Gosto de Pessoas
Por cada coisa que a gente passa nesta vida.
Eu sempre gosto de conversar com as pessoas. Ainda acho que o melhor é conversar numa cidade pequena como Santa Terezinha, Pilar, Vila Boa ou minha amada Pirenópolis. Lá as conversas são olho-no-olho, algo prazeroso. Mas nesse dia em especial... eu não estava para papo.
***
Fiquei irritada porque o voo duraria dez horas. E eu no assento do meio, dei o meu lugar para um senhor que nunca havia viajado de avião antes. De repente um outro senhor à minha direita do lado corredor começa um diálogo nada apropriado para quem estava no avião.
Um homem de uns trinta anos, muito bonito, de terno e gravata, uma roupa nada adequada para viajar e que agarrava-se nos braços da poltrona:
***
_ É a sua primeira viagem internacional?
***
Abaixei o livro e olhei para ele. Mas além de irritada, eu tinha que terminar aquele livro para uma palestra na Universidade Politécnica de Valência. Eu não teria nem um dia para descansar antes da palestra. Já estava no sufoco!
***
_ Não senhor. Faço esse trajeto sempre.
Ele me olhou de cima abaixo. E fez uma careta. _ O que você faz? Não parece uma mulher de negócios.
Pensei: _ Lá vem bomba!
Reabri o livro e respondi tranquilamente: _ Nem todas as viagens internacionais são a negócio. Aliás, são bem cansativas. Por isso, se o senhor me der licença, vou continuar lendo o meu livro.
***
Ele soltou um gemido. Notei que ele estava nervoso. Mas com certeza era arrogante. Como sou alérgica à arrogância, ignorei-o. Estava a postos, como passageira a decolagem. O comandante falou em Francês, Inglês e em Português como de costume. Eu não gosto dessa companhia francesa, principalmente quando ela fundiu-se com uma holandesa. Aí que a coisa degringolou. E eu lendo o meu livro quando...
***
_ Você consegue ler voando?
_ Hum... hum.
_ Você não tem dificuldade?
_ Não senhor. Eu tenho o costume de ler um livro por dia. Quero terminar este neste voo. _ Mensagem clara não é leitor? Mas para o bendito, não.
***
O serviço começou a ser servido. E é lógico, que lá pelas tantas, viria aquele de vendas. A mesma coisa sempre. O mesmo cansativo estresse de ficar ao lado de estranhos enjaulada para cruzar o Atlântico. Aí começou a explosão de pérolas do passageiro do meu lado direito:
***
_ Você voa muito neste voo?
_ Só uma vez. _ Lógico, outro voo seria outro nome, outro dia.
_ Ahhh... então você não estava naquele que caiu no mar...
Abaixei o livro e o vi remexendo na poltrona. Aí entendi.
_ Senhor. Se eu estivesse naquele, não estaria aqui conversando com o senhor.
_ Não é claro! Estaria no fundo do mar! _ Bradou.
***
Todos olharam para nós, já tínhamos passado da costa do Brasil. Mas aí eu continuei em voz baixa. Pausada e tranquila.
***
_ Se o senhor acredita, sim. Mas eu não estaria nem aqui e nem no mar.
Ele ergueu as sobrancelhas: _ Onde estaria então?
_ Bom num lugar melhor que este mundo Adorando a Deus.
_ Ahhh... você é uma daquelas religiosas. O que vai fazer na Europa? Procurar um emprego?
Ele atravessou uma linha tênue. Não falo sobre minha vida particular.
_ Não.
_ Pois eu tenho uma reunião.
_ Hummm.
Voltei a ler meu livro. De repente ele me cutucou.
_ Que livro é este? Um romancezinho?
Sem tirar os olhos do livro: _ Sim um romance entre a Quântica e o cérebro humano. Os dois geram a simbiose da Ergonomia Cerebral.
_ Você é médica?
_ Não.
_ Então porque diabos está lendo este livro? _ Falou alto, mas tão alto que o serviço de bordo todo olhou para mim. O passageiro da esquerda, um clérigo, ficou com dó da mim. Não houve jeito, tinha que explicar para amenizar a situação.
***
_ Eu sou uma pesquisadora e estou fazendo um artigo científico sobre Psicologia Ambiental.
_ Mas o que você faz afinal de contas? Eu sou advogado!
Eu tentava manter a calma: _ Sou arquiteta e urbanista, mestre e doutora na área, sou filósofa, teóloga e também tenho formação em artes plásticas. Agora, sou cientista da Universidade Hebraica de Jerusalém. E se o senhor deixar, eu vou terminar o meu livro.
***
Ele ficou me analisando por um tempo. Um comissário que fala Português já havia postando-se bem perto de nós para ouvir. Ninguém merece!
***
_ Eu pensei que você era empregada doméstica.
_ Hummm. Não tirei os olhos do livro. _ Muita gente pensa porque sou parda. Ou melhor, mulata, negra. _ Ao fundo, ouvi uma risada do comissário que traduzia em um Francês, quase sem sotaque, a outro.
***
_ Mas me diga uma coisa?
Aiiii... Fechei o livro. E olhei para o homem. _ Pois não!
_ Esse não é o mesmo voo que caiu no mar?
_ Não, aquele continua no mar.
_ Mas você me entendeu. Este não faz o mesmo trajeto?
_ Sim.
_ Você acha que ele pode cair?
_ Todo avião pode cair.
_ Você acha que este pode cair então? _ Eu acho que ele disse isto a cento e oitenta decibéis.
***
Todos olharam para nós. Aí eu perdi de vez a paciência.
***
_ Senhor! O senhor acredita em Deus?
_ Mais ou menos.
_ Então ponha as suas contas em dia com Ele.
***
_ Você é uma cientista e acredita em Deus?
_ Sim. Como Albert Einstein.
***
_ Mas se cair?
***
Isso ele já falava, não me cutucando, mas sacudindo o meu braço. Chamei o comissário em Francês e pedi um uísque para o homem. De pronto, ele trouxe.
***
_ Eu indico ao senhor beber toda a bebida e estar em dia com Deus. Porque se o avião cair o senhor vai morrer. Entendeu? _ MOR-RER. E dessa o senhor não passa! E nem eu. Portanto, beba o seu uísque e deixe-me ler o meu livro!
***
Só ouvi umas risadas atrás. O senhor a minha esquerda, depois trocou de lugar comigo. Porque o digníssimo bebeu três garrafas _que eu não sabia que ele tinha consigo_ e tombou adivinha para onde? No meu ombro!
24/11/2016
Por alguma razão as pessoas entram na nossa vida, e por outras razões elas saem. Eu gosto de quem chega, de quem toma um café ou um suco comigo, ou nem precisa de nada disso, basta se sentar e me contar as novidades, suas expectativas e quem são elas. Gosto de pessoas que se mostram inteiras, sem meias verdades, tudo cru, natural, sem nada pra esconder, aquilo que elas são do jeito que tiverem de ser. Eu respeito o tempo de cada um, o porquê de irem embora, mas fico triste pelos que saem, triste por quem não espera um pouco mais, por quem não se arrisca, por quem não me ouve, não me vê nem me dá a oportunidade de recomeçar. Eu admiro muito pessoas e seus mundinhos particulares, mas eu confesso; eu amo mesmo é aqueles que me esperam, aqueles que arregaçam as mangas e ajudam na minha reconstrução. Eu admiro mesmo é quem não desiste de mim por nada. É quem se levanta, olha para um lado e para o outro da mesa, se senta de novo, sorri, e fica...
Ricardo F.
Gosto dessas pessoas que me fazem sorrir sem dentes. Aquele tipo de alegria que ninguém enxerga do lado de fora, mas por dentro sou puro confetes.
Ricardo F.
"Gosto de conhecer o íntimo das pessoas. Nada me choca! Sei bem de quem esperar nada e sei bem de quem esperar tudo...Confesso que, aquelas que sei que posso esperar tudo, são as que mais me fascinam! Por motivos óbvios, claro: elas são poucas e não se abrem pra qualquer pessoa, são especiais, instigantes, intrigantes e aguçam todos os meus sentidos!"
Escolhi ficar
Eu não gosto de perder as pessoas, eu luto por elas até o fim. Vejo amizades se perderem, amores bonitos, famílias destruídas por falta de perdão.
Não existe nada mais legal que um amigo antigo, daqueles que nos conhecem bem, sabem das nossas fraquezas, riem dos nossos defeitos, nos lembram do que já esquecemos.
E um amor então, duradouro, que o tempo não nos tirou, e nós não deixamos ir, que já perdoamos muitas vezes, que já desistimos e voltamos a insistir, que sabe o que temos de bom, de ruim, de feio e de bonito, e fica ali com a gente, pelo simples fato de amar, de saber amar, quem sabe amar não deixa por qualquer desentendimento, só quem ama perdoa, sente tanta falta que deixa voltar e volta.
Eu não deixo meus amigos, meus amores, minha família, eu trago junto, eu faço questão de permanecer, de ser rocha onde podem amarrar suas angústias, ser sombra quando o dúvida queima, ser abrigo quando a tempestade cai.
Respeito o sentimento de cada um, mas eu sou assim, a vida me ensinou que a paciência é uma dádiva que nos trás sempre bons frutos, eles amadurecem e ficam doces, basta esperar a hora da colheita.
E eu espero.....
Gosto de pessoas simples com alma de passarinho, pois essas por onde passam espalham o pólen do carinho.
Existem pessoas gordas, mas leves e agradáveis de comportamento que dá gosto estar ao lado delas, e existem pessoas magras , esbeltas, que agrada aos olhos mas não tão agradáveis como companhia.
Gosto do impossível, das ações difíceis de lidar, de pessoas "do-contra", dos pessimistas. São eles que mais me motivam...a única coisa triste, é quando eu conquisto uma meta...eles simplesmente desaparecem!
O que gosto nas redes sociais é que mentimos descaradamente para fingir ser pessoas que não queremos ser e odiar pessoas que nunca seremos.
Tenho algo a dizer sobre o que acontece entre as pessoas a minha volta, gosto muito de todas as pessoas ao meu redor, sempre faço o que posso para agradar,, mesmo que as vezes precise ficar na minha, para não bater de frente, não arrumar confusão , pois alguns de vocês, por terem personalidades distintas, o bater de frente só causaria estresse que não vai levar a lugar algum.
As atitudes, o modo de pensar, até mesmo o modo de agir, me deixa às vezes preocupado, principalmente quando certas atitudes partem de uma pessoa que tenho consideração, amor.
Não sou perfeito, pelo contrario preciso me policiar muito, para conseguir ficar bem com todo mundo, mais não é fácil ,mais quero que acreditem que eu sempre estou tentando.
Queria muito mesmo não ter que me preocupar com o que eu falo e faço, como alguns de vocês fazem, falando às vezes sem pensar, sem se preocupar o quanto isso vai influenciar na vida das outras pessoas, mais não é uma característica minha, engulo sapo muitas vezes, mais paro e penso demais se o que aconteceu ou se algo que alguém falou está certo ou não, acredito muito nas pessoas e por isso acabo sofrendo mais decepções.
Decepções em casa, no trabalho, no convívio social, sempre haverá pessoas que acham ter razão em tudo, querem incutir em nossas cabeças suas ideias, justificar suas atitudes e não param para pensar que podem estar erradas.
Humildade acima de tudo pode ajudar para que sejamos unidos em uma só ideia de amizade.
Se cada um de nós parar e pensar um pouco no outro, antes de expor suas ideias e atitudes, se colocar no lugar daquela pessoa que você está criticando, difamando, atingindo, pode muito mesmo aflorar o sentimento de humildade que é conveniente..
Fica aqui minha indagação, por que tem que ser assim sempre do seu jeito? Pense que suas ideias às vezes não correspondem na realidade das outras pessoas, tente fazer o correto, lembrando que as vezes, o que é certo para você, muitas vezes não vai ajudar o outro.
Você não é o dono (a) da razão...!
"Gosto dessas pessoas que nos causam impacto e se transformam no nosso choque. Adoro pessoas que nos mostram que viver em segurança é um perigo para que não se joga e não se arrisca..."
Dá gosto ouvir todas essas pessoas boazinhas falando, de graça dão n conselhos para a vida. O Natal transforma as pessoas, agora não tem como não acreditar. Que todo dia possamos dar e receber presentes de amor e amizade. Feliz Natal a vocês pessoas boas e conselheiras!
Às vezes gosto de testar o senso de humor de algumas pessoas que gostam de 'brincar'. E na maioria das vezes vejo que o senso de humor é só vindo das brincadeiras delas, quando alguém resolve brincar de volta já não é tanto. Senso de humor e amor tem que ser recíproco.
Gosto de gente que faz meu dia florir...
De gente humana, de sorriso largo, pessoas cheias de alegria e de amor de Deus. Gente que é ponte onde tem discórdia, que tem palavra branda na hora certa e que estende a mão sem nenhum interesse!(Priscilla Rodighiero)
- Relacionados
- Frases sobre tempo de qualidade que inspiram uma vida mais plena
- Aprenda a ser sozinho: 33 frases para te inspirar
- Frases Você Me Magoou
- Gosto de Gente
- Frases para pessoas invejosas
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Frases sobre idiotas que mostram seu talento para a estupidez
