Inconsciente Coletivo

Cerca de 20 frases e pensamentos: Inconsciente Coletivo

A teoria do inconsciente coletivo (jung) explica nossa contradição. O conflito existencial entre o homem comum e o homem coletivo que precisa marcar sua passagem e devolver a raça humana a sua dignidade

Síndrome de Adão e Eva. Um arquétipo do inconsciente coletivo.

Arquétipo é um termo que foi muito utilizado por Carl Gustav Jung que se consagrou na psicologia referindo-se aos símbolos presente em nosso inconsciente coletivo,também denominado inconsciente humano. Estes símbolos, modelos ou marcas nascem da constante repetição de experiências vividas por várias gerações. Alguns destes arquétipos são tão antigos, que se confundem com a existência do próprio ser humano sobre a face da terra.

Não estamos explorando se estas histórias ou mitos existiram, mas sim o que elas representam na constituição e construção da psique humana.

A história de Adão e Eva nos remete ao primeiro casal humano sobre a face da terra. Segundo o relato, eles viviam no paraíso, onde toda a tarde Deus vinha ao encontro do casal passear com eles. Até que em uma tarde, Deus procurou o homem e este se escondeu. Deus chamou e após alguns minutos Adão veio de encontro a Deus e se seguiu o diálogo:

Onde estavas? ( Genesis 3- 09/13)

Ouvi a tua voz no jardim tive medo e me escondi.

E tu comeste da árvore que te ordenei que não comesses?

Disse Adão: A mulher que tu me deste como esposa, ela me deu e eu comi.

E ao perguntar a Eva se ela havia comido do fruto respondeu:

A serpente me enganou e eu comi.

O Ser humano carrega dentro de si a síndrome de Adão e Eva. Onde Eva não assume a responsabilidade de sua ação, mas sim coloca em um terceiro personagem a culpa se eximindo de sua participação ativa , comer. “ A culpa é do Outro”.

E Adão culpou a quem? A Eva? Não! Ele também não assumiu a responsabilidade de seu ato e coloca a culpa em Deus. Foi a mulher que Tu me deste. “ A culpa foi de Deus”.

Carregamos em nosso inconsciente coletivo este fruto. O fruto da transferência de responsabilidade. Ou a culpa é do outro ou é de Deus. Ou é Deus que sabe ou não sabe, é se Deus quer ou não quer. Não assumimos a responsabilidade de sermos responsáveis por nossa vida neste planeta.

Queremos um guia, um guru, um Pai, um protetor, pois sou criança e criança não assume responsabilidade e não pode dirigir a sua vida, tem que ter um tutor.

É chegada a hora do ser humano assumir a responsabilidade do seu caminho, de sua experiência neste planeta, de assumir a responsabilidade e ser 100% responsável por tudo que ocorre em sua vida, de ser adulto. De ver Deus como a plenitude te tudo o que há, e não somente um Pai protetor, de ser o criador e autor de sua própria história, se tornando consciente de seus processos, de suas programações limitantes, de suas crenças não investigadas, de suas sombras, de seu Ser Divino.

Bom caminho neste lindo planeta terra.

Sílvia Serpa. Psicoterapeuta Transpessoal, Cientista do Sentir (SoCiS), Facilitadora e instrutora da técnica R.N.C. (Reprogramação Neuro Celular).

Não reclame, nem deixe o inconsciente coletivo te contaminar. Oportunidades existem em todos os momentos, basta sairmos da nossa zona de conforto para encontra-las.

Do mais profundo inconsciente pessoal, coletivo e cósmico é a inspiração para uma arte classificada como obra-prima do sobrenatural.

Inserida por HelgirGirodo

⁠Se você é um psicopata inconsequente,
vai sempre poder contar com o inconsciente coletivo ,
de uma maioria doente,
para conduzir o comboio de uma locomotiva
que você descarrilhou ,
para o destino que sua mente
doentia determinou...

Inserida por GeraldoMorais

A literatura possui o papel de refletir não só o inconsciente coletivo, como também o inconsciente pessoal, as organizações da psique. O entendimento da vida humana, dos relacionamentos, os significados e as complexidades dos nossos conflitos são matéria de um espaço de liberdade, de troca, que não está atrelado, necessariamente, à venda de algum produto.

Inserida por pensador

A rede social é o descarte do inconsciente coletivo. Ali estão os dejetos da má índole, da maldade e intolerância do ser humano misturados com curiosas e interessantes banalidades.(Walter Sasso)

Inserida por walsasso

O homem de sociedade em vasta maioria, vive sob a égide do inconsciente coletivo... Isso se dá, pelo desespero da responsabilidade de tornar-se adulto (potente).

Inserida por apabranches

No Brasil, a manipulação do inconsciente coletivo é uma prática comum pelos partidos políticos de direita e esquerna .

Inserida por celinamissura

Somente quando o Bem se unir e formar uma egrégora maior do que este inconsciente
coletivo atual, iremos como coletividade
ascender para uma consciência de Luz.

Inserida por silserpa

O amor é como a arte abstrata. Interpretada pelo nosso inconsciente coletivo ou anscestralidade! Cada ser ama pela sua intuição.

Inserida por rosangelaschoe

Nunca subestime o poder de uma gentileza, faça o inconsciente coletivo trabalhar a seu favor...

Inserida por EduardoVolpato

Para todos cabe um alerta importante: o inconsciente coletivo, pela própria desarmonia dos pensamentos, plasma o mal que cada um de nós carrega e, para fugir da responsabilidade individual, cada um transfere psiquicamente para outra pessoa ou objetos, os "demônios" que seriam nós mesmos com nossas consciências. Não nos devemos esquecer, que somos responsáveis por esse tipo de criação e que por serem idealizadas, elas ocorrem do outro lado da vida e vice-versa. E, animados pessoalmente em uma corrente mental pesada e negativa, essas formas anômalas acontecem, fazendo com que se desça mais na escala de densidade vibracional. E, as humanas criaturas por sua vez, que se sintonizam mentalmente a isso, embora tenham, um corpo físico às vezes aparentemente normais, quando se desdobram do corpo astral, ficam da mesma forma animalizados. E é sem essa defesa que as doenças mentais e físicas acontecem. Sempre temos o mal e o bem inseridos em cada um de nós. Cabe somente escolher de que lado quer ficar, mas sempre lembrando de uma coisa: o mal não atinge apenas a nós somente, mas por efeito-espelho, também aqueles mais próximos. O mal não tem regras. O bem sim. Mais trabalhoso, pois temos que lutar contra nossos monstros interiores a cada segundo da nossa existência. Que vença o melhor.

Inserida por swamipaatrashankara

Saiamos desse inconsciente coletivo, Acorda!?...

Inserida por dalainilton

⁠Tenho acesso ao inconsciente coletivo e, sei que muitos o fazem, porém, gostaria muito de possuir a capacidade de perceber o conciente individual.

Inserida por LuizVentura

A doação do inconsciente coletivo, foi pra transfigurar prás sabedorias em paz formar, pela saúde em direito, que nem todos vivem pelo tanto faz.

Inserida por ClaudethCamoes

A memória coletiva é muito mais algo que nos une aos outros do que algo que nos separa. Saber que um suposto inimigo hospeda o mesmo inconsciente de sonhos e arquétipos que nós é um convite a rompermos a crosta dos mal-entendidos e darmos um passo rumo ao entendimento.

Inserida por EmOutrasPalavras

Quanto mais descubro sobre o inconsciente humano, menos indivíduo me percebo e mais me acho na coletividade.

Inserida por Liandi

O Rio de Janeiro é uma grande selva urbana. Uns na pedra lascada, outros na polida, a maioria no capitalismo selvagem, todos na anomalia do inconsciente.

Inserida por joaolira

⁠Este mundo terreno, é uma selva!
A selva é linda, bela. Mas existem muitos perigos ao adentra-la. Aprenda a discernir, uma idéia genuína, própria, de um pensamento que foi produzido pelo inconsciente coletivo da humanidade.

Inserida por Uncasjivatma