Intelectual
A sociedade intelectual tem que parar de alimentar esperanças e sonhos revolucionários nas mentes incapazes de discernir o conhecimento. Forçando engajamento e ativismo em causas débeis. Pois, só alimentamos os porcos com a melhor ração quando temos a intenção de abate-los para uso próprio. Do contrário, devem continuar comendo lavagem.
A SOCIOLOGIA E A LITERATURA
A socióloga sempre será intelectual enquanto dominar a literatura como logica de uso estético da linguagem escrita, arte literária em que sempre o ponde a uma descrição sistemática e análise de determinados comportamentos sociais que literariamente buscamos sempre a educação como um estudo focado mais a sociedade que reage a realidade contrario as normas e leis da vida em que possamos ter logica do que estamos fazendo enquanto literalmente prescrevemos todas meras circunstancias em que possamos nos familiarizar sob uma certa finalidade que devemos nos socializar para madurecermos e nunca esquecermos de prescrevermos tudo o que passou diante de nós para amanhã agradecermos entre dos temas em que socializamos e literalmente prescrevemos sob uma logica de botarmos tudo em seu devido lugar em que simplesmente estamos nascendo, crescendo e morrendo porque simplesmente estamos vivos porque estamos sempre morrendo para outra vez nascer mais vamos deixar muitos legados do que somos e do que fazemos porque sempre prescrevemos literariamente as nossas vidas e tudo que se passou porque talvez estejamos apreendendo a viver com a vida o que simplesmente deixaremos como lembranças o que passaremos para os outros que acredite que a vida não para e nunca vai parar porque só parará quando você desisti dela porque eu poço lhe dizer que ela vive em você e talvez você possa compreender seu valor porque você ainda esta vivo e desejamos que entenda que ela lhe espera e nunca esqueça dela porque não há lugar no mundo nenhum sem ela. Obrigado e lhe desejo toda felicidades!
Por: Roberto Barros
Marcos saiu do coma induzido após sofrer um ataque de arrogância intelectual. Foi direto para rua furtar conhecimento, em troca levou socos de poesia. Apertou o gatilho e foi alvejado por frases cortantes de Machado. Acabou rendido pelo consumo de literatura e teve uma overdose de sabedoria. Voltou para favela com a arma letrada, agora, só faz assalto de cara limpa. Trocou o sequestro pelo cárcere das rimas. Trafica pensamentos e troca tiros de letras perdidas. Após ser atingido na cabeça por verdades escritas, foi novamente parar na UTI, agora, acometido pela doença bibliofilia.
A mitomania, a cegueira intelectual causam muitos conflitos. Toda vez que vc tentar trazer um Mitomara para a realidade, ele sendo tomado pelo vício da vaidade, da egolatria, da maledicência, da acomodação, da mentira, da preguiça, toda vez que se tentar interagir com estes mitomaras de uma forma mais direta e honesta, existirá o conflito da revolta, pois o conflito na verdade é o embate direto as máscaras criadas por ele mesmo, para compror seu personagem, agarrado ferozmente, ele não está disposto a se libertar.
A consciência da nossa vasta capacidade intelectual nos difere dentre os animais, e a consciência dos limites dessa capacidade nos difere dentre nós mesmos.
“Com esses óculos e essa carinha de intelectual;
Tu me deixas numa ‘inquietância’;
E eu não sei se a minha ânsia,
É para o bem ou é para o mal”.
O conhecimento bíblico, meramente intelectual, faz do homem um super intelectual soberbo, amante de suas próprias verdades, um defensor da correntes doutrinarias que acredita ou que mais o agrada e, na sua arrogância, não se dispõe a sofrer mudanças ou pelo menos pensar fora da sua verdade. Ele, na sua própria consciência, se torna grande, enquanto que Deus, apenas ocupa um ínfimo lugar em sua consciência contaminada pelo egoísmo.
O artista no contexto social não deve ser um mero artesão, mas um intelectual treinado em todas as disciplinas e em todos os campos”.
"Nenhum intelectual pode estar realmente próximo do seu povo quando sua definição de 'povo' provém de um estereótipo sociológico -- quando não ideológico -- e não de uma elaboração abstrativa feita a partir dos dados da vivência pessoal. A vivência pessoal, por sua vez, não liga o indivíduo ao 'povo', assim genericamente, mas se dá através da família, do bairro, da cidade, das raízes pessoais enfim. Por isto, dentre os intelectuais, aqueles que melhor expressaram o sentimento do povo brasileiro chegaram até ele por meio de suas recordações pessoais, como o fizeram José Lins do Rego, Ariano Suassuna, Antônio de Alcântara Machado e Gilberto Freyre.
Já se você aborda o povo por meio de idéias como 'classe', 'revolução' ou 'cidadania' etc., você só enxerga as partes dele que se encaixam, mais ou menos, por mera coincidência, em esquemas produzidos pela casta intelectual, condutora das revoluções. Um povo, em si, não é nunca revolucionário, não é nem sequer progressista. Um povo é sempre conservador, apegado a recordações e tradições. Quem não valoriza o passado e as tradições não pode conhecer o povo, porque não sente como ele. A vida popular é feita de emoções simples e milenares. A vida de família, por exemplo, é o coração da vivência popular. Que não ama essas coisas não pode compreender o povo."
(Revista Mundo Multicultural, ano 1, edição nº 12, de dezembro de 2001)
eu sou muito contraditório, conheci um intelectual e ao conversar com ele percebi minhas fragilidades apesar de saber discutir muitas coisas, o mais interessante é que esse intelectual que tenho o prazer de conversar tem sérios problemas psicológicos mas no final eu me sinto um louco sem nenhuma racionalidade...
O generalismo colocou uma geração inteira na lama da dignidade intelectual. Sem tempo para ler bons livros, dialogar e criar discussões plausíveis, o cotidiano de muitos brasileiros é constituído de bravatas, notícias falsas, ignorância e imediatismo. O ato de ouvir mais e falar menos, mais do que em outras eras, hoje, é a virtude dos sábios e intelectualmente honestos.
Não existe paz individual…
Não existe progresso intelectual e tecnológico em uma sociedade,que não se trasmute em tragédia, se esta evolução não vier acompanhada de uma cidadania plena e efetiva nesta mesma sociedade, focada em valores coletivos e universais de solidariedade e equidade.
posso não ser intelectual nas escrituras, mas a minha mente é o milhão, com o milhão eu contrato uma escritora para corrigir minhas falhas.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp