Histórias com Moral da História
Todos os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra "ética"vem do Grego "ethos" cujo significado é modo de ser, caráter; a palavra "moral", tão desprezada no Século XXI, tem origem latina "morales", significando costumes."
“Os instintos, sob a grande energia repressiva, volvem para dentro: isso é o que se chama interiorização do homem; assim se desenvolve o que mais tarde denominar-se-á ‘alma’”!
Exemplificando uma das facetas da ética, se sua amiga te contou coisas em confiança e você sabendo que essas coisas poderiam comprometer terceiros, mesmo assim você espalhou, a falta de ética está na sua atitude, e não na atitude da sua amiga, que provavelmente só quis desabafar.
Também a moral é uma questão de tempo, dizia com um sorriso maligno, você vai ver.
É engraçado ver como toda historia tem alguma lição de moral para nos contar, até mesmo as historias em quadrinhos, que invadem nossa imaginação, nos forçando a ver um mundo paralelo, onde há super poderes, mostros, muita ação e guerra, nos trazem uma pequena lição de moral, não muito diferente dos contos de fada. Na historia do Homem Aranha mostra na principal frase do filme a moral da historia “ com grandes poderes, vem grandes responsabilidades” só ai mostra, que mesmo por tras do americanismo, dos poderes e da força, o homem sempre tem que lembrar que existe outras pessoas envolvildas nisso tudo, que olhar só para o seu ego não basta, que o amor pelas pessoas próximas e pelas outras pessoas tem que vir sempre em primeiro lugar, mesmo que acabe deixando a sua vida social e seu projeto para o futuro. No filme do Hulk mostra que por mais que você seja diferente, sempre haverá alguém que vai gostar da maneira que você é, que vai querer sempre o seu bem. No filme Thor ele vive a situação do egoísmo, com ele tomando as atitudes que ele acha certo, e não escutando os mais velhos, os mais sábios, acaba que ele é exilado, e quando parece que não há mais jeito, aparece alguém, que toca o coração e que o sensibiliza, essa pessoa não liga o que ele é, ou que ele foi, simplesmente começa a gostar dele pelo que ele é, e mostra também que por mais que você ame a pessoa, você as vezes tem que tomar uma atitude que você não goste, mais tudo isso em prol da felicidade e do bem estar dela. Você juntando tudo isso, você acaba por perceber que você não é nada sozinho, você não será nada só olhando pra você, que uma batalha com os amigos e com seu amor é muito mais fácil do que olhar para seu próprio umbigo e tomar a atitude que bem entender.
"E sabe que serão importantes na história um do outro para sempre, independentemente de tudo que estiver pra acontecer."
"Quando ele sorri, doce, imagino meus filhos."
Meu marido, como gosto de imaginá-lo, tem os ombros largos de proteção e abraço eterno. Tem uma mão grande que serve para tudo: desde atravessar a rua segura até sentir prazer sem medo das horas.
"(...)Quando ele sorri, doce, imagino meus filhos. Exatamente com aquela ironia pura estampada na cara: um misto de esperteza com falsa esperteza. Quando ele acorda e eu acordo, e nos olhamos, é sempre uma promessa de que a vida não vai acabar porque sempre acordaremos juntos. E para sempre vamos nos amar mesmo com o desgaste das olheiras e remelas. Respiro aliviada e mesmo distante de Deus eu sinto que ele abençoa tudo aquilo."
Ela lia muito, e quando contava uma história nunca sabia ao certo onde a teria lido, às vezes não sabia sequer se a tinha vivido e não lido.
A história não é mais do que a narração dos esforços empregados pelo homem para edificar um ideal e destrui-lo em seguida, quando, tendo-o atingido, descobre a sua fragilidade.
A história é, antes de tudo, um divertimento: o historiador sempre escreveu por prazer e para dar prazer aos outros. Mas também é verdade que a história sempre desempenhou uma função ideológica, que foi variando ao longo dos tempos
A história mostra: grandes homens são, geralmente, homens maus. E isto nos faz ver que eles não eram tão grandes assim...
O homem tem escrito sua história em linhas virtuais
que não são capazes de resistirem sequer ao fogo
e em breve poderemos ter uma humanidade sem passado
- e o que é pior: sem futuro...
"Ele é só um cara. E não a sua vida. E não todos os dias da sua história. E não todas as suas lágrimas juntas em um único sábado solitário. Ele não é o destino. É um cara. Existem muitos destinos. E quer mesmo saber? É um cara como todos os outros caras. Esse que te perguntou as horas no meio da rua podia ter sido ele e você nem ligou. O mendigo, o ginecologista e até o padre. Ele estava ali o tempo todo. E ele não estava. Ele é só um deles. Vários. Uma legião. E ninguém. Ele é só um cara que mal sabe escolher os próprios perfumes. Não sabe que nome daria a um filho. Ele é só um cara perdido como muitos outros caras que você encontrou. E perdeu. Ele é só um cara e você já esqueceu outros caras antes."
Será essa história um dia o meu coágulo? Que sei eu. Se há veracidade nela – e é claro que a história é verdadeira embora inventada – que cada um a reconheça em si mesmo porque todos nós somos um e quem não tem pobreza de dinheiro tem pobreza de espírito ou saudade por lhe faltar coisa mais preciosa que ouro – existe a quem falte o delicado essencial.
Achei graça na história do seu contínuo dar meu nome à filha... Que tola “heroína” eu sou! Enfim, o que vale é que é um nome normal.
Choveu demais, esfriou. Mas deve haver algum jeito exato de contar essa história que começa e não sei se termina ou continua assim: Sonhei que você sonhava comigo. Ou foi o contrário? Seja como for, pouco importa: não me desperte, por favor, não te desperto.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp