Igualdade Filosofo Grego
PLATÕNICO
Será ideal
na forma do pensar,
do grego a teoria,
em apenas admirar
perfeita, sensível,
por estar distante
sera o impossível
se era imaginação,
não sei bem ao certo
se serei correspondido
mas algo me inquieta
esse amor escondido
pode ser efêmero,
pois da caverna jamais sai,
se isso acontecer
jamais vai existir
é espiritual a relação
que machuca o meu peito
aja coração
se o alcançar
a medo de errar
mas ao concretizar
deixarei de te amar
O USO DE PALAVRA INDECENTE
A palavra torpe em Efésios 4:29 no original grego é “sapros” que significa podre, decadente, usada pra indicar peixe, carne ou vida vegetal estragados, ou seja, figuradamente, mau, corrupto, imoral dando a ideia de torpeza (baixeza). O linguajar indecoroso nunca deve passar pelos lábios de um cristão, porque está em desacordo com a sua nova vida (II Co 5.17; Cl 3.8). Crente não xinga palavrão, muito embora o palavrão seja um traço cultural no Brasil e já está virando coisa comum na televisão, rádio e conversas informais, mas não deve proceder da boca do crente, pois a boca do crente é pra falar coisas que edificam e o evangelho precisa ser pregado por crentes de boca limpa (Ef 6:19; Is 6:5,6), pois crente de boca suja está ainda sob o domínio do velho homem.
MONÓLOGO – vem do Grego MONOS, “um” e LEGEIN, “falar”. Indica que uma única pessoa é responsável por nos impor uma série de argumentos, sem ouvir outras partes. As aulas não podem ser um monólogo por parte d@s professor@s! O diálogo é fundamental!
DIÁLOGO – Pode designar uma conversa entre dois ou mais participantes. Em Latim DIALOGUS, no Grego DIALOGOS, “conversação”, relacionado a DIALOGESTHAI, “falar, conversar”, formado por DIA , “através”, +LEGEIN legein, “falar"! Sempre mantenha diálogo com @s alun@s!
ESCOLA em Latim SCHOLA, no Grego SKHOLÉ, “discussão, conferência, escola”, também “folga, tempo ocioso”! Nessesmomentos se espera que a partir de diálogo que se gere aprendizado.
Se não defendermos o que é nosso quem é que o defende? Os nossos povos e culturas de matriz grego-romano-judaico-cristã, perante a investida cada vez mais agressiva do marxismo cultural, estão sujeitos à erosão, senão mesmo à extinção. Ou aceitamos sentados no sofá que tal aconteça, ou então teremos que ir para a luta em sua defesa.
Para mim a primeira impressão não é a que fica. Porque ele pode ser um deus grego, e você falar é esse que eu quero para mim, mas ai quando vocês trocam as primeiras palavras, você percebe que a beleza não conta em nada e que na verdade, ele não tem nenhuma graça. Então a dica é, conhecer para saber. Julgar só pela primeira impressão, não tá com nada.
Meu dengo, chamego...tem cara de Deus grego, olhar felino ! Meu riso fica solto, escândalo. Porque sou festa quando te olho, poesia quando te vejo. Sou loucura animal, doideira fatal ! Sou toda prosa, versos...meu lado certo. Canto a tua música, provo do teu prato, jogo o teu jogo, aposto... dou as cartas, viro a mesa; bebo da tua fruta, como do teu vinho. Mexo nos teus guardados, embarulho teus sentidos; faço valer a nossa história, viver... sonhos sacanas, impermitidos.
Mantenho meus sentimentos dentro de um labirinto grego, boa sorte para quem encontrar.
Tomará posse desse monumento chamado amor, guardado por um minotauro selado por um fracasso, escondido por medo...
Talvez por prazer e palavras que não sei dizer; mas hoje tão presente, quanto ontem e tudo isso para você.
Não me pergunte o por que de nunca dizer eu te amo, és um louco e não um medroso que te tornas teu homem.
Logos
Em grego PALAVRA também é resultado. Não só um escrito, é ação. Além de invadir os ouvidos a palavra é ingerida pela boca. Tem gosto, tem cheiro, tem inteiração. Lendo a versão original de escritos que falam acerca do criador, percebi que para o verbo se fazer carne, profetas precisam ser poetas.
Presente de mim mesmo!
Eu te presenteio, mas é um presente de grego
um presente rachado e danificado mas mesmo assim você terá de me prometer que cuidará bem dele... ele é bagunçado e
confuso porém e todo teu.
dou-me de presente por livre e espontânea vontade
sem devolução e permanentemente.
A palavra filosofia (em Grego - philosophia) vem da Antiga Grécia, um termo da época de Pitágoras, dos tempos de Sócrates - um dos maiores filósofos (em Grego - philosophos) do mundo grego (e de todos os tempos) - que iniciou muitas das discussões filosóficas que nos trouxeram essa tradição.
Filo (Grego. philos) é o amor, um amor de amizade, um amor de uma relação de vontades - bem mútuo - como o de duas pessoas que cooperam para chegar a um grandioso e virtuoso objetivo.
Sofia (Grego. sophia) é o saber, a própria sabedoria, que aparece como um termo cujo próprio conceito envolve uma postura de humildade sublime.
> Filosofia significa então o amor ao saber, um amor de amizade, o amor à sabedoria!
Muito além desse significado, a filosofia não é somente o amor à sabedoria, mas é um saber procurado, um saber buscado. Um saber guiado por um método intelectivo, introspectivo e extrospectivo, um saber culto que quer conhecer o que é a realidade e a verdade.
No conceito dos sábios (em Grego - sophos) Platão e de Aristóteles (grandes filósofos e discípulos de Sócrates), a filosofia é o saber racional, um saber reflexivo, o saber adquirido; a busca pela totalidade do conhecimento humano - por meio da razão. Por último, a totalidade dos conhecimentos humanos acerca das coisas da natureza, adquiridos pela luz natural.
Em grego, "apokálypsis" não significa o fim do mundo. Mas, sim, um desvelar. Uma revelação. A chance de abrir os olhos.
O Grego
Não é que eu seja perfeito, nem sou um modelo ético,mas eu tento um esforço permanente de viver não pelo que a lei diz, mas porquê eu sei que é o correto.
A vida ética é a vida reta,e assim, a vida que vale a pena ser vivida,se o malandro soubesse o quanto é bom ser honesto, ele seria honesto só por malandragem.
Tão suave e maravilhoso se torna viver ao teu lado, como um deus grego, me deixo caminhar para a guerra dos tronos decretada pelo teu corpo.
Anote a receita para ser feliz. Felicidade vem do grego “PHYO” e significa, produtivo. Arruma o que fazer, mas algo que goste muito, isso traz felicidade! Afinal, já viu um “sem o que fazer” feliz?
