Imperfeito
Gratidão por tudo e por todas as coisas existenciais ao meu redor e em mim. Ainda que imperfeito em muitas áreas da minha humilde vida. Busco com minha fé somente em Deus, não ser melhor e muito menos ser superior a quaisquer pessoas a minha volta. Por ter aprendido e continuar aprendendo, que para crescer com perfeição em qualquer lugar, áreas, sentimos e na própria vida em particular. Precisamos descer ao mais fundo do solo, para compreendermos do que fomos gerados lá no princípio de tudo; quem nos gerou e já nos conhecia antes da existência de tudo. Para que enfim as nossas raízes se firmem em um lugar sólido encontrando o que é propício para o crescimento e firmeza da raiz; ao sair do buraco feito no solo para o seu crescimento. Tenha uma raiz segura e firmada ao ponto de suportar certos tipos de vendavais, secas e geadas. Assim é a nossas vidas em tudo, tudo tem um porque e para que.
O segredo em todo processo que estamos enfrentando não é questionar, duvidar, se esconder ou fugir. E sim o de aceitar tudo, ainda que doa no começo, ainda que mais fundo do buraco você chegue e neste período você veja muitos se afastando, muitos virando as costas e simplesmente falando que você não presta para nada e é uma semente insignificante, que não produzirá nada por não ter nada em você que valha atenção.
É aqui neste exato momento que Deus o verdadeiro e único agricultor que conhece o que é dEle e está em suas mãos. Revela toda a sua grandeza e majestade, por ver o quão valioso você é e a raridade existente dentro de você. O que só pode ser gerado e realizado através de você para que outras pessoas tenham o que precisam.
Por isso é necessário que o que você esteja passando para que seja produzido os frutos que só é encontrado em você. Sejam dolorosos, frustrantes, desanimador e cansativo muito das vezes. Mas, tudo isso é sentido no seu crescimento; é quando você percebe e olha para atrás e consegue enxergar quando você era apenas uma semente lançada em um buraco escuro e sozinho. Quando você começa a germinar e romper deixando o formato de semente se tornando uma raiz firme e segura. Entende que chega a hora de buscar a luz que vem do alto e começar a crescer até se tornar tudo aquilo que só você poderá se tornar. E é aqui que você começa a compreender quando Jesus te compara a uma árvore e que tipo de fruto você vai gerar se permanecer nEle.
Então nunca esqueça disso que uma semente pra ser o que ela precisa levar tempo; pois precisa crescer primeiro dentro do buraco feito no solo, para ter raiz firme. Depois ela leva outro tempo para crescer fora do solo. E depois mais outro tempo para produzir o que somente é capaz de produzir. Tudo tem seu tempo determinado por Deus para acontecer o que precisa em nossas vidas.
O segredo não é resistir e sim, aceitar, se adaptar ao momento em que você está crescendo para se tornar uma árvore grandiosa e frutífera, para produzir também segurança e abrigo para todos aqueles que passarem por sua vida; vejam e tenhame certeza realmente da sua grandeza e importância no momento certo para as suas vidas.
Ricardo Baeta.
Por que você se cobra tanto pra ser perfeito? Você nasceu e vai morrer imperfeito, você e mortal não uma divindade.
Sei que o mundo é imperfeito
Tem penar e tem ferida
Mas também tem coisa boa
Como uma manhã florida
Tem o Sol que ilumina
Mostrando que nossa sina
É aproveitar a vida.
A vida consiste num descobrimento de propósito e missão, partindo de um ser imperfeito e limitado para com um ser perfeito e ilimitado, sendo este acima do que a mente humana é capaz de compreender por completo.
A vida é cheia de "eu fazia" e de resultados que nunca passam de um pretérito imperfeito.
O que vale efetivamente, são os acontecimentos, é de louvar aquele que consegue vestir a tua pele, debater os teus problemas e ainda assim, percorre o mesmo caminho que percorreste.
Eu fui lá e fiz, o resto é ruído de paisagem.
13/06/2024
Um poema rabiscado pode parecer imperfeito, suas linhas tortuosas fugindo da simetria. Palavras fora do lugar, letras que se perdem na pressa de quem escreve. Mas, ainda assim, ele carrega a essência do que realmente importa: o sentimento. Não é a caligrafia limpa que toca a alma, mas a verdade cravada entre as linhas, por mais desordenadas que sejam. Cada rascunho, cada verso mal arranjado, guarda uma sinceridade bruta que, de alguma forma, encontra o caminho para o coração. Afinal, o que é um poema, senão uma expressão da alma? Mesmo rabiscado, ela (você) é poesia.
Falar em saudade dói, mas viver de saudade é como viver no pretérito do passado imperfeito, procurando corrigir um futuro mais que imperfeito. Alego em mim verdades que além de não serem sórdidas, são irreais até pra mim, busco nelas refúgio de algo que não vejo e nem sei oque se trata, pois ainda vivo na grande complexidade da mente de uma criança que um dia sonhou em ser adulto. Pro muleque que queria ser polícia, vive hoje como refém, refém da própria mente preso em uma grande chacina chamada estatística.
Belo e imperfeito
A verdadeira beleza não é a perfeição,
É o equilíbrio perfeito entre as muitas imperfeições.
É a cicatriz que guarda uma história,
É o riso inesperado que rompe o silêncio.
É o desenho torto de uma criança,
É a alma exposta em seus tons desiguais.
Únicos somos todos; singulares, tão poucos.
É o que escapa ao padrão, o que nunca será trivial.
Nas imperfeições, vejo meu reflexo em outros,
E nelas, enfim, me reconheço um igual.
O que é perfeito nem sempre agrada a outras visões, o que é imperfeito faz o Narciso somente achar belo, o que se reflete adiante, quando estando só na frente do seu espelho. Normalidade é uma ilusão, porque o que é normal para o predador é o caos para a caça.
O conceito de caos & ordem no universo é outra insanidade. Perfeição e imperfeição, o bem e mal e certo e errado. O bem para uns pode ser o mal para outros, assim com o certo para uns, errado para outros e vice versa.
Meu pretérito imperfeito
Meu futuro do subjetivo
Te dou um indicativo
O amor é imperativo
Seu corpo mais que perfeito
Complementa a ligação
Mas se amar é transitivo
Não use preposição?
Vem sentir meu amor perfeito
Eu não sou um ser passivo
Se insiste o sujeito
Quer amor no infinitivo
Conjugamos no passado
Eu conjugo no presente
Quero conjugar sempre ao seu lado
No futuro do eternamente!
amor_in_versus
Cê sabe que eu volto
Pra gente se amar, se beijar, eu quero te abraçar
Daquele jeito imperfeito
Que se torna tão perfeito
Porque é você e eu
Na busca por perfeição, tudo se torna imperfeito. Ao contemplar a imperfeição, ganhamos um mundo perfeito.
Na jornada do aprendizado, o imperfeito se revela como a essência do real, moldando o caminho para a verdadeira sabedoria
O Tempo
Na maior parte do tempo,
é do tempo que sou feito,
do vazio, cheio ou imperfeito,
Na maior parte do tempo.
Horas, minutos e segundos.
Como se vazio, o peito,
em demasia, o deleito,
em transe e moribundo.
Na maior parte do tempo;
No vazio me aprofundo,
e me toma o passatempo.
Num mergulho profundo,
vagueio contra o tempo,
ansioso e nauseabundo.
Texto, a coragem de ser imperfeito.
As nossas palavras não precisam ser perfeitas, porém, elas devem ser sinceras, espontâneas e verdadeiras.
As nossas atitudes não precisam ser perfeitas, porém, elas devem ser honestas, humildes e precisam transmitir um amor e graça que transformam a nós e as pessoas a nossa volta.
Os nossos sentimentos não precisam ser perfeitos, mas eles devem ter mansidão, sabedoria manifestando uma realidade de conhecimento tão excelente que nos façam superar a nós, nos tornando pessoas melhores a cada dia.
Os nossos desejos não precisam ser perfeitos, mais eles devem ser ter uma bondade, fé e uma tal fidelidade de propósito capaz de nos conduzir ao conhecimento excelente da vontade de Deus para nós.
E por fim, quanto todo o nosso ser estiver completamente preenchido dessas virtudes, princípios e valores, nós veremos que o realmente importa, é mais o que somos do que o que nós fazemos.
Pois, o que fazemos passará com o tempo, mas o que somos irá criar um legado que irá transformar as gerações.
Reflexão
Imperfeito é tudo, nem há poente tão belo que o não pudesse ser mais, ou brisa leve que nos dê sono que não pudesse dar-nos um sono mais calmo ainda. E assim, contempladores iguais das montanhas e das estátuas, gozando os dias como os livros, sonhando tudo, sobretudo, para o converter na nossa íntima substância, faremos também descrições e análises, que, uma vez feitas, passarão a ser coisas alheias, que podemos gozar como se viessem na tarde.
Nilo Deyson Monteiro
IMPERFEITO
Em cada gesto, um erro, um deslize,
Confundimos o que é puro com o que é sublime.
Buscamos a luz em sombras e matizes,
Mas o amor verdadeiro vive na bruma, não no rime.
Não falta amor, só falta entender,
Que a beleza está na imperfeição do ser.
O amor perfeito escolheu criar,
No caos da vida, é onde vamos amar.
Nossas almas dançam, mas não há um compasso,
Entre altos e baixos, encontramos o laço.
O Criador sorri ao ver nossa jornada,
Celebrando o amor em cada ferida, em cada estrada.
Não falta amor, só falta entender,
Que a beleza está na imperfeição do ser.
O amor perfeito escolheu criar,
No caos da vida, é onde vamos amar.
E se errarmos, se caímos em vão,
O amor nos ergue, pulsa em nosso coração.
Não é perfeição, mas a força de estar,
Unidos na imperfeição, prontos pra amar.
Não falta amor, só falta entender,
Que a beleza está na imperfeição do ser.
O amor perfeito escolheu criar,
No caos da vida, é onde vamos amar.
Amor, amor, imperfeito e real,
No abraço do mundo, entre o bem e o mal.
O Criador nos ensina a viver,
No amor que é livre, que não vai se perder.
