Intelecto
"Alguém que se diz intelectual jamais deve se colocar acima dos demais, e se o faz, não é tão intelectual quanto afirma."
A arte sempre irá se igualar ao opinar, tanto que opinar é uma arte - então podemos todos ser artistas porém não seja um péssimo artista.
Dormir é para Betinhos
Yoga é para capacitados
Leitura é para intelectuais
Escritura é para quem tem o intelecto apurado.
Eu pratico yoga e escrevo!
A escola que oferece conhecimento atrai intelectos, mas a que oferece comida atrai estômagos! Barriga cheia desoxigena o cérebro. Cabeça cheia esquece a fome.
É questão de olhar pro tempo e sentir a dor de um ultimo trago, questão de abraçar a vida, de sentir que permaneces vivo, de respirar um ar inteiro, de tocar o vento como algo sólido, de sorrir pro imaginário, de dispensar aplausos. É questão de esta, de sentir que és maior ou infinito, pois mais me tem valido ser só mais um poeta de cigarro, que um intelecto dessa tristeza que nunca vai.
Tomo minhas decisões com base no que sei e sinto porque em momentos importantes não posso agir utilizando mecanismos do intelecto para guiar minha direção. Prefiro a ilusão do que sei e sinto a ilusão do intelecto, esta tem como base o que esta fora, escolho o que esta dentro.
Todos temos altura, peso e simetria dos membros de formas diferentes, alguns são altos, outros baixinhos, mas somos todos humanos, sentimos e enxergamos de maneiras diferentes.
Dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, automaticamente todos temos ângulos diferentes de visão, audição e percepção.
Nunca despreze o ponto de vista de alguém, por mais estranho que esse alguém seja aos seus olhos.
Aprenda a filtrar o que lhe é passado, e aprenda com isso...
As vezes uma informação aleatória, pode salvar a sua vida !!
Já não sou preso a corrente alguma, quer seja ela atrativa ou imposta.
Aprendi o valor do "não" e a "liberdade" que ele me traz.
Hoje vivo livre, sem dogmas, sem apego, sem medo.
Não sou mais refém da minha própria prisão mental, sou livre enfim, livre de mim!
Quem ainda permanece em pé, com lucidez, nessa guerra mundial de nefastas ideologias difusas e de grilhões cauterizantes, já tenha-se por vencedor, pois de todas as trincheiras, a pior é a do intelecto, onde as piores e mais cruéis batalhas são travadas obrigatória e inexoralvelmente de soldado único.
Por meio do dinheiro, a democracia se torna seu próprio destruidor, depois que o dinheiro destruiu o intelecto.
A mente religiosa nada mais é, do que uma armadilha formada pelo homem. Para lhe ditar o que se deve ou não fazer. Agir ou pensar. Prendendo a sua mente, enganando o coração. Pensamentos e emoções. Seja livre hoje! Diga sim aos conhecimentos, Sobre Deus. E não a mente religiosa. Que fez você prisioneiro em seu próprio intelecto.
"A didática de um educador nem sempre consiste em apenas assegurar ao próximo uma formação, mas desenvolver o físico, a moral e o intelecto para que crie pedagogicamente um método próprio de ensino. "
A usurpação da ciência como prerrogativa para validação de tudo que existe, é uma espécie de lobotomia moderna!
Compreender o conceito de uma certa "metamorfose ambulante" no campo das ideias e renunciar a 'unidea', e aqui emprego o neologismo, parece-me algo essencial para o desenvolvimento intelectual próprio.
"Necessito de ar! Sim de ar! Preciso transpor as barreiras que me negam a liberdade! Liberdade essa que é colocada a conta gotas, e que não pode continuar assim! Vastidão de pensamentos caóticos, misturados em um turbilhão de devaneios poéticos, um emaranhado de palavras para poder gritar o óbvio! A felicidade não se mede, se senti. O salto foi perceptível para quem nunca foi tão fundo nesta teia complexa da vida! Você vive? Eu vivo? Clichê! Anatômicos conceitos de doses de whisky ou vodka, você escolhe! Por enquanto vou tateando e desvendando alguns segredos, que a minha vida permite, enquanto não fecho os olhos para meu intelecto."
a filosofia que ajuda , qualquer tipo de sistema de governo, deixa de ser uma filosofia, e se torna uma ferramenta de manipulação intelectual. é o pensamento crítico de coleira.
- A água é o princípio de todas as coisas
- O ser mais antigo é Deus, porque não foi gerado
- Todas as coisas estão cheias de deuses
- A coisa mais bela é o mundo, porque é obra divina
- A pedra magnética (ímã) tem poder porque move o ferro
- O maior é o espaço porque dentro dele cabe tudo
- O mais veloz é o intelecto porque passa através de tudo
- A mais forte é a necessidade porque tudo domina
- O mais sábio é o tempo porque tudo revela
(pensamentos atribuídos a Tales, de Mileto)
Os valores indispensáveis para a vida humana – não somente para as civilizações, mas também para cada um dos indivíduos – são sete:
1) Uma consciência clara e definida da objetividade da inteligência humana. É preciso saber que a inteligência humana é objetiva;
2) É preciso saber que a vontade humana é livre;
3) É preciso saber que educando os teus instintos você será capaz de sentimentos nobres;
4) A inteligência humana opera sobre dois domínios diferentes: o domínio do imutável (necessário) e o domínio do contingente; mas não podemos esperar que ela tenha a mesma clareza no domínio do contingente como tem no domínio do necessário;
5) O sujeito precisa ter uma ideia do seu papel na humanidade e aprender a usar as circunstâncias concretas para a realização desse papel. Se ninguém, ou um número muito pequeno de indivíduos fizer isso, a sociedade será infeliz, e uma massa muito grande de infelicidade é uma das principais causas de revoluções e destruições civilizacionais. Quando muitas pessoas são infelizes, torna-se fácil manipulá-las;
6) O ser humano precisa conhecer as vidas plenamente realizadas;
7) Ele precisa estar cônscio da possibilidade da vida mística.
Se faltar alguma dessas coisas numa vida individual, o sujeito será privado de uma dimensão humana e certamente sairá prejudicado. Qualquer civilização tem de oferecer, numa dose mínima que seja, o acesso a essas sete informações. Se faltar alguma delas a civilização será incompleta e necessariamente será substituída por outra.
