Grandes poesias sobre Vida
A vida apresenta encruzilhadas. Em dias de chuva, não se sabe qual caminho seguir. Talvez o mais seguro fosse o melhor. Acabar com toda a angústia, a dor, a inevitabilidade da vida.
Quem sabe, o amanhã incerto seja como o vento dos dias mais frios, nos levando e arrastando contra a maré. Talvez me afogue nesse mar, buscando me salvar. Talvez deva apenas me afogar.
- Marcela Lobato
Sou barco sem rumo
Sempre a deriva
Pela tempestade de tua vida na minha,
Vento forte, devastador...
Vento das paixões tardias...
Por que de mim então fugías?
A ave alba dos meus sonhos
Deu- me adeus e foi embora
Chuva sempre mansa e constante
Coração derrete, amolece e esvazia
Na busca incessante dessa hegemonia
Na prática da louca fantasia
Que consome e incendeia
Mas que sublima e desfolha
Eterna noite chuvosa..
Que transborda o coração
Sossega essa alma lânguida...
Que a paz somente quer ter.
A vida não é um rascunho que podemos passar a limpo mais tarde; o brilho está justamente em abraçar o caos, aprender com os erros e entender que cada tropeço é, na verdade, o ensaio para o seu próximo grande salto
Lembre-se: O tempo não espera pela sua perfeição, ele celebra a sua coragem de continuar tentando.
O que nos prepara para a vida não são os diplomas que conquistamos...“mas as escolhas que fazemos”.
—Onaile A Prudent (Bigorna)
"Uma vez, um ex me disse que eu era a pior decepção da vida dele. Foi aí que eu percebi que ele não tinha nada de bom para oferecer. Para algumas pessoas você será tudo, mas para outras, será apenas uma decepção."
- Vanessa Costa Lima
Luz que nos guia!
Que a luz seja vosso guia, na estrada da vida, na qual você caminha, e seja você um espelho, a refletir a outros que na dificuldade, se servem da mesma, tornando vossa jornada gloriosa a onde o amor ao próximo os abençoa
“ A cada dia se renova mais uma pagina em nossa vida, na qual pode ser escrita com boas intenções, ações e reflexões.
O bem viver, estará condicionado a nossas escolhas diárias.
Cometi muitos erros ao longo da vida, mas de longe, o maior foi me apaixonar pela pessoa que eu deveria ter percebido que jamais seria "minha".
O segundo maior erro eu cometo até hoje; não consigo esquecê-la, apesar de respeitar sua decisão.
Tem uma armadilha silenciosa na ideia de “facilitar tudo”.
A gente passa a vida tentando tirar as pedras do caminho — evitar dor, erro, demora, desconforto. Mas, sem perceber, ao fazer isso, também apagamos aquilo que dava forma à nossa própria jornada.
As pedras não são desvios. São parte do percurso. São elas que exigem pausa, decisão, coragem. São elas que transformam quem caminha.
Quando tudo é liso, rápido e sem atrito… você até chega. Mas chega sem história, sem aprendizado, sem profundidade.
Porque o caminho nunca foi só sobre chegar. É sobre quem você se torna enquanto atravessa.
Passar a vida tentando caber tem um custo silencioso.
Aos poucos, você aprende a se ajustar, a evitar excessos, a calibrar quem é para não desagradar, não perder, não sair do lugar.
Mas, nesse movimento constante de adaptação, algo essencial vai ficando para trás.
Habitar é outra coisa. É estar na própria vida sem se editar o tempo todo. É reconhecer limites sem tratá-los como falha. É sustentar a própria presença, mesmo quando ela não é confortável para o outro.
Nem todo vínculo acolhe quem você é de verdade. Alguns só funcionam enquanto você se reduz. E é aí que algo precisa ser visto.
Porque existir de forma inteira exige escolha. Nem sempre fácil, nem sempre imediata, mas necessária.
No fim, a pergunta não é onde você cabe. É onde você pode, de fato, estar.
Nem todo vínculo é amor, mesmo quando parece.
Se para manter alguém na sua vida você precisa se diminuir, ceder o tempo todo ou abrir mão de quem você é, isso não é troca. É ajuste unilateral.
Amor não exige que você se abandone para caber. Não pede silêncio onde deveria haver verdade. Não condiciona afeto à sua renúncia constante.
Quando o “ficar” depende sempre de você ceder, o que existe não é vínculo saudável. É dependência emocional com aparência de amor.
E dependência cobra. Cobra em forma de cansaço, perda de identidade, insegurança e vazio.
Amar não deveria custar a si mesmo.
Relacionamentos saudáveis têm espaço para dois inteiros, não para um que se molda e outro que apenas recebe.
No fim, não é sobre manter alguém a qualquer preço. É sobre não se perder no processo.
Entendo que a vida
Escapa entre os dedos
Como água, bebo
Como carne, sangro
Em ciclo me concebo
Elétricamente autônomo
Geneticamente indivíduo
Lá se vai mais uma parte
Parte pra longe vida de
Sóis que brilham distante
Brilham ambos de vididos
Mesmo sol será
Na será denovo
Talvez gema de âmbar
Talvez gema de ovo...
Sobre Maravilhosas Memórias:
A vida me ensinou, as duras penas, que a felicidade não se busca, ela vem até nós. Só que pegos de surpresa, não compreendemos esse momento, e subitamente a felicidade se vai, e só anos depois compreendemos o que de fato se foi.
Para bordar meu retrato usei retalhos da vida e uma linha chamada recomeço.
Fiz em preto e branco.
Para cada dia darei um colorido novo..
Da série "eu nem queria, mas a vida ensinou": Empatia se tornou umadas habilidades (soft skills) mais raras em
uma sociedade que vive através de avatares" em um metaverso" de aparências Ø e ilusões, conhecidas como "rede social"
A dor é uma constante lembrança de algo que insistimos em querer esquecer: a vida é dura, cíclica, complexa e incerta.
Caminharei por suas flores e espinhos.
A dor está sempre presente. Ainda que algumas coisas melhorem, aparentemente outras permanecerão como estão.
Levo em consideração dados, fatos que sempre acontecem e se repetem. Ainda que eu seja tentado a acreditar de uma maneira diferente.
Por isso, não devo fugir dela. Se está sempre presente, o único caminho é ter que passar por ela, senti-la, sofrê-la.
O ambiente contribui significativamente para a sua atenuação ou aumento.
Só posso ir até onde sei.
Descansar, respirar.
Não vale mais a pena gastar energia mental se eu já entendi como a vida funciona.
A vida é observar o mundo,
por mais ou menos tempo...
É igual executar uma quantidade
maior ou menor de ações e acontecimentos...
O des-fecho é o mesmo...
Tua dissolução: cádaver e fumaça...
Adeus Deus...
Muitas das situações da vida exigem saber que existe um tempo, entre o plantar e o colher!
No mundo corporativo esse saber é muito e, intencionalmente, esquecido!
Isso vem gerando grandes desequilíbrios nas pessoas e, consequentemente, nas próprias organizações.
Incrível notar que mesmo com a imensa quantidade de novos conhecimentos humanos, e novos conhecimentos sobre o ser humano, a utilização prática desses conhecimentos ainda seja mínima!
"A inteligência ficou "cega" de tanta informação!"
Cada dificuldade, cada sofrimento, cada perda que acontece em nossa vida São degraus de uma extensa escada de aprendizado e de crescimento, estamos subindo! Porém, se não houver fé, todas essas situações sempre parecerão apenas descidas e retrocessos.
Tenha fé!
