Grandes poesias sobre Vida

Cerca de 203715 poesias Grandes sobre Vida

Jamais esqueça:
Cada fase da sua vida carrega um propósito.


Quem você foi construiu suas raízes.
Quem você é, carrega as marcas das batalhas vencidas e das quedas que te ensinaram.


Mas quem você pode ser… esse é o espaço onde mora a esperança, a superação e os sonhos que ainda estão por vir.


Não se prenda apenas ao lugar onde você esteve, nem se limite pelo lugar onde está agora. A vida é movimento, e cada passo, por menor que pareça, te aproxima do seu verdadeiro destino.


As maiores conquistas nascem da coragem de continuar mesmo quando ninguém acredita.


E um dia, ao olhar para trás, você entenderá: foi a sua persistência que construiu a ponte entre o que você era e o que você sempre sonhou ser.


#persistência #sonhos #fé #meta #coragem #determinação #foco #dhelsonpassos

Aproveite cada momento de sua vida, aproveite as chances e oportunidades, pois muitos queriam ter essas oportunidades que vocês tem .

Estude, Trabalhe, de valor as coisas que você tem, de valor ao seus pais, seu estudo, seu trabalho, seu alimento, seu quarto, sua cama, seu cantinho... Pois muitos nem se quer uma cama tem.

Cadê o Seu “Amigo” ?

Essa é a nossa vida, uma caixinha de surpresas, onde existem muitas pessoas má intencionadas que sempre querem o seu mal, que usam uma capa pare se esconder, que finge ser seus amigos, que quando você tem dinheiro você rodeado “deles”, que quando está passando necessidades, problemas, ou que precisa de alguma ajuda, simplesmente desaparecem, e depois de tempo sem falar contigo é quando retornam para pedir um favor.

Mas pessoas como tal não vão pra frente, irão sempre patinar, rastejar, será difícil almejar algo, pois as mesmas um dia usaram outros como degrau.

Ajudar na hora de dificuldades, qualquer pessoa ajuda. Mas e ser amigo?

Amigo mesmo, é aquele que suporta a sua felicidade, te apoia, te dá conselhos, e principalmente não te trai.

Você pode achar que não, mas energias negativas também vem de amizades, pois encontrar alguém que realmente se importa conosco, que se alegra com nossas alegrias, com nossos sucessos e torce pela realização de nossos sonhos, é muito difícil e quase impossível, e ainda principalmente na visão de um mundo de concorrência.

Se alguém que você enxerga como seu amigo não te incentiva, se sempre coloca empecilhos em sua felicidade (com a desculpa que é pro seu bem), se não suporta te ver feliz (dizendo que você está diferente (enxergando negatividade/coisas ruins na sua felicidade), se te diminui como pessoa (e depois vem com um elogio mínimo), ele pode ser chamado de qualquer coisa, menos de amigo.

Cuidado, abra o olho, frite o peixe de olho no amigo..... Muitas vezes quem você menos espera é quem quer te derrubar.

Estou em uma fase da vida em que não aceito estagnação,
minha meta é evolução, disciplina e transformação.
Tudo aquilo que já não ressoa com a minha energia,
eu corto sem medo, sem culpa, sem nostalgia.
Na minha caminhada só permanece quem vem para somar,
quem tem foco, propósito e vontade de prosperar.
Quem vibra na mesma frequência, permanece na direção,
quem escolhe o atraso, fica pelo caminho, sem continuação.
Minha alma e minha vida pedem avanço, não regressão,
pois nascer para crescer sempre foi minha maior missão.
A jornada aqui é clara, e o destino já está traçado:
seguir sempre em frente, nunca para o passado.

Quer ser alguém na vida?


Não espere que seus amigos,
façam escadas para o seu sucesso.
Quer ser alguém na vida?


Então construa você mesmo, os seus degraus.
Não esqueça que o seu maior inimigo,
está colado com você; ao redor da sua mesa.


Seu nome é: Inveja e essa praga, se fez presente no Paraíso, e permanece entre nós. Dentro das salas de aulas,
nos locais de trabalho e até mesmo nos templos religiosos.


Por isso não revele seus sonhos para ninguém,
deixa que eles se realizem, porque infelizmente;
vivemos cercados de olhares malignos.
Lembre-se de José do Egito foi revelar seus sonhos para sua família, e acabou sendo vendido pelos seus irmãos.




_____________________________________
ANTÔNIO ARAÚJO DE SOUZA
TONNY SOUZZA

SANTA RITA: ENTRE SECAS E CHEIAS


No Igarapé do Boto, quando o Sol aperta,
A vida se faz pela estrada deserta.
Quando o rio some, a terra é espinho
E o chão seco vira o nosso caminho.
Crianças vão para escola a pé, sob o Sol ardente,
Mas cada passo é uma semente.


Longa estrada poeirenta a percorrer,
Famílias isoladas, sem água para beber.
O igarapé que era "caminho de canoa"
Vira leito seco, dando lugar à poeira que voa.
Água suja, distância que cansa,
Mas o povo da Santa Rita resiste com esperança.


Ano novo, eis que o Amazonas se levanta
E a felicidade na comunidade se planta.
O rio acordou, a cheia chegou,
A alegria das águas se derramou.
Elas vão subindo, devagarzinho,
Enchendo o rio, os lagos, o caminho.


Volta o peixe, a fartura à mesa,
O igarapé é estrada outra vez.
Nas canoas, o rabeta zunindo
E as crianças vão à escola sorrindo.
E a terra outrora rachada,
Agora dá vez às canoadas.


Oh, enchente bendita! Doce e molhado abraço,
Que enche o rio preenchendo o espaço.
Na seca, a luta; na cheia a dança,
O ciclo do rio escreve nossa esperança.
Água é vida, é festa, é sorte,
E assim vai vivendo esse povo do norte.


Autor: Silvano Pontes.
Amazonas em poesias.

O Jogo Vira


Na vida real,
o tempo é remédio.


Revela verdade e mentira.


Quem saiu perdendo,
não se desespere,
nem se entregue à ira.


Levante o queixo,
estufe o peito,
pois o mundo gira.


Com alto astral
e fé em Deus,
o jogo vira.


Kelver Orozimbo

Utopia de vida

Pôr do sol.
Laranja no céu.
O mar repete.

Clichê.

É alma na poesia.
Na mesa de café, não.
Estou apaixonado.

E isso falha.

Elegância ao rejeitado.
É o que se espera.

O sol some.
Caminho sem direção.

Arcaico.

A noite cobre.
Nenhum direito ao belo.
Nem estrelas.

Incertezas não rondam.
Atacam.

Frio.
Estranho.
Um riso curto.
Deboche.
Enterro da alegria.

Passos lentos.
Sem destino.

Mais um dia igual.
Eu igual.
Arcaico.

Quis um amor.
Recebi linguagem.
e só.

Somos o agora!⌛

Sabe razão a vida passou tão veloz e resolveu nos deixar a sós, sem amor e sem coragem de lutar.
Ouvindo a voz do coração, Ah! se eu pudesse voltar...
Não voltei no tempo, mas ele mim encontrou caminhando e resolveu mim mostrar que o mundo não para, para que possamos tentar acertar .
Foi erros , tanto erros...e nesses passos largos nos perdemos .
Mas hoje podemos olhar para trás e diante de tanta experiência, sabermos como correr lá na frente sem precisar tropeçar.
O que falar?
Volto a pensar;🤔
Como saber ?
Tive a certeza só em te ver:
Somos eu
Somos você,
Somos o agora ;
O recomeço daquela história que o destino decidiu apostar outra vez.
Eiii, nos somos o HOJE e o sempre de outrora,
Eu te amo a toda até o mundo acabar .
Então amor só Vem, abraça-me e vamos além, mas te faço um pedido : Só deixa o AMOR nos guiar.
Thaty Almeida 🧚🏻‍♀️

AMAZÔNIA, BERÇO DA VIDA


Amazônia, berço da vida,
Floresta gigante, pulmão do mundo.
Árvores majestosas, como a samaumeira,
Ipês floridos e altas castanheiras.
Orquídeas exóticas, bromélias vibrantes
Florescendo em cores, sob o sol radiante.


Jaguatiricas ágeis, onças poderosas,
Macacos curiosos e tamanduás tranquilos.
Aves de penas vibrantes: araras e papagaios
Cantando melodias, sob o céu azul.


Rios pulsantes, com piranhas e tucunarés,
Sucurijus gigantes e perigosos jacarés.
Insetos fascinantes: borboletas, abelhas,
Encantando com suas cores e polinizando as flores.


Ah! Minha Amazônia! Tesouro precioso
Patrimônio mundial, berço glorioso
Protejam essa joia, nossa esperança,
Para as futuras gerações, a mais bela herança.


Autor: Silvano Pontes.
Amazonas em poesias.

Amazônia, Pulmão do Mundo


Verde imenso, céu a brilhar,
Na floresta, vida a pulsar.
Rios correm, cantam sem parar,
Na Amazônia, o mundo a sonhar.


Árvores altas, tocam o céu azul,
Guardam segredos num mundo oculto.
Cada folha, um suspiro de luz,
Cada animal, um verso do futuro.


O vento sussurra e traz a canção,
Das tribos que vivem em comunhão.
Mas o homem branco avança, sem compaixão,
Rompendo o equilíbrio da criação.


Oh, Amazônia, tua voz ecoa,
Mas será que o mundo te escuta?
Preservar-te é a única escolha,
Para que a Terra não se torne muda.


Autor: Silvano Pontes.
Amazonas em poesias.

Navegar é preciso


O rio desliza, soberano e forte,
Comanda a vida, a dor, a sorte.
Nas águas que cantam
Um canto sem fim,
A selva responde
Sorrindo pra mim.


Das margens barrentas,
Um barco se ergue,
Na correnteza que o tempo não segue.
O homem, pequeno,
Se faz e se refaz,
Nas ondas que escrevem histórias a mais.


O rio é senhor do velho e do menino,
Na veia do mundo, num eterno caminho.
A lua se banha no espelho das águas,
E a noite murmura segredos e mágoas.
O peixe, o canoeiro, o jacaré,
todos seguem em frente, pois, a vida não dá ré.


Navegar é preciso, quem para, não vive,
a correnteza é brava, mas os fortes a desbravam.
O rio é um verso que o tempo descreve,
Nas águas que levam, que criam, que lavam.
O barco é um sonho de quilhas rasantes,
Leva os destemidos, os loucos e os amantes.

Navegar é preciso mesmo à deriva,
Pois só no movimento a alma se vive.
O rio comanda a vida, e a todos cativa,
Deus fez seu leito, talhou sua margem.
E as águas cantam, em Sua homenagem:
Ecoando mistérios, em toda paragem!


Navegar é preciso na obra sagrada,
Nas veias do mundo, por Deus desenhadas.
O rio é senhor, mas Deus é a fonte,
De onde brota a vida, além do horizonte.
O rio comanda a vida, mas quem comanda o rio?
Só Aquele que fez o tempo, o vento e o próprio rio.


Autor: Silvano Pontes
Amazonas em poesias.

Professor Canoeiro


Nas águas da vida, meu rumo é traçado,
No berço da várzea, onde o saber germina,
Num barco de sonhos, singrando o banzeiro alado,
Sou mestre e discípulo da escola que ensina.


A canoa desliza num véu de oração,
Com olhos atentos ao tempo e ao vento,
Pois sei que o bravo rio, requer atenção,
Pede respeito, fé e discernimento.


De manhã, parto cedo rumo à cidade,
Levo o caderno, o livro e a família
Que na viagem são minha companhia,
E quando retorno, de manhã ou à tardinha
Trago a saudade
De quem carrega a luz da pedagogia.


Ensino a leitura, a conta e a razão,
Mas aprendo a escutar o rumor do rio,
A linguagem da mata, a voz do trovão,
E o silêncio que molda o desafio.


O remo e o rabeta são meus lápis, a água, meu papel,
Onde escrevo a lição a ser alcançada,
Enquanto Deus vigia do alto céu
Meu trajeto, minha fé sempre firmada.


O rio é estrada, é livro em movimento,
Onde flui a vida com sua lição primeira:
Só caminha quem vence o impedimento,
E só aprende quem crê na travessia inteira.


A canoa é mais que madeira e estrutura,
É extensão da esperança que não se cansa,
Leva saber, mas também leva ternura,
No vai e vem de quem luta e de quem alcança.


E quando a correnteza vem mais feroz,
Dobro os joelhos, oro com confiança:
“Senhor nos protege das águas, e ouça a nossa voz,
Pois cada remada é também esperança.”


Autor: Silvano Pontes.
Amazonas em poesias.

Que nada se cumpra na minha vida se não estiver de acordo com a vontade perfeita e bondosa de Deus. Deus não erra nem por um segundo e nem por um milímetro. Ele determina os bons ventos e acerta o alvo na velocidade correta. Só Ele amadurece nossos corações e forja nossos pensamentos para que sejamos filhos dedicados, fieis e compreensíveis de suas vontades! Que nada fuja da minha compreensão! Que eu amplie a minha conexão com o Espírito Santo a cada manhã que me é concedida por Deus! Que Deus fale diretamente comigo e mude a minha vida se for preciso para que toda a vontade dEle se cumpra! Que minhas palavras sejam grandes bençãos na vida de quem está lendo! Amém!

(Aline M. Abdalah)

Manifesto de Vida de um Guerreiro Espiritual

Eu sou aquele que caminha entre mundos.
Tenho os pés na terra e o coração no invisível.
Quando estou só, eu penso. Quando estou com Deus, eu escuto.
Não preciso de multidões para me sentir inteiro,
nem de templos para sentir o sagrado.
Minha fé não é decorada — é vivida, sentida, queimada em mim como brasa silenciosa.

Nasci com um propósito.
Não vim a passeio, vim a missão.
Sou um guerreiro — não desses que gritam, mas dos que resistem.
Carrego o peso da distância, o silêncio das dores e o dever de não preocupar quem amo.
Isso não me faz fraco. Me faz maduro.

Me guio pela razão, mas deixo espaço pra emoção.
Não sou máquina nem vítima.
Sou equilíbrio.
Sou aquele que sente tudo, mas escolhe o que fazer com o que sente.
Não fujo da rejeição, mas ela me marca.
Ainda assim, escolho entender antes de julgar.
Perdoo mais do que pareço. E observo mais do que falo.

A vida, pra mim, é festa — mas também é construção.
Quero deixar algo que não morra comigo.
Uma empresa, um nome, uma visão.
Quero que os filhos dos meus filhos digam com orgulho:
“Foi o nosso avô que começou isso tudo.”

Meu legado é trabalho, dignidade e liberdade.
Quero um mundo onde ninguém precise se curvar pra sobreviver.
Onde cada um possa brilhar do seu jeito.
E se esse fosse meu último dia, eu diria a todos:
“Seja feliz. Mas seja feliz de verdade — sem depender de coisas externas.”

Eu sou. E isso basta.
Sou filho do Criador, irmão da verdade e guerreiro do agora.
E eu estive aqui.

PRECES NECESSÁRIAS
(Bartolomeu Assis Souza)

Só Tu és bom Senhor Jesus.
Agradeço-te pela vida, pelo trabalho,
pela família, pelos irmãos de caminhada,
pelo nosso Brasil;
Mas acima de tudo dá-me força, paciência,
humildade...
- Livra-me do alcoolismo;
- Livra-me das drogas;
- Livra-me das doenças;
- Livra-me da falta de fé;
- Livra-me da falta de esperança;
- Livra-me das pessoas que não querem
nada de bom em suas vidas e dos demais;
- Livra-me da tristeza, dá-me alegria verdadeira...
Acima de tudo, mantem-me sóbrio, Senhor.
Torna-me cada vez mais fascinante no seu caminho e no seu amor...
E dono do meu destino...
Amém!

GESTAÇÃO

Vai falar baixo o coração
Já são muitas luas
Neste calendário da vida

Assim não posso dizer
Nenhuma verdade
Somente aquela que trago
A de poeta e não de profeta

O profeta anuncia uma verdade maior
O poeta anuncia uma verdade menor
Um diz: " Eu vos trago a Verdade".
O outro: eu trago a minha verdade.

E assim vamos verso a verso
Fazendo a criação...
Pois uma gestação é como um poema
Que compõe versos de vida.

PARALELO 2

A vida é uma viagem, uma paisagem...
As estrelas estão no mesmo lugar
As horas passarão do mesmo jeito
Vida de meias verdades?
Será a vida noites inteiras?
Será a vida outra música?
Será só frases feitas?

Na vida não se pode acreditar em tudo
Não há libertação, se eu não me questionar
Tudo pode ser um "paralelo"
Conto as estrelas do céu
Conto às horas que passam
Tudo é uma bobagem...

CENÁRIOS (BARTOLOMEU ASSIS SOUZA)

A vida apresenta seus cenários
Dois cenários desfiguram-se:
Tudo é lindo e maravilhoso...
Tudo é agorento e cinza...
Escolha o seu...

Uma Reflexão sobre a Vida


A vida é como uma longa viagem em um universo imenso… às vezes bonito, às vezes confuso, mas sempre cheio de caminhos desconhecidos. Crescer é inevitável. A gente se distancia, descobre o mundo, enfrenta medos, comete erros. Há momentos em que parece que estamos longe demais — longe de quem fomos, longe de quem amamos, até longe de nós mesmos.


Mas existe algo que nunca muda. Existe um lugar invisível, silencioso e constante… um lar. Não feito apenas de paredes, mas de abraços, memórias e amor. Um lugar onde não precisamos fingir, onde podemos simplesmente ser.


A vida nos convida a ir — a tentar, a cair, a aprender. Mas também nos lembra, com delicadeza: você sempre pode voltar.


E talvez essa seja a maior beleza de tudo…Saber que, mesmo a milhões de distâncias de quem fomos um dia, ainda existe um caminho de volta para quem realmente somos.


Porque no fim, não importa o quão longe a gente vá…O amor sempre sabe onde nos encontrar.


Chico Uchoa