Homem Comum
“Ao homem comum seja concedido o direito de ser comum, igual a todos os comuns. Assim é que se forma uma maioria de comuns, em torno de algum projeto de outro incomum, que viu nos comuns a possibilidade de ser superior aos demais. Quem não tem projeto de vida luta para que outros os tenham. A isto chamam de democracia.”
A vocação do homem comum é a de consumir, e não de ofertar... Não há nele coisas como generosidade, altruísmo ou nobreza... 💀
A riqueza completa os desejos de um homem comum, mas não pode fazer o mesmo com um ser de pensamentos consistentes. É preciso muito mais do que algumas moedas para satisfazer o coração de um sábio.
Muitas pessoas não percebem que o homem político é bem diferente do homem comum, apesar de ser a mesma pessoa são papéis diferentes e por isso um papel não deve ser usado para atacar o outro.
Pai é um homem comum dando o melhor de si para cumprir a função de Super-Homem. Pai não é só dar presente, mas se fazer presente em todos os momentos da vida filho.
Um homem comum prefere deixar às divindades toda sua vida e toma tudo por benção ou castigo; ele parece não existir, dado que é dirigido por forças invisíveis, mas visíveis na sua falta de vontade de viver um pouco por si mesmo. Um homem guerreiro, como disse Carlos Castaneda, toma tudo com um desafio. Não acredito em desafios a deuses, mas no próprio desafio entre ser um homem real ou uma marionete. Os deuses ajudam, mas não substituem.
O homem comum sempre se lembrará dos erros que o sábio cometeu, pois ele terá poucos para se recordar.
Um herói não é mais corajoso do que um homem comum. Apenas é corajoso por mais cinco minutos.
Toda palavra escrita, advém.
Advém do falante ator
Do calado escritor,
Do homem comum.
Daquele que chora
Daquele que mente,
Daquele que ri.
O que fala
O que sente,
Provém do sentir.
Poesia vem da escrita rústica
Do palavreado comum,
Da gíria arrastada
Da dose tragada
Até de um copo com Rum.
É a expressão educada
Presente farsante
De amigo, parente
Amante.
Sim! É possível poetizar qualquer coisa!
É possível banalizar a dor
Amolecer o cansaço
Até, acalentar o amor.
O homem comum não tem a paciência da discussão e logo se exalta defendendo suas ideias em contraposição as ideias do seu interlocutor. O sábio, ao contrário, procura escutar atentamente mesmo não concordando, e só ao final dá sua opinião, já processada e enriquecida com o que acaba de compilar.
Não que o homem comum não possa entender e identificar as coisas ocultas do nosso mundo, mas o dom da interpretação foi entregue somente as pessoas de coração puro e alma generosa.
Muitos veem o filósofo como alguém especial, que não sofre dos males que o homem comum sofre. Mas, em verdade, não é nada disso, na realidade ele é Sêneca por fora e Sófocles por dentro
O homem consciente compartilha com os outros seu cheiro e sua alegria; o homem comum, seu fedor e sua dor.
O homem comum vive sofrendo por problemas que os próprios homens inventaram como Deus, felicidade, amor...Os espiritos livres lutam para mudar esses pensamentos simplistas e mostrar os problemas reais.
Prenda um homem comum que logo ele virará um artista, prenda um artista que ele, impreterivelmente produzirá sua oba-prima.
O homem comum não deseja nada da vida, exceto saúde, longevidade, diversão, conforto - “felicidade”. Aquele que não despreza isso deve desviar os olhos da história mundial, pois ela não contém nada disso. O melhor que a história criou é um grande sofrimento.
