Guimaraes Rosa a Menina de La
"Ninguém mais inventa a roda, contudo há muito espaço para reinventá-la. Desde a mera crença em alguma observação (Doxa), até mesmo a comprovação do senso comum, sem embasamento científico (Epistemologia), poderemos chegar a descobrir muitas coisas pelo acaso, como já anteriormente ocorreu, por conseguinte faremos o seu estudo científico. Que tal um mundo mais prático e mesmo gramático (dramático)". (NUNES, David Tobias. 2022)
Lá se foi primeiro de janeiro
Final de tarde
Ao som de um violeiro
O coração canta
Chega chora
Junto com a viola
Com a fé
De que tudo se renova
Na espera da vida nova
Começa a escurecer
O cheiro de grama
O cheiro de terra
O som da cigarra
Sim, é como me lembrava
Lá se foi 1° de janeiro
E anseio pela estrada
Que me traz para ca
Tudo de novo vai começar
E a estrada pra casa
Ela também vai me levar.
Luz é o Senhor
Luz é o Senhor que ilumina os caminhos.
Lâmpada aos pés, que guia os passos.
Lamparina na escuridão tirando embaraços.
Sempre iluminando perante a solidão.
Clareia o percurso cheio de percalços.
Dissipa as trevas do coração.
Luz da minha vida, luz que mostra saída.
A tua retidão é um paladar doce e claro.
Tua justiça é mistério raro.
Com fé achamos alternativa.
Os segredos mais importantes da lei.
Que o entendimento renovado, seja segundo ao do rei.
Fé, misericórdia, justos caminhos a buscar.
Primícias sem omitir, primícias em ofertar.
Que seja o coração na tua direção.
Onde tu iluminas ali quero estar.
De verdade e coração confesso.
Humildemente peço.
Adorne, contorne, insere tua unção a orientar.
Não aparte de mim teu Espírito Consolador.
Mostre e condicione, auxilie e capacite.
De forma a viver que exercite.
Seguir te, aprender de ti e ser adorador.
Giovane Silva Santos.
26/10/2022 22:24hs
O pôr do sol sempre estará lá esperando por você, contempla, respira, sinta, deixa fluir, se energiza, mergulhe nas partículas de luz deste momento mágico e só agradeça!
A essência é como fogo, necessária... mas cuidado ao não alimenta-la, assim como o fogo, ela apaga.
A Praia...
A praia se resume no meu trabalho, é lá que me recolho na alegria que eu espalho...A praia é envolvente, fica mais bonita na lua cheia, parece até um tapete resplandecente, que Deus criou prá gente .. É no meio dessa alegoria simétrica de boniteza que ganho a vida de fato, mas também é nela que descarrego a tristeza, e onde as mágoas eu mato... A praia purifica todos os dias minha alma, meu corpo... A praia é um sonho, no qual. eu sonho de dentro prá fora, e de fora prá dentro. A praia é tudo prá mim... O Surf Salva!!
Alde Vieira
parece que o amor já estava lá, esperando por mim veio tocando como um sino e causando mudanças dentro de mim.
A escola é o lugar onde a vida acontece e lá é imprescindível que a leitura seja colocada em lugar de destaque.
Graça -
Mal o dia anoitecia na cidade
lá ia a Graça tão formosa como a Lua
era a fadista do bairro da saudade
e caminhando ia cantando pela rua.
Era bonito o seu andar de moça nova
pelas ruas da cidade de Lisboa
tinha no xaile o encarnado d'uma rosa
diziam ser o Rouxinol da Madragoa.
E numa aurora ao romper de muitas flores
o Sol nasceu e deu à Graça, longo beijo
o azul do Céu foi rasgado por mil cores
e ali ficou como Lisboa à beira Tejo.
Ridicularizar a mulher é o modo que o machismo tem de invisibiliza-la na história.
Maria Madalena, que seria uma personagem incrível foi reduzida a pecadora. De lá pra cá, eles querem reduzir toda mulher empoderada à uma Madalena arrependida.
Nossa alma é bem mais profunda do que se pode imaginar.
Não será na superfície que encontra-la-á;
Superficialidade apodrece.
Alma permanece!
Aprimorar a paciência e utilizá-la nas situações em que nada podemos fazer para mudá-las, traz paz e tranquilidade para a nossa vida.
Se soubermos bem vive-la, certamente
faremos da vida uma terna e eterna poesia...
A VIDA PODE SER UMA POESIA...
Marcial Salaverry
A vida pode não ser feita de fantasias,
mas sempre cabem bem contos e poesias...
Assim, entre contos e poesias,
melhor será a poesia,
onde o coração do poeta
viaja e vive lindos momentos de amor,
sempre tendo a vida e o amor
deliciosamente a seu dispor...
Assim, usa sua alma e seu coração
para dar à vida mais emoção..
Assim são os poetas,
que fazem desta emoção
seu viver de amor.
Viver com amor no coração,
passando sempre uma doce emoção,
com aquela gostosa sensação,
de ter felicidade ao alcance da mão,
sempre fazendo poesias na vida,
e da vida uma terna e eterna poesia...
Bom... Vamos lá né.
Hora de passar mais uma noite e madrugada em claro ouvindo música e criando uma nova vida em sua própria mente ao em vês de viver, sair e se divertir pq tem insegurança e falta de vontade até mesmo para se alegrar e desânimo suficiente pra afastar qualquer coisa, pessoa, oportunidade, bons pensamentos e prosperidade para perto de você.
Já parou para pensar em como você vai se relembrar do presente, quando ele já for passado, lá no futuro? Vão ser lembranças boas ou lembranças que você prefere esconder nas profundezas do seu inconsciente até que não seja mais possível?
Quando se tenta convencer uma pessoa teimosa, as chances de não convencê-la, bem como as de sair do diálogo de maneira pior do que entrou é um fato.
Nossa imaginação sempre trabalha para nós...
Basta sabermos aproveitá-la...
Podemos imaginar que a pandemia acabou...
Mas vamos encarar a realidade, e continuar
tomando os cuidados necessários...
Osculos e amplexos,
Marcial
A IMAGINAÇÃO PODE E DEVE SER BEM USADA
Marcial Salaverry
É fato provado e comprovado, o que uma exata e iniludível verdade nos diz, ou seja, com plena e total certeza, nossa vida é movida e motivada pela imaginação. Desde crianças sempre nos deixamos levar pelo imaginário, fazendo viagens inacreditáveis, vivendo aventuras incríveis. Quem entre nós nunca se viu na pele dos heróis de nossa infância? Não fechou os olhos, e viu-se em meio à floresta africana, como êmulo do Tarzan? Ou em fantásticas aventuras espaciais como “dublê” de Flash Gordon? Ou então vivendo incríveis romances com artistas de preferência? (a minha favorita foi Arlene Dahl, e cada qual que eleja a sua ou o seu artista que foi dona (o) de seus sonhos infantis ou juvenis).
Depois, sempre nos guiamos pela imaginação, que sempre nos faz criar situações que desejamos sejam reais. E nessa impossibilidade, apelamos para a imaginação, pois não custa sonhar, uma vez que é fácil entender que nossa imaginação pode nos levar a qualquer parte, quando e como quisermos, apenas movimentando nossa mente, que tem plena e total capacidade de criar situações, de nos fazer levitar e voar, levando-nos para onde desejamos ir. Nossa mente também comanda nossos sentimentos, que é algo que devemos saber bem controlar, e não permitir que ninguém possa faze-lo, pois eles são nossos, algo como propriedade exclusiva, eles comandam nossa vida, portanto devemos saber controlá-los. Assim, parece que o ideal é deixar a emoção nos levar, o barquinho da vida que nos leve, enfunando as velas com a brisa, até onde nossa imaginação nos levar, mas devemos manter os pés no chão...
Realmente crianças, a imaginação por vezes nos faz enveredar por caminhos perigosos, meio fora da realidade, ou então nos conduz para grandes realizações, cumprindo as metas imaginadas e aneladas, e assim, tudo aquilo que fazemos, deve primeiro ser imaginado, depois, “visualizado”, e então executado. Se obteremos resultados práticos ou não, tudo depende de como nosso imaginativo se enquadra na realidade. Por vezes são tão fora de um contexto prático, que se tornam inexequíveis.
São resultados imaginados, que poderão ser apenas irreais, porém, se transformados em realidade, poderão ter péssimas consequencias se forem mal executados ou mal planejados. Então sempre será necessário “puxar” nossos sonhos do espaço, para a terra, estudando-os bem, pois “na prática, a teoria sempre é outra...”
Precisamos saber se são sonhos apenas, ou sonhos efetivos. Pois se efetivados, são sonhos que poderão nos trazer felicidade, ou que poderão transformar-se em pesadelo, dependendo de como soubermos trabalhar nossa imaginação. E é exatamente nisso que está o gosto da vida, em sua imponderabilidade, no uso que soubermos dar ao nosso livre arbítrio.
É muito válido seguir nossos impulsos, nossos sonhos, entregarmo-nos ao imaginário, mas sempre deveremos ter os pés no chão, para que ele não nos falte caso nossa imaginação tenha sido fértil demais.
Já em questões de amor, nem sempre se pode usar apenas o bom senso e o sentido real da vida, eis que a imaginação e a fantasia sempre acabam dominando, tornando os amores mais reais, à medida que a irrealidade nos leva a incríveis devaneios. Na realidade, podemos dizer que um amor vivido com muito bom senso, dentro dos chamados limites reais, será um “amorno”, faltando-lhe o calor que vem através da imaginação, daquilo que idealizamos, do imponderável que existe no amor, e assim, podendo transportar o imaginário para o real, teremos um amor muito bem vivido. Contudo, se bloquearmos a imaginação, vivendo apenas no real, poderemos ter então o “amorno”, que pode e deve ser muito bem vivido, dentro da realidade da vida...
Para citar um bom exemplo de imaginação, estou imaginando agora um lindo por do sol, onde, juntos, poderemos agradecer ao Amigão por termos tido UM LINDO DIA, que certamente, imaginamos repeti-lo amanhã. Vamos nessa?????
Estamos no meio dessa guerra. Minha família está em algum lugar e eu vou encontrá-la. Custe o que custar.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp