Humanismo
O humanismo não deve ser apenas um movimento teórico, humanismo deve ser praticado todos os dias, por mais pequeno que for o gesto, vai fazer diferença na vida de alguém.
Quando o humanismo é trocado pelos números, está lançada a guerra do empobrecimento e como consequência enaltece o desrespeito pelos valores de cada um.
Após examinar de forma minuciosa e imparcial grande parte dos argumentos que sustentam o humanismo racionalista,
cheguei à conclusão de que é preciso ter muito mais fé e criatividade imaginativa para ser ateu do que para ser cristão!
Designamos como materialista uma filosofia que, mesmo insistindo justamente sobre o humanismo do trabalho e da função fabricadora, considera como ilusória outras dimensões não menos essenciais do homem, principalmente a interioridade e a transcendência.
A África é "o pulmão espiritual do mundo", pois há um humanismo fresco e o continente mostra uma reserva de vida e de vitalidade para o futuro no qual podemos confiar.
(Visita Pastoral a África (2011)
embora o veneno do humanismo continue a ensurdecer a alguns nos tempos em que vivemos, a voz continua clamando no deserto e asseverando que: “O homem não é a medida de todas as coisas, não! - O antigo filósofo Protágoras se enganou redondamente”.
O conhecimento de humanismo é oriundo de raízes socialistas, que negam a necessidade de regeneração do homem como meio para tornar a pessoa boa e superar sua corrupção inata.
Para termos o Humanismo, primeiro temos que estar convencidos de nossa própria humanidade. Quanto mais nos aproximamos da decadência, mais difícil isso se torna.
O mais ridículo dos preconceituosos não é a falta de cultura, educação, humanismo e inteligência. Repugnante mesmo é saber que eles possuem, retraídos, os mesmos desejos e vontades e que agem até piores daqueles tanto julgam. São tão podres, ao ponto de causarem falhas na mente humana. Tornam nosso raciocínio incapaz de processar e descrever tamanha aberração.
O humanismo do século XIV fora uma corrente filosófica que colocava os seres humanos como os mais importantes numa relação ou escala de prioridades, no centro do mundo. Foi através do movimento humanista que surgiu o Renascimento.
Brigitte Bardot. Ícone da constelação
Um talento que prospera
Humanismo que desabrocha
Promove mutações sociais
Em plena era do chumbo
Boçalidade, arrogância
Clarões da brutalidade,
Canhões totalitários
Projéteis riscando os céus
Azuis da imensidão
Num ambiente terráqueo
Uma estrela meiga, adorada
Surreal desfila nas orlas
Da belíssima Búzios
Exalando humildade e paz
Simpatia e amor aos
Seres sencientes
Busa que inspira, enaltece
Estrelismo sem narcisismos
Humanismo que aflora
Amor e compaixão
Inspira o menestrel do Mucuri
Bela, exuberante, que exala sintomas do néctar
De uma bela flor nos jardins
Da orla da inesquecível Búzios
Para mexer com o âmago
Do poeta lírico do Vale do Mucuri
Que ensaiava no berço do amor
Seus embriões para transformar
Cromossômicos em gente que inspira;
Que insurge contra a
Crueldade dos homens chacais
Que fuzila alma da ignorância.
Que se junta ao brilho de Maria Ninguém
Para jorrar amor e paz
Com seu humanismo petrarquiano.
Poucos livros bons haviam aparecido. Entre eles, Literatura e Humanismo, de Carlos Nelson Coutinho; Os equívocos de Caio Prado Júnior, de Paulo Cavalcanti; Ferro e Independência, de Osny Duarte Pereira. Voltava-me para as revistas de cultura; apresentavam-se com dois tipos, pelo menos as universitárias, as dos docentes e as dos discentes. Eu concluia, por isso: "Em suma, provam os três exemplos alinhados que existe contraste, e até antagonismo, entre o pensamento novo, que se levanta nos meios estudantis, e o pensamento velho, que se aninha nas cátedras universitárias. É evidente que as exceções servem apenas para confirmar a regra. Nem tudo que surge do meio estudantil é de alta qualidade cultural, evidentemente; mas a esmagadora maioria do que surge do meio docente universitário é de qualidade inqualificável. Como pode haver respeito, numa atividade ligada ao conhecimento, quando os que aprendem sabem mais do que os que ensinam?
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 226-227
O humanismo disfarçado de cristianismo fala de evangelho, mas coloca Jesus Cristo em um plano periférico. Quando São Paulo diz: “tudo posso naquele que me fortalece” o cristianismo humanizado com uma dose moderna de antropocentrismo pode até repetir o mesmo pensar, mas a mente entenebrecida interpreta assim: tudo posso, o que vem depois não me importa.
Cristocentrismo ou antropocentrismo?
Rever é bom e se mover nesta direção é melhor:”prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (São Paulo - Fp 3.14)
Afeganistão… FOME… falta de HUMANISMO/UNIÃO…
Que bonito tem sido todos vermos;
a humanidade UNIDA, em pra SALVAR;
mas quão triste, é isto em TAL se dar;
mas quão triste, é disto ainda em nós termos.
Apreciai multimilionários;
o que a falta, de o em vós, exagerado;
nos pobrezinhos tão tem provocado!!!
deixai-vos, pois, por tal de ser otários.
Utilizai pra o BEM, vossa fortuna;
que um dia em esta Terra, irá ficar;
pra tentardes SALVAR, ESTA GENTINHA…
Que não tem culpa de ser POBREZINHA;
que até está disposta a trabalhar!!!
retirai, pois, OS TAIS desta lacuna.
Aplicai a fortuna, para SALVAR;
Não deixando a má FOME, OS mais MATAR;
Nem VELHOS MAUS, a ANJINHOS; violar!!!
Com uma indescritível, mágoa;
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp