Grandes poesias sobre Vida

Cerca de 203708 poesias Grandes sobre Vida

A lei do desapego serve para quase tudo na vida, der adeus a auto crítica, abandone a culpa, largue os prenconceitos, deixe de lado a procrastinação, esqueça as crenças limitantes, descarte os rancores, as más companhias e solte o passado.
Mas nunca desapegue-se do amor, ele é a cura pra todos os males.

“O sentido mais profundo da vida não está em alcançar o inalcançável, mas em fazer do instante presente um ato de eternidade. Cada gesto de excelência é um fio que tece o legado humano, e cada dia vivido com autenticidade é uma chama que ilumina o caminho dos que virão.”


Roberto Ikeda

É gratificante acordar e ter a certeza de que, apesar das inconstâncias da vida, tenho feito o melhor que posso, com aquilo que tenho em minhas mãos.
Acreditar que o futuro que me espera acontece no instante presente, no aqui e no agora.
Sigo com esperança no coração.
Um passo, outro passo, e fim.

Janela do Tempo
Passei muito tempo da minha vida acreditando que nada estava mudando, que tudo permanecia no mesmo lugar. Mas hoje, ao olhar no espelho, é como se eu tivesse atravessado uma janela temporal que subitamente me trouxe até uma mulher cheia de experiências, capaz de compreender as coisas e de enxergar o mundo com um olhar diferente. Viajei cinquenta anos para chegar até aqui. Não será agora que vou desistir. Diante do espelho, desse espelho que me transportou, vejo o quanto mudei. A pele mudou, o corpo mudou, há marcas que antes não existiam: rugas, cabelos em tons diferentes daqueles da cor original.
E ainda assim, ao olhar com atenção, vejo que, não sendo eu a mesma menina, embora ela continue morando em mim, eu ainda consigo enxergar nos meus olhos o brilho de quem quer mudar o mundo, inclusive o meu.
Nildinha Freitas

Nossos sonhos
Parecem ser tão distantes
E irreais.
Desejamos quase o impossível.
A vida bate
De todos os lados.
As dificuldades chegam
Fazendo fila à porta
Dos nossos lares.
É uma loucura
Que, diante de tudo isso,
Acreditamos justamente
Naquilo que parece impossível,
Contrariando tudo e todos,
Indo na contramão.
E nossa coragem e fé
Nos levam
A alcançar o inalcançável
E atingir o inatingível,
Fazendo do possível o impossível.

Na ampulheta da vida
Tento recuperar o tempo perdido,
que escapou das minhas mãos
como areia levada pelo vento,
sem que eu percebesse.
E quando me dei conta,
já era tarde demais.

No meu tempo,
Agora,
Levanto da vida
Para descrever o que não sei,
O que sinto.
Na mente confusa,
Fico parado,
Esperando o tempo passar.

A vida dolorosa,
No poema triste.
E sigo minha intuição,
Entrando por portas
Onde não sou bem-vindo.
Dizem que, aqui,
O amor deixou de existir
Tudo é abstrato,
Pura ilusão.

As cartas estão sobre a mesa,
Embaralho a vida
Como num jogo de azar.
Mas minha maior sorte
É ter você comigo.

⁠Metamorfose

Eu trilhei vários caminhos
Já tive vida severa
Eu vivia a reclamar
Mas dominei minha fera
Hoje eu vivo bem melhor
Mudei, não sou mais quem era.

Santo Antônio do Salto da Onça/RN
23/11/2023

A vida fica mais leve
E tende a evoluir
Quando a ação de agradecer
Foi maior que a de pedir.


Gélson Pessoa
Santo Antônio do Salto da Onça RN
21 outubro 2025

Não é o Pulo do Gato
Que muda a Vida e dá fama
O Pulo que muda a Vida
Será o Pulo da Cama.


Gélson Pessoa
Santo Antônio do Salto da Onça RN
21 outubro 2025

⁠As lágrimas sempre farão parte de nossa vida, sejam lágrimas de alegria ou de tristezas, angústia ou decepção; por ver um filho ao nascer ou o mesmo a morrer. Sempre nós homens seremos perseguidos por um terrível ditado popular “homem que é homem não chora”. Acho que na verdade os homens mais fortes são os que realmente choram, sem medo de dizer o que está passando, ou o que passou.
Os verdadeiros Homens são os que derramam suas lágrimas sem medo de dizer o motivo, não têm vergonha de chegar para você e dizer que errou; que “pisou na bola” e está precisando de ajuda. São homens que derramam suas lágrimas, mas que se comovem ao ver seu próximo derramá-las, e tenta de todas as formas enxugá-las. Os verdadeiros homens, são os que enxugam suas lágrimas sem perguntar o porquê que você as derrama, estarão primeiramente mais preocupados em enxugá-las, e depois o motivo pela qual você as derrama...

Porque andamos por fé e não por vista.


Em meio às incertezas e desafios da vida, somos convidados a caminhar não pelo que vemos, mas pela fé no Deus que nos guia. Quando a estrada parece turva e o futuro incerto lembre-se confiar em Deus é o melhor caminho. Ele conhece cada passo e está com você em cada momento.
Hoje escolho andar pela fé...
Escolha você também E Deixe que a confiança em Suas promessas ilumine seu caminho, mesmo quando a visão estiver embaçada.

É tão bom quando acertamos nas decisões,e péssimo quando erramos.
É impressionante que a vida e as pessoas cobram⁠ os erros e os acertos só quem acertou vivência.
Ninguém ou quase ninguém elogia.

⁠Talvez você nem tenha se dado conta, mas hoje você pode ter sido um anjo na vida de alguém, com sua presença, seus conselhos, sua atenção e carinho.
Você pode ter salvado a vida de quem estava perdido no caminho e de um mau pensamento ter desistido.

⁠Que a luz do Natal preencha a sua vida com esperança.
Que a luz do Natal ilumine o seu coração de paz, amor e confiança.

⁠Nada posso querer mais, se Deus está à frente da minha vida , cuidando, protegendo e me trazendo livramentos.
Então só resta confiar que ele me fará vencer!
Com certeza!

⁠Ninguém consegue controlar o tempo. Num piscar de olhos, chegamos na linha final da vida.
Temos que correr contra esse tempo incontrolável, que aos poucos vai levando até chegar consumindo tudo em nós.

⁠Que vida tem o aposentado!
Senta na cadeira de balanço olhando pro céu parado,abaixa a cabeça olha para os lados,quase nunca tem alguém para dar um agrado.
Que vida tem o velho nem comprando amor é valorizado.