguém nos leve a mal
Nas coisas dos sentimentos,
A vida rebenta em eventos,
Sacros ó profanos é igual,
Por mim, é sempre Natal.
(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 12-12-2023)
A MENINA E O GLOBO DE NATAL
Era véspera do evento
Do Natal, à última hora.
A menina de sete ou oito
Anos, pobre mas muito mimada,
Com o seu pedido afoito,
Disse ao pai duma assentada:
- Quero um mundo iluminado!
E o pai lá foi animado,
Com alguém mesmo na hora,
À procura de um globo
Mais redondo que um ovo
E com luz de dentro pra fora.
Só na cidade o achou,
Depois de tanta demora,
Alguém então embrulhou
Tal presente de Natal
Com luz de dentro pra fora,
Que parecia um arraial.
A menina cresceu,
Vieram os quarenta e tais...
O globo resistia ao pó,
Tão só,
Sem lhe acenderem a luz
Que ilumina os mortais,
Num brilho que até seduz.
É outro agora o mundo dela,
Não o atirou pela janela,
Nem o encerrou num nicho,
Apenas e só por capricho
E sem mais chus nem bus,
Despachou-o para o lixo...
...E ele ainda dava luz!
(Carlos De Castro, In Há Um Livro Por Escrever, em 14-12-2023)
- Relacionados
- Frases de Natal para renovar a esperança em cada coração
- Mensagens de Natal emocionantes que celebram o recomeço e o renascimento
- Pensamentos de Natal para refletir e celebrar esta época de luz
- Mensagens de Natal para o dia 25 de dezembro ser ainda mais especial
- Frases bonitas de Natal chegando que celebram a sua magia
- 52 frases de Natal engraçadas que garantem boas risadas 🎅🤣
- Textos de Natal para família que refletem sobre a data
