Grandes poesias sobre Vida
Porque quando você assume a responsabilidade, você recupera o controle da sua vida.
Enquanto a culpa está nos outros, você fica preso, sem poder mudar nada.
Mas quando você entende que suas escolhas te trouxeram até aqui, você também percebe algo poderoso: você pode escolher diferente a partir de agora.
Ser protagonista é isso…
não é sobre nunca errar,
é sobre não se esconder atrás dos erros.
E o “ainda dá tempo” é justamente isso:
enquanto você está aqui, existe chance de recomeçar, ajustar, crescer e viver algo novo.
“Compreendi, enfim, que os problemas da vida não são castigos, mas exercícios invisíveis que a existência nos oferece para fortalecer a alma.”
Atila Negri
Senhor, obrigado por este novo dia que começa. Pela vida, pelo fôlego e pelas novas oportunidades. Cuida de mim e dos meus, guarda nossos passos, afasta todo mal e derrama tuas bênçãos sobre nós.
Amém!
Seja onde for, eu estarei lá, no ínfimo da vida, ao apogeu da existência, eu estarei lá, no suspiro da Terra eu estarei lá, onde houver dia, eu estarei lá, onde houver noite, eu estarei lá, no princípio, eu estarei lá, no fim, eu estarei lá, na desgraça, eu estarei lá, na ventura, eu estarei lá, aonde se puder imaginar eu estarei lá e aonde a pobreza humana consegue chegar eu estarei.
Tudo por ti!
Por você eu faço tudo! Ô corredor girar. Um paraplégico andar. O amor odiar. O mau ajudar. A escuridão virar dia. O dia virar noite. Amarei o inamável. O universo acabar. Um urso voar. Anjos caírem. Homens voarem.
O possível e impossível!
Quando precisardes, serei, um baluarte, um homem, um padre, um santo, um ombro, uma luz, um carinho, o afeto, o vinho, a água. Tudo que precisardes eu serei!
Tudo serei! Por ti!
Sem você, sou um dia, sem Sol, a noite, sem Lua, o mar, sem água, o amor, sem afeto, o Xadrez, sem o rei, fogo, sem chama, o homem, sem Deus, serei apenas alguém, perdido no ócio.
"Em cada pulso do tempo, em cada sopro de vida,
A tua essência, creio, está sempre contida.
No grão de areia, na imensidão do luar,
Tua presença etérea, onde eu posso te encontrar?"
Em uma vida repleta de desafios, recordemos o exemplo de Daniel, que optou por ser lançado na cova dos leões em vez de abrir mão da oração. Essa decisão corajosa nos inspira a ponderar sobre a relevância da comunhão com o divino, mesmo nos momentos mais árduos.
Adentremos nesse pensamento, reconhecendo que, assim como Daniel, confrontamos nossos próprios leões diariamente. Por vezes, as circunstâncias parecem intimidadoras, e a tentação de desistir é poderosa. Contudo, a oração nos conecta a algo maior, algo que transcende nossos receios e inquietações.
Em Daniel 6:10, deparamo-nos com um claro exemplo dessa postura perseverante: "Daniel, três vezes ao dia, se ajoelhava, orava e dava graças diante do seu Deus, como costumava fazer." Mesmo diante da proibição do rei, Daniel optou por manter sua prática de oração, evidenciando sua confiança inabalável no Senhor.
Assim como Daniel enfrentou os leões com fé e oração, que possamos encontrar vigor em nossa comunhão com Deus. Que, nos momentos desafiadores, possamos eleger a cova da oração em vez de sucumbir ao medo. Que nossa confiança no divino nos conduza, assim como conduziu Daniel, e que a presença do Senhor esteja conosco, fortalecendo-nos perante qualquer adversidade.
O que é plantado no oculto não permanece escondido para sempre. A vida tem uma forma silenciosa de trazer à luz aquilo que o coração tentou encobrir. Por isso, mais do que temer a exposição, é sábio cuidar da intenção, do caráter e das escolhas quando ninguém está olhando.
A ruína não começa quando algo é revelado, começa no momento em que se decide plantar no escuro aquilo que não se teria coragem de cultivar na luz.
Arrependimento Existencial
Arrependimento, é atribuição de um valor tardio a uma vida não vivida como superior a uma vida escolhida para viver. Fazer moral não é nada fácil, a dor acompanha todo trabalho da moralidade e a angustia é inseparável de toda escolha, sobretudo, porque deixar de viver é necessariamente perder de uma certa forma.
Folhas Secas
A vida tem quatro partes:
Pequena: como a dor
Grande: como o amor
Simples: como eu
Importante: como você
Eu sou só um você
Que você não quis
E querer é coisa tão pequena
Que só não sou você por um triz
Ela se vestia de silêncio, não
Porque desconhecia os sons, mas
A voz dos seus sentimentos ficou
Presa no imenso nó que havia em
Sua garganta.
Todas as coisas que dizes
Afinal não são verdade.
Mas, se nos fazem felizes,
Isso é a felicidade.
Eu amo tudo o que foi
Tudo o que já não é
A dor que já me não dói
A antiga e errônea fé
O ontem que a dor deixou,
O que deixou alegria
Só porque foi, e voou
E hoje já outro dia.
Foi nessa idade que a poesia me veio buscar
Não sei de onde veio
Do inverno, de um rio
Não sei como nem quando
Não, não eram vozes
Não eram palavras
Nem silêncio
Mas da rua fui convocado
Dos galhos da noite
Abruptamente entre outros
Entre fogos violentos
Voltando sozinho
Lá estava eu sem rosto
E fui tocado.
As Aventuras de Tintim
"É preferível uma vida de mortal no lugar certo do que uma de deus no lugar errado"
O amor vale mais que a própria vida, e ser feliz tem sido um imperativo do nosso tempo.
Somos seduzidos diariamente por promessas de felicidade, seja em objetos de desejo, estilos de vida, seja em metas a serem alcançadas.
Dizem que em Sildávia sou feliz, ninguém a conhece, apenas talvez em aventuras de noso amigo Tintim. A Sildávia é um reino ficcional, na região dos Bálcãs, que aparece na série de quadrinhos "As Aventuras de Tintim", do célebre cartunista belga Hergé. Provavelmente o nome é uma palavra valise de Transilvânia e Moldávia e, nos faz lembrar os países do leste europeu, Eslovênia, Eslováquia e a região croata de Eslavônia.
Vivemos em uma época de muitas possibilidades de escolhas. Ao mesmo tempo, que podemos buscar o que acreditamos que nos faria feliz, nunca nos deparamos tanto com a depressão ou infelicidade.
O que de fato nos deixa feliz?O que será que tem que acontecer na vida para ela valer a pena?
Para Aristóteles: A excelência de si mesmo. Sua vida é melhor se você explorar o que tem de mais forte.
Para Jesus: A entrega e o amor. Sua vida é melhor se você se entregar aos outros, se tiver com quem comemorar, se tiver gente feliz por perto.
Para Spinoza: Alegria e potência de agir. Sua vida é melhor se você conseguir se alegrar.
Para Rousseau: A liberdade e fidelidade aos próprios valores. Sua vida é melhor se você decidir com inteligência, e com fidelidade.
Pêndulo de Foucault
A vida e o jogo de forças infinitas, que denota a superioridade energética mundana. Mitologias, e não só a grega, mas também a romana, a nórdica por exemplo, e a razão do porquê que essas histórias foram criadas, para explicar o universo e tudo que nos envolve é ponta pé inicial para construção de uma dialética se uma premissa radical. Uma das formas que o homem encontrou para explicar o mundo.
Outra característica do mito é a de apresentar-se como uma verdade que não precisa ser provada e que não admite contestação. A sua aceitação decorre da fé e da crença. Não é uma aceitação racional, fundamentada em provas e raciocínios.
Interessante, que vejo-me numa posição de que pra mim é único caminho assombrosamente de explicar todo o indecifrável, e continuarmos nos melhores mistérios cosmológicos.
Daí vem aquela frase de Nietzsche: as pessoas não querem acreditar nas verdades, para que suas ilusões não sejam perdidas.
Nas mãos, as marcas do passado.
Vida construída, uma paisagem recria.
Cicatrizes envoltas por letras solenes.
Alívio? Não há dor para remediar.
Você me deixou quando eu mais precisava de você.
Seguiu sua vida e encontrou um novo amor.
Enquanto isso, eu travava minhas próprias batalhas em silêncio.
Morri por mil noites.
Os dias pareciam não ter fim e as noites eram infinitas.
Você era minha base emocional…
e até hoje ainda dói lembrar disso.
Não sei exatamente como se aprende a viver depois de ser quebrado por dentro,
mas continuo caminhando.
Porque mesmo na dor existe um começo escondido.
Não me subestime.
Fui destruído, é verdade.
Mas sou eu mesmo o construtor da minha própria obra.
E agora estou me reconstruindo.
Tijolo por tijolo.
Dia após dia.
A luta nunca acaba…
mas a cada queda aprendemos a nos reinventar.
✍🏻É na velhice que você conclui e recebe o diploma do curso, DA VIDA!
Aqueles, que aparentemente, não conseguem concluir o curso todo estão aprovados por competência, já findaram as provas para esses.
♾️🧿😉🙏🏻🌹✍🏻
✍🏻Só descobrimos a verdadeira importância de um ser humano em nossa vida com a ausência física definitiva deste ser.
💐💜😔🤍💗
SOL
Sem sol, sem chão, minha vida caminha na escuridão.
É engraçado o poder que um simples raio de sol pode ter ao tocar nossas faces, como se instantaneamente pudesse nos arrancar um sorriso.
Esquecemos assim de tudo que nos aflige. Se o infinito pudesse ser descrito, acredito que seria o encontro entre o sol e o mar.
Pois lá vivem nossos planos, nossos sonhos, nossas vontades. E é incrível imaginar que algo tão simples possa nos mostrar que não precisamos de muito para sermos felizes.
No tempo, temos a noite, temos a chuva, assim como na vida sabemos que existem momentos de escuridão e dificuldade. Mas a lua mostra que, mesmo em tempos sombrios, existe algo bom e que logo mais o sol brilha novamente.
Acredito que tudo o que vivemos nos ensina, nos caleja, nos fortalece e nos prepara para essa longa caminhada chamada vida, e que às vezes aceleramos tanto que, quando percebemos, perdemos a noção do tempo.
Dos dias, das noites, dos meses e dos anos, e nos cobramos como se todo esse tempo passado ficasse acumulado, como se tirasse a nossa sensação de recomeço.
Quando um simples sentar à beira do mar ao pôr do sol pode tocar nossa alma, nosso rosto, como a mão de uma mãe, vemos que é preciso desacelerar, é preciso valorizar cada momento, é preciso de luz é preciso de sol.
Em meio a uma vida sem sentido, uma vida onde não sabemos ao certo onde ela vai nos levar, em meio a uma vida onde normalizamos a ida e vinda de pessoas, em meio a uma vida onde o amor deixou de ser algo belo e se tornou algo ruim, em meio a tudo isso, eu, como escritor, vejo belezas infundáveis, belezas carregadas com a esperança mais bela que existe, como o sonho de uma criança de ir à lua. Sonhos esses que são os mais belos, onde a dor e o sofrimento não chegaram nem um pouco perto, onde o mundo não destrói por completo, sonhos como estes que carregam a esperança de um mundo perdido.
E talvez seja justamente nisso que a vida ainda faz sentido: naquilo que fica mesmo quando tudo parece ir embora, nos laços que, mesmo silenciosos ou distantes, ainda carregam significado. Há presenças que mudam, palavras que deixam de existir como antes, mas sentimentos que não desaparecem tão fácil assim. E, mesmo em meio à dúvida, ao medo de errar ou de tentar de novo, ainda existe algo que insiste em permanecer, algo que não se explica, mas se sente.
Porque, no fundo, enquanto ainda formos capazes de guardar essas pequenas belezas, de lembrar sem dor completa e de sentir sem precisar nomear, o mundo nunca será totalmente vazio. E talvez a esperança mais verdadeira não esteja em não perder, mas em ainda se importar, mesmo quando tudo dentro da gente pede silêncio.
Nesta vida, neste mundo, velejo pelos mares de lágrimas formados pela dor e pela ternura de uma existência incerta e inquestionável. Vejo uma vida, às vezes, sem sentido, mas ainda assim enxergo grandes histórias a serem criadas, grandes sonhos a serem registrados e momentos que merecem ser eternamente guardados.
Caminhando pelas linhas tênues da vida, deixo palavras incompletas, sonhos incertos e prazeres que talvez ninguém jamais venha a descobrir. Ainda assim, deixo sentimentos e histórias que, neste pálido ponto azul, podem parecer insignificantes… mas que, para cada alma, para cada ser, valem o mundo. Valem instantes, valem memórias, valem histórias inteiras.
É neste mundo em que vivemos, neste pálido ponto azul, que deixamos nossa marca no universo. Uma marca pequena, quase imperceptível aos olhos do infinito… mas ainda assim, uma marca viva, feita de história, de presença e de tudo aquilo que, mesmo silencioso, insiste em existir.
✍🏻Repita sempre; não posso interferir na vida de outras pessoas pois com isso estou criando um KHARMA ou DHARMA para mim.
😔🧿🪬😉💞💝💗
✍🏻A luta pela sobrevivência de uma vida digna parece ser uma busca incessante pela posse daquilo que não levamos, e às vezes, nem usufruímos.
🌎🚺🚹♾️💜🤍💖
