Grosseria
Parece que mesmo com toda a sua grosseria e ignorância, eu continuo me apaixonando mais e mais por você, de um amor sem limites, que me invade de uma maneira incontrolável, que eu realmente não resisto
E não sou todo tempo delicada
Também tenho meus surtos de grosseria
Que não me deixam parecer tão babaca... Será???
Acredite ninguém precisa realmente da sua grosseria, a menos que queira ver ofuscado o que há de melhor em você.
GROSSERIA NÃO É FRANQUEZA
À franqueza destrambelhada, que julga e condena sem o menor jeito - e por isso fere a tudo e todos -, prefiro aquela falsidade criteriosa, desgrudada e sutil.
É que o franco destrambelhado não tem ética; noção de hora, contexto e lugar. Além do mais, é franco apenas com os outros. Consigo próprio é falso, ao fazer apologia de sua maior virtude, a franqueza - que no fundo é seu maior defeito - e se orgulhar dos constrangimentos que gera em derredor.
Quanto ao falso criterioso, este pelo menos age de modo a não melindrar o próximo. Só o distante, que não tem como ser melindrado, justo por estar distante. Ter critério não lhe permite ser inconveniente, além de forçá-lo a ser bem educado; cuidadoso com gestos e palavras; discreto com tudo e todos sobre o que sente por esta ou aquela pessoa, pois sabe das saias justas que poderia sofrer por causa das línguas-de-trapo que o rodeiam, inclusive as dos francos destrambelhados, invariavelmente a postos e atentos.
Ao contrário do franco em questão, o falso criterioso - profundo conhecedor da própria falsidade - só é falso com os outros. Consigo mesmo é franco, pois reconhece que não saberia ser claro, direto e contundente sem se tornar um franco destrambelhado... Seu antônimo natural.
Em outras palavras, qualquer extremo é inconveniente; muitas vezes perigoso. Se acho que a falsidade sempre será uma praga, também não me deixo iludir por por aqueles que vivem armados de grosseria, intransigência e suas velhas certezas fora de validade, há muito mofadas, em nome da franqueza.
Eis a minha franqueza. Talvez, para muitos, com ares de falsidade, porque não a imponho. É que se trata de uma franqueza que tenta ser criteriosa e sutil.
O silêncio é a sabedoria de poucos. Sinceridade e grosseria não são sinônimos. Não perca as oportunidades de simplesmente ficar calado.
Tem gente que é bobinha, não reage a grosserias, engole tudo, sapos, vacas e jumentos, chora trancado no quarto, cria mágoas infinitas, deixa feridas abertas. Fico pensando nessas pessoas que preferem se mutilar do que se impor, dizer que não gostou, pedir e exigir respeito.
Eu era assim, e o pior eu me impunha dentro de casa e apanhava na rua. Deixa eu me explicar: em casa eu era a rebelde, a que não aceitava desaforo, a bateu-levou. Na rua eu era a engolidora de sapos, aquela que podem aprontar tudo sem consequências nenhuma.
Um belo dia parei para refletir: ué tem alguma coisa errada, tá tudo errado, para e muda tudo. Eu agredia com palavras, atos e ações quem eu mais amava, meu pais, meus irmãos, meu namorado e era mil vezes tolerante e ou engolia choro com estranhos. Hum! Cuméquié? Me interna. Daí veio a ideia mágica de filosofias aprendidas por aí de que só fazem com a gente o que a gente permite. E não é que isso é a mais pura verdade. Essa informação é tão preciosa que poderia ser patenteada e vendida.
Com base em tudo que você aprende na marra e sem nenhuma facilidade você acha muito justo mudar. Ou você fica mais tolerante com os seus e com o mundo e pratica técnicas budistas, ou você manda a bruxinha fabricar um certo pozinho de agressividade para que você possa dar medo em certo alguém partindo do pressuposto que remédio para louco é um louco e meio.
Seja mais amável com o seu próximo, seja mais amável com quem te ama e dá a vida por ti. Seja mais tolerante com as pessoas ao redor, a vida vai te recompensar, mas se você ficar triste ou revoltada ou sentindo necessidade de se impor, se imponha com qualquer um. Não agrade os de fora e desagrade os de dentro, os de perto. Seja você em qualquer circunstância. Não poupe desconhecidos agressivos que se fazem de sinceros para te humilhar.
O problema é que eu tinha medo de sair da rotina , aí fui me acostumando com aquelas grosserias , aquelas palavras que magoavam … eu fui deixando que ele me destruísse aos poucos … mas eu vinha pedindo muito a Deus que me ajudasse ou me mostrasse um caminho .. até que cheguei a fazer uma besteira ,MAS FOI A BESTEIRA QUE ME ACORDOU PRA VIDA .. hoje me sinto em !plena alegria! , CLARO que alguns momentos me lembro ,mas aí me vem a lembrança que eu não queria ter que é aquela em que ele deveria ter estado ao meu lado e não esteve … Hoje sou !grata! a minha família♥ e amigos♥ que estavam do meu lado e me !REERGUERAM! … sou grata por não terem me abandonado depois de tudo . O verdadeiro amor está naqueles que te acompanham, que fariam o possível e iriam tentar o impossível tb para me ver bem … Hoje eu digo com toda a certeza ME SINTO LIVRE … ME SINTO UMA PESSOA NORMAL vivendo momentos de alegria ao lado de pessoas que me fazem um bem enorme e que vou cultivar com o maior carinho … sim eu quero amar de novo ,mas quero amar e ser amada com sinceridade, atenção e sem mendigar carinho ,sem mendigar nada … apenas compartilhar … que o que está vindo seja bom.. e que se não durar tudo bem ,porque hoje aprendi o que realmente vale a pena .. e que seja eterno enquanto dure porque o que me fizer bem independente do tempo eu vou deixar guardado ;)
Caminho pela vida
Conselhos, acolho
Críticas, analiso
Grosseria, ignoro
E assim sigo o caminho
o belo, olho
o silêncio, ouço
a paz, sinto
Em certos momentos paro
equilíbrio, busco
da violência, fujo
de amor, vivo
Cometemos atrocidades, crueldades, grosserias, selvagerias, barbaridades..., somos frios, parciais e sempre procuramos justificativas falsas e sobrenaturais para todo nosso mau e ignorância interior.
SUBLIMAÇÃO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Apenas duas razões me calam perante uma grosseria, um escárnio, talvez uma desfeita. A primeira é uma indiferença tão profunda, que me dá preguiça de reagir. A outra, é uma espécie altruísmo baseado no afeto piedoso que reconhece a infelicidade à minha frente.
Se eu fosse uma das pessoas que me ofendem ou destratam, não ficaria satisfeito com o meu silêncio; minha passividade. Ao invés disso, ficaria profundamente frustrado, complexado e constrangido.
Não confunda dizer a verdade, com grosseria, e nem grosseria com falsidade, pois o primeiro consiste em dar a sua opinião dentro de uma margem de respeitabilidade (e maturidade), ao passo que o segundo consiste em impor a verdade com uma certa acidez e um tom ofensivo nas palavras e por derradeiro, a falsidade consiste em fantasiar a real opinião com uma máscara, criando em seu interlocutor uma falsa percepção da realidade. [MOURÃO, Natália Lemos]
Tudo se desvia para o desdém, o cotidiano aliado a grosseria quer destruir o que me tornei. Aquele lugarzinho escondido do medo, não é mais páreo para tamanha figuração. Amar o tempo todo é tão cansativo, porém bonito. Ah, você que é bonito. Me diz o que eu não daria para cansar de você? Lendo as cartas que você jamais mandou, eu entendo que as palavras ternas são só minhas. Esse nada, vai sempre me assombrar...
Ao falar com o Quark:
- Que grosseria a minha, não considerar o efeito que a destruição do meu planeta vai causar em seu negócio. Devem ser tempos difíceis para você.
Ao falar com Goul Dukat:
- E... naturalmente, sua lealdade é alicerçada em seu patriotismo.
A delicadeza ou a grosseria nas nossas ações, palavras e gestos, exteriorizam o que na realidade somos.
Quando o que fazemos e pensamos estão sempre ligados a algo destrutivo e pesado, é bom que examinemos dentro de nós o porquê deste comportamento, onde está machucado e doendo em nós e que seja preciso curar.
O sofrimento muitas vezes é fruto de escolhas erradas que fazemos e insistimos continuar errando, seja por acomodação ou por ego. Mas há uma hora que precisamos romper estes elos e reagir. E reagir é sair da zona de conforto e desequilíbrio, sando fora do círculo.
Se já conseguimos detectar o que está errado, é hora de pedir ajuda.
E pedir ajuda é um ato de humildade que iluminará o início da caminhada.
Ore, confie em DEUS, confie em Jesus.
Faças decretos, use o poder dos 7 Raios, o poder do amor, do perdão e da gratidão.
Encontre em você em oásis com águas cristalinas e árvores frutíferas.
E positivamente, tenha na mente e no coração que nada que não seja divino perdura uma vida, pois o filho de DEUS já nasce abençoado.
Nos perdemos um pouco pelos caminhos da vida, mas sempre haverá um atalho que nos trará novamente à luz do Cristo.
Amém.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp