Indiretas de amor: demonstre interesse com sutileza 😉

Saudade nĂŁo quer dizer que estamos separados, e sim que um dia estivemos juntos.

De repente a gente se encontra numa esquina, num outro planeta, no meio duma festa ou duma fossa, a gente se encontra, tenho certeza.

Caio Fernando Abreu

Nota: Carta a Vera Antoun, Porto Alegre, 21 de março de 1972.

Que te dizer? Que te amo, que te esperarei um dia na rodoviĂĄria, num aeroporto, que te acredito, que consegues mexer dentro-dentro de mim? É tĂŁo pouco. NĂŁo te preocupa. O que acontece Ă© sempre natural - se a gente tiver que se encontrar, aqui ou na China, a gente se encontra. Penso em vocĂȘ principalmente como minha possibilidade de paz - a Ășnica que pintou atĂ© agora, “nesta minha vida de retinas fatigadas”. E te espero. E te curto todos os dias. E te gosto. Muito.

Caio Fernando Abreu
ABREU, C., O essencial da década de 1970, Nova Fronteira

Dessa vez nĂŁo vou evitar dizer o que estĂĄ na minha cabeça sĂł porque eu sei que minha mente geminiana vai negar no dia seguinte, nĂŁo fugirei de palavras bonitas porque quem diz nĂŁo Ă© uma pessoa perfeita, nĂŁo arrumarei mil defeitos pra brigar contra as novecentas e noventa e nove qualidades, nĂŁo desviarei meus olhos por medo de ter minha mente lida, nĂŁo sumirei por medo de desaparecer, nĂŁo vou ferir por medo de machucar, nĂŁo serei chata por medo de vocĂȘ me achar legal, nĂŁo vou desistir antes de começar, nĂŁo vou evitar minha excentricidade, nĂŁo vou me anular por sentir demais e logo depois nĂŁo sentir nada, nĂŁo vou me esconder em personagens, nĂŁo vou contar minha vida inteira em busca de ter realmente uma vida.
Dessa vez nĂŁo vou querer tudo de uma vez, porque sempre acabo ficando sem nada no final.
Estou apostando minhas fichas em vocĂȘ e saiba que eu nĂŁo sou de fazer isso. Mas estou neste momento frĂĄgil que nĂŁo quer acabar. Fiquei menos cafajeste, menos racional, menos eu. E estou aproveitando pra tentar levar algo adiante. Relacionamentos que nĂŁo saem da primeira pĂĄgina jĂĄ me esgotaram, decorei o prĂłlogo e estou pronta pro primeiro capĂ­tulo.

Se vocĂȘ acha que ama duas pessoas ao mesmo tempo, escolha a segunda. Porque se vocĂȘ realmente amasse a primeira, nĂŁo teria uma segunda opção.

PRECISA-SE DE UM AMIGO

NĂŁo precisa ser homem, basta ser humano, ter sentimentos.

NĂŁo Ă© preciso que seja de primeira mĂŁo, nem imprescindĂ­vel, que seja de segunda mĂŁo.

NĂŁo Ă© preciso que seja puro, ou todo impuro, mas nĂŁo deve ser vulgar.

Pode jĂĄ ter sido enganado ( todos os amigos sĂŁo enganados).

Deve sentir pena das pessoas tristes e compreender o imenso vazio dos solitĂĄrios.

Deve gostar de crianças e lastimar aquelas que não puderam nascer.

Deve amar o prĂłximo e respeitar a dor que todos levam consigo.

Tem que gostar de poesia, dos pĂĄssaros, do por do sol e do canto dos ventos.

E seu principal objetivo de ser o de ser amigo.

Precisa-se de um amigo que faça a vida valer a pena, não porque a vida é bela, mas por jå se ter um amigo.

Precisa-se de um amigo que nos bata no ombro, sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo.

Precisa-se de um amigo para ter-se a consciĂȘncia de que ainda se vive.

Sentimento de uma mulher apaixonada.

Cada dia que passa, parece que eu gosto mais de vocĂȘ,
Se é possível existir algo além do amor...
Cada momento com vocĂȘ Ă© Ășnico, Ă© como se o tempo parasse e eu sĂł visse vocĂȘ em meu mundo!
Cada vez que te vejo - mesmo que seja de longe - eu sinto "aquilo" que eu senti a primeira vez que te vi. Mãos suadas, coração palpitante, afÎnica, descontrolada, APAIXONADA.
Eu descobri o que é o amor quando seus lindos olhos se encontraram brilhando com os meus, e assim olhamos juntos para a mesma direção.
Eu descobri o que Ă© o amor quando eu vi o que era capaz de fazer por vocĂȘ, para ver vocĂȘ. Castigos, loucuras, riscos... tudo pelo amor, e por ele eu nĂŁo me arrependo.
Aprendi que devo viver intensamente, cada dia como se fosse o Ășnico! Acreditar que as pessoas podem mudar, mas para isso precisam de ajuda. Aproveitemos o dia de hoje, pois o amanhĂŁ nĂŁo nos pertence.
Mas, depois de tudo isso, vocĂȘ deve estar achando que te amar sempre foi perfeito. NĂŁo Ă© bem assim. Quem ama chora, quem ama sofre. Nunca permita que alguĂ©m se apaixone por vocĂȘ se nĂŁo queres ver uma lĂĄgrima rolar de seu rosto, mais cedo ou mais tarde, isso vai acontecer.
Mesmo perante as dificuldades da vida, nĂŁo deixei de te amar!
O amor se submete a cada coisa! Os bons momentos sĂŁo muito mais fortes que aquelas crises bobas de ciĂșme, que, na verdade, nĂŁo passa de um medo, medo de perder vocĂȘ!
Depois de abrir todo meu coração, e escrever o que eu realmente sinto por vocĂȘ, desejo que guarde sĂł essas palavras: AMO VOCÊ! E se me amares um pouco do que te amo, serĂĄ suficiente para superar os obstĂĄculos que a vida nos impĂ”e. TE AMO!

Lembre-se que grandes realizaçÔes e grandes amores envolvem grandes riscos

Aprendi que se aprende errando. Que crescer nĂŁo significa fazer aniversĂĄrio. Que o silĂȘncio Ă© a melhor resposta, quando se ouve uma bobagem. Que trabalhar nĂŁo significa sĂł ganhar dinheiro. Que amigos a gente conquista mostrando o que somos. Que os verdadeiros amigos sempre ficam com vocĂȘ atĂ© ao fim. Que a maldade se esconde atrĂĄs de uma bela face. Que nĂŁo se espera a felicidade chegar, mas se procura por ela. Que quando penso saber de tudo, ainda nĂŁo aprendi nada. Que a natureza Ă© a coisa mais bela na vida. Que amar significa se dar por inteiro.

NĂŁo vou menti dizendo que nĂŁo gosto mais de ti, eu gosto sim, talvez eu goste atĂ© mais que antes, mais algo me diz que eu nĂŁo devo continua, que nĂŁo vai adianta de nada, que eu sĂł vou cada vez gosta mais e mais de ti, mais algo em mim mudou, nĂŁo sei,mais comecei a pensar,a querer mudar,a para de fantasiar,mais te vejo meu coração dispara,quando nĂŁo falo contigo os dias virĂŁo uma eternidade,tudo parece ser tĂŁo sem graça,Ă© uma pena que vocĂȘ nĂŁo me veja,como te vejo,isso Ă© muito mais que um desejo,que uma aventura passageira,Ă© mais que amor Ă© amor verdadeiro,mesmo nĂŁo estando comigo,mesmo vocĂȘ nĂŁo sendo apenas meu amigo,eu queria vocĂȘ pra mim,mais amor que pena,cai fora! ;)

Quem ama a sua vida, perdĂȘ-la-ĂĄ, mas quem odeia a sua vida neste mundo, guarda-la-ĂĄ para a vida eterna.

Jesus Cristo
BĂ­blia Sagrada. JoĂŁo 12:25

Interrompendo as Buscas

Assistindo ao Ăłtimo 'Closer - Perto demais', me veio Ă  lembrança um poema chamado "Salvação", de Nei Duelos, que tem um verso bonito que diz: "Nenhuma pessoa Ă© lugar de repouso". Volta e meia esse verso me persegue, e ele caiu como uma luva para a histĂłria que eu acompanhava dentro do cinema, em que quatro pessoas relacionam-se entre si e nunca se dĂŁo por satisfeitas, seguindo sempre em busca de algo que nĂŁo sabem exatamente o que Ă©. NĂŁo hĂĄ interação com outros personagens ou com as questĂ”es banais da vida. É uma egotrip que nĂŁo permite avanço, que nĂŁo encontra uma saĂ­da - o que Ă© irĂŽnico, pois o maior medo dos quatro Ă© justamente a paralisia, precisam estar sempre em movimento. Eles certamente assinariam embaixo: nenhuma pessoa Ă© lugar de repouso.

Apesar dos diĂĄlogos divertidos, Ă© um filme triste. Seco. Uma mirada microscĂłpica sobre o que o terceiro milĂȘnio tem a nos oferecer: um amplo leque de opçÔes sexuais e descompromisso total com a eternidade - nada foi feito pra durar. Quem nĂŁo estiver feliz, Ă© sĂł fazer a mala, sair e bater a porta. RelaçÔes mais honestas, mais prĂĄticas e mais excitantes. Deveria parecer o paraĂ­so, mas o fato Ă© que saĂ­mos do cinema com um gosto amargo na boca.

Com o tempo, nos tornamos pessoas maduras, aprendemos a lidar com as nossas perdas e jĂĄ nĂŁo temos tantas ilusĂ”es. Sabemos que nĂŁo iremos encontrar uma pessoa que, sozinha, consiga corresponder a 100% de nossas expectativas - sexuais, afetivas e intelectuais. Os que nĂŁo se conformam com isso adotam o rodĂ­zio e aproveitam a vida. Que bom, que maravilha, entĂŁo deveriam sofrer menos, nĂŁo? O problema Ă© que ninguĂ©m Ă© tĂŁo maduro a ponto de abrir mĂŁo do que lhe restou de inocĂȘncia. Ainda dĂłi trocar o romantismo pelo ceticismo, ainda guardamos resquĂ­cios dos contos de fada. Mesmo a vida lĂĄ fora flertando descaradamente conosco,nos seduzindo com propostas tipo "leve dois, pague um", tambĂ©m nos parece tentadora a idĂ©ia de contrariar o verso de Duelos e encontrar alguĂ©m que acalme nossa histeria e nos faça interromperas buscas.

NĂŁo hĂĄ nada de errado em curtir a mansidĂŁo de um relacionamento que jĂĄ nĂŁo Ă© apaixonante, mas que oferece em troca a benção da intimidade e do silĂȘncio compartilhado, sem ninguĂ©m mais precisar se preocupar em mentir ou dizer a verdade. Quando se estĂĄ hĂĄ muitos anos com a mesma pessoa, hĂĄ grande chance de ela conhecer bem vocĂȘ, jĂĄ nĂŁo Ă© preciso ficar explicando a todo instante suas contradiçÔes, motivos, desejos. Economiza-se muito em palavras, os gestos falam por si. Quer coisa melhor do que poder ficar quieto ao lado de alguĂ©m, sem que nenhum dos dois se atrapalhe com isso?

Longas relaçÔes conseguem atravessar a fronteira doestranhamento, um vira påtria do outro. Amizade com sexo também é um jeito legítimo de se relacionar, mesmo não sendo bem encarado pelos caçadores de emoçÔes. Não é pela ansiedade que se mede a grandeza de um sentimento. Sentar, ambos, de frente pra lua, havendo lua, ou de frente pra chuva, havendo chuva, e juntos fazerem um brinde com as taças, contenham elas vinho ou café, a isso se chama trégua. Uma relação calma entre duas pessoas que,sem se preocuparem em ser modernas ou eternas, fizeram uma daoutra seu lugar de repouso. Preguiça de voltar à ativa? Muitas vezes, é. Mas também, vå saber, pode ser amor.

Martha Medeiros
MEDEIROS, M. Coisas da Vida. Porto Alegre: L&PM, 2003.

A palavra coragem Ă© muito interessante. Ela vem da raiz latina cor, que significa "coração". Portanto, ser corajoso significa viver com o coração. E os fracos, somente os fracos, vivem com a cabeça; receosos, eles criam em torno deles uma segurança baseada na lĂłgica. Com medo, fecham todas as janelas e portas – com teologia, conceitos, palavras, teorias – e do lado de dentro dessas portas e janelas, eles se escondem.

O caminho do coração Ă© o caminho da coragem. É viver na insegurança, Ă© viver no amor e confiar, Ă© enfrentar o desconhecido. É deixar o passado para trĂĄs e deixar o futuro ser. Coragem Ă© seguir trilhas perigosas. A vida Ă© perigosa. E sĂł os covardes podem evitar o perigo – mas aĂ­ jĂĄ estĂŁo mortos. A pessoa que estĂĄ viva, realmente viva, sempre enfrentarĂĄ o desconhecido. O perigo estĂĄ presente, mas ela assumirĂĄ o risco. O coração estĂĄ sempre pronto para enfrentar riscos; o coração Ă© um jogador. A cabeça Ă© um homem de negĂłcios. Ela sempre calcula – ela Ă© astuta. O coração nunca calcula nada.

Não passes o tempo com alguém que não esteja disposto a passå-lo contigo.

Gabriel GarcĂ­a MĂĄrquez

Nota: Autoria nĂŁo confirmada.

E se nĂŁo quisermos, nĂŁo pudermos, nĂŁo soubermos, com palavras, nos dizer um pouco um para o outro, senta ao meu lado assim mesmo. Deixa os nossos olhos se encontrarem vez ou outra atĂ© nascer aquele sorriso bom que acontece quando a vida da gente se sente olhada com amor. Senta apenas ao meu lado e deixa o meu silĂȘncio conversar com o seu. Às vezes, a gente nem precisa mesmo de palavras.

Amar Ă© querer estar perto, se longe; e mais perto, se perto.

Vinicius de Moraes

Nota: Adaptação de trecho da mĂșsica MonĂłlogo de Orfeu

RomĂąnticos sĂŁo poucos,
RomĂąnticos sĂŁo loucos, desvairados
Que querem ser o outro,
Que pensam que o outro,
É o paraíso.

RomĂąnticos sĂŁo lindos,
RomĂąnticos sĂŁo limpos e pirados
Que choram com baladas,
Que amam sem vergonha e sem juĂ­zo
SĂŁo tipos populares, que vivem pelos bares
E mesmo certos vĂŁo pedir perdĂŁo
E passam a noite em claro
conhecem o gosto raro
De amar sem medo de outra desilusĂŁo
Romùntico é uma espécie em extinção.

Muitas vezes as pessoas sĂŁo egocĂȘntricas, ilĂłgicas e insensatas. Perdoe-as assim mesmo! Se vocĂȘ Ă© gentil, podem acusĂĄ-lo de egoĂ­sta, interesseiro. Seja gentil assim mesmo! Se vocĂȘ Ă© um vencedor terĂĄ alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros. Vença assim mesmo! Se vocĂȘ Ă© bondoso e franco poderĂŁo enganĂĄ-lo. Seja bondoso e franco assim mesmo! O que vocĂȘ levou anos para construir, alguĂ©m pode destruir de uma hora para a outra. Construa assim mesmo! Se vocĂȘ tem paz e Ă© feliz, poderĂŁo sentir inveja. Seja feliz assim mesmo! O bem que vocĂȘ faz hoje, poderĂŁo esquecĂȘ-lo amanhĂŁ. Faça o bem assim mesmo! DĂȘ ao mundo o melhor de vocĂȘ, mas isso pode nunca ser o bastante. DĂȘ o melhor de vocĂȘ assim mesmo! Veja vocĂȘ que, no final das contas Ă© entre vocĂȘ e Deus. Nunca foi entre vocĂȘ e os outros!

Kent M. Keith

Nota: Texto adaptado de um texto de Kent M. Keith, que foi postado em uma parede da casa de acolhimento para crianças Shishu Bhavan, por Madre Teresa de Calcutå. A autoria do texto tem sido erroneamente atribuída a Madre Teresa de Calcutå.

...Mais

Nunca precisei tanto de alguĂ©m como preciso de vocĂȘ, nunca desejei tanto um sorriso como desejo o seu, nunca esperei tanto por um beijo como espero pelo seu


Entre uma decepção e outra, que tal uma pausa para aprender?

Tem Ă©poca na vida da gente que parece que os encontros "amorosos" sĂŁo mais uma provocação do que uma oportunidade de se sentir satisfeito e feliz... Assim, vamos contabilizando decepçÔes e desacreditando na possibilidade de viver uma experiĂȘncia positiva e motivadora.

Quando isso acontece, creio que o melhor seja parar. Uma pausa para aprender. Ou melhor, antes apreender. Perceber o que estĂĄ acontecendo, quais sĂŁo nossos verdadeiros desejos e quais tem sido nossas atitudes para tornĂĄ-los concretos.

Muitas vezes, fazendo uma anĂĄlise mais justa e desapegada, sem assumir nenhum papel, nem o de vĂ­tima das armadilhas da vida, nem da sacanagem dos outros e nem o de culpado, como se tudo o que fizĂ©ssemos estivesse definitivamente errado, terminamos descobrindo que hĂĄ alguma incoerĂȘncia nisso tudo.

SĂł que para isso precisamos de tempo... e principalmente de coragem para admitir limitaçÔes, assumir pensamentos negativos e confiar mais na sabedoria da vida e seu ritmo. O que acontece, no entanto, Ă© que a maioria de nĂłs nĂŁo quer esperar, nĂŁo quer refletir. Tem apenas um Ășnico pensamento que alimentamos o tempo todo: quero namorar, quero ter alguĂ©m!

SerĂĄ que estar com alguĂ©m Ă© o mesmo que estar feliz? Pode ser que sim, mas pode ser que nĂŁo... e se por qualquer motivo vocĂȘ nĂŁo tem ficado com quem deseja, talvez seja o momento ideal para um intervalo, tĂŁo Ăștil entre uma decepção e outra...

Tempo de se observar, de observar as pessoas e ouvir o que elas dizem. Tempo de aprender, crescer, ter uma nova conduta, desenvolver uma nova postura. Aguardar atĂ© que a vida lhe mostre qual Ă© o melhor caminho a seguir... mas para ver, vocĂȘ precisa estar atento... sem tanta ansiedade, sem tanto desespero para tentar fazer com que as coisas aconteçam do jeito e na hora que vocĂȘ quer...

E se nenhuma resposta vier, talvez signifique que vocĂȘ precisa ver e ouvir com o coração. Respeitar o silĂȘncio. Aceitar a ausĂȘncia de quem vocĂȘ tanto deseja encontrar... Talvez nĂŁo haja uma resposta e nem haja uma explicação.

Às vezes, simplesmente não existem respostas nem explicação. Apenas a vida. Apenas as pessoas. Apenas o mundo. Apenas a dor e o amor. Apenas...

E se insistirmos em nĂŁo aceitar, em brigar, em nos rebelar, em nos revoltar... conseguiremos tĂŁo somente mais dor... e menos amor. Aceite que vocĂȘ nĂŁo tem o controle, que vocĂȘ nĂŁo pode decidir sozinho, que o universo tem seu prĂłprio ritmo. Faça o que estĂĄ ao seu alcance; faça a sua parte... e bem feito; da melhor maneira que puder...

E o que nĂŁo puder, entregue e espere... porque embora diga sabiamente a mĂșsica "quem sabe faz a hora, nĂŁo espera acontecer", tem ocasiĂ”es nesta vida em que quem sabe espera acontecer e respeita a hora de nĂŁo fazer. AtĂ© que um dia, o amor de repente acontece... porque seu coração estava exatamente onde deveria estar para ser encontrado!