Habilidade
"Para liderar o outro com excelência, faz-se necessário a habilidade de controlar suas próprias emoções."
Uma habilidade importante é a disposição para entender e acompanhar o desenvolvimento pedagógico e saber agir na superação coletiva das dificuldades, construindo uma comunidade de aprendizagem que favoreça o sucesso escolar de todos os envolvidos. Para isso faz-se necessário estar instrumentalizado, se conhecedor das legislações que embasam o ensino público.
A boa escrita não é bem sucedida ou fracassada na sua habilidade de persuadir. Ela é bem sucedida ou ela falha na habilidade de envolver você, de fazer você pensar, para lhe dar um olhar sobre a cabeça dessa pessoa.
A virtude de uma mulher não está apenas em sua formosura, mas sim na sua habilidade de fazer um homem feliz.
Ser poeta não é só fazer versos, rimas e ter habilidade com as palavras. Ser poeta é transpirar a musicalidade, sentir a harmonia das palavras com o amor que encanta e conduz aos versos, que juntos formam uma trilha onde a realidade pega carona para o mundo dos sonhos. A poesia é lugar de expor sentimentos e pensamentos sensíveis e complexos, simples e racionais. Ser poeta é ser indescritível, ser poeta é ser feliz.
Sensibilidade é a habilidade da alma em ver, sentir e ouvir tudo numa profundidade que só ela consegue.
Fazer poesia não exige técnica, conhecimento, nem habilidade, exige dom. E dom é um talento nato que só o tem quem nasceu com ele.
MEIAS VERDADES
A habilidade da mentira
aquecida em meias verdades
calça falsos argumentos...
Perfaz pegadas astutas
em marcas da traição
no sentimento pisoteado
de quem manteve os pés descalços
em passos de ilusão.
"Eu sei que você não compreende. A compreensão exige habilidade intelectual. E ter a capacidade de entender o significado de algo e interpretar uma atitude de outra pessoa é muito difícil mesmo. Reter pela inteligência exige faculdade.
Relaxa, eu compreendo."
Sucesso tem a ver com a realização de algo, portanto, o segredo para ser bem sucedido é a habilidade de dominar os elementos necessários para tal. O segredo para ser bem sucedido, portanto, varia de acordo com seu objetivo.
Até as coisas ruins podem ser usadas a seu favor e aprendizado, é uma habilidade que poucos dominam. Porém alguns parecem que já nasceram sabendo só se lamentar e usar tudo contra si mesmo.
Quem corre desenvolve uma habilidade em conhecer seu corpo e mente, percebe a conexão existente entre um e outro e descobre que a mente se sobrepõe ao corpo, quando as pernas cansam a mente continua sua corrida.
A vocação é ter a habilidade, propensão, gosto, talento natural para algo e é ter certeza da profissão que você escolhe para seu futuro. Porém, nem sempre vocação e sucesso profissional estão ligados, pois, às vezes as pessoas tem o sucesso profissional e não fazem o que gostam, a sua vocação e às vezes fazem o que gostam, sua vocação, mas não tem ou não conseguem atingir o sucesso profissional. Os dois nem sempre caminham juntos. Além disso, nem todos tem facilidade em descobrir a sua vocação, muitos não tem consciência dela.
O sucesso profissional necessita compromisso, dedicação, vontade, tempo e seguir algumas etapas: a primeira é a escolha da vocação; a segunda é a capacitação, qualificação e se destacar no mercado de trabalho; a terceira é a plena satisfação com a carreira que escolheu e; a quarta é o reconhecimento do seu esforço, do seu trabalho, da sua competência, o sucesso profissional.
Entretanto, por algumas questões a vocação e o sucesso profissional tornam-se inalcançáveis. Dentre elas estão: escolha errada de vocação, questões financeiras, falta de tempo para se dedicar, etc. É nesse momento que muitos percebem que na disputa entre exercer e sonhar em exercer a sua vocação, tudo fica apenas em sonho, incapaz de se realizar.
Nossos olhos tem uma habilidade absurda para enxergar os deslizes alheios e apontar erros. Nós só enxergamos o que nós estamos VENDO, não é mesmo?
O que nós NÃO vemos é que, por trás de cada erro, de cada falta, de cada deslize, existe uma pessoa, cujo coração e mente nós desconhecemos. Dificilmente nós buscamos saber em quais circunstâncias a pessoa errou, não sabemos quais são as dificuldades que ela enfrenta diariamente e, muito menos, COMO ela lida com as duas dificuldades. Será que ela tem alguém com quem conversar? Será que ela sofre abusos? Isso nós não vemos.
Quando Jesus estendeu as mãos à mulher adúltera, ele sabia que ela estava errada, e ela também sabia. E, reunidos em volta da mulher, havia um grupo de pessoas ansiosas por fazerem justiça com as próprias mãos. Pessoas que estavam vendo apenas o ERRO e que não tinham autoridade moral para fazerem qualquer julgamento, visto que elas mesmas também erravam.
Jesus tinha autoridade moral para tacar quantas pedras quisesse na mulher. E, se o fizesse, estaria amparado pela lei dos homens. Mas, em vez disso, ele estendeu às mãos à mulher e disse-lhe apenas que, daquele dia em diante, não tornasse a errar. Esta é a lei de Deus. A Lei que não condena ninguém eternamente e que dá a todos a oportunidade de reparar seus atos a partir da adoção de novas posturas.
Façamos este exercício, amigos: Deixemos a tarefa de julgar e condenar para Deus. A nós, cabe a tarefa de estender as mãos àqueles que caem e de buscarmos, acima de tudo, corrigirmos os nossos próprios erros.
