Gestão Ambiental
A independência política das regiões brasileiras está deixando de ser apenas uma questão de bairrismo. Chegamos num momento em que o "cobertor está muito curto" para a gestão do País: ARRUMA DE UM LADO, DESARRUMA DO OUTRO. Não há governante que resista
Glória Kalil já alertou os desavisados: "Hoje o consumidor é volúvel, mimado, exigente e infiel”.
Competitividade avassaladora, facilidade de acesso a informações pela internet, crescimento do mercado online. Diante deste cenário, tenho piedade do destino de um prestador de serviço que não se preocupa em entender e agradar o seu cliente, superar suas expectativas, adaptar-se às suas necessidades e captar feedback a fim de sempre aprimorar os seus produtos e serviços. Se você não tem essas habilidades, reflita, repense, mude ou desista - você não nasceu pra isso.
O consumidor de hoje quer um excelente atendimento, um produto ou serviço que corresponda ao seu padrão de qualidade; quer entender o que ele está consumindo e sentir que aquilo realmente é um gasto válido. Ele é informado, crítico, chato e questionador. Não me venha com marketing ordinário, ˜fru frus˜ e lorotas. Seja eficiente, eficaz e efetivo. Apresente-me um ótimo (no mínimo) custo-benefício.
Pior do que o barato que sai caro é o caro que sai ainda mais caro.
Em um grupo de trabalho enxergar o “pavão” é mais fácil que o “pássaro que semeia”. O inteligente preocupa-se em aparecer e o sábio em fazer acontecer.
“Precisamos sim das estruturas, das novas tecnologias, com métricas e indicadores que tenham maior eficácia, como suporte aos professores e aos gestores educacionais. Sendo engenheiro de formação, seguidor e usuário das modernidades tecnológicas na educação, penso que essas ainda em nossa geração, serão ferramentas de apoio aos mestres em suas salas de aula, alguns ainda com seus quadros negros e giz.”
Diante do caos alguns se conformam em saber que não são os únicos, não foram os culpados e que fizeram tudo que era possível, enquanto outros dão um jeito de reverter a situação.
Fazer o que é certo pode até não ser popular ou proporcionar alguma vantagem mas, traz uma paz de espírito inigualável.
Se você não controlar seus indicadores, você não gerencia. Quem não gerencia, não evolui. E quem não evolui, uma hora quebra.
"A crise aflora nas pessoas o que elas têm de melhor, ou de pior. Isso definirá o que serão no pós-crise.”
Os líderes precisam entender que o relacionamento com as pessoas que lidera, é algo de extrema importância na gestão de pessoas, se uma pessoa não se sentir respeitada, valorizada, reconhecida, primeiro como pessoa e claro pelo trabalho que realiza, ela com certeza não estará envolvida em seu trabalho de forma consistente, profunda e obviamente seus resultados não serão os melhores.
"O verdadeiro líder consegue liderar em terrenos onde ele não possui autoridade formal, influenciando pessoas fora de sua equipe de trabalho, em sua mesma linha hierárquica ou, até mesmo, hierarquicamente superior."
"As pessoas são escolhidas, ou conquistam a liderança de um grupo ou projeto, mas o exercício da lideranca só alcança a eficiência quando o líder é munido de algo maior que o conhecimento teórico e ou prático das tarefas a serem cumpridas para alcançar a meta."
"O líder tem que buscar a sabedoria e atraves dela traçar um caminho de cumplicidade e envolvimento entre seus liderados, de tal forma que as diferenças nao sejam empecilhos e sim incremento, pois o ambiente se construirá com tanto compromisso individual para o coletivo."
"O verdadeiro líder consegue enxergar além das montanhas, percebe o mundo de modo diferente e amplo, vê na dificuldade uma oportunidade, na impossibilidade uma possibilidade, na tristeza uma alegria, na guerra o recomeço, na intolerância a tolerância, na fome a saciedade no Criador, na raiva o amor."
Ser cabeleireiro vai além da tesoura, o torna um ser humano de distintas facetas, pois deve estar pronto a cada minuto para uma nova historia e adequar as mãos no trabalho com a mente em ação, para se transformar na resposta adequada que os ouvidos querem ouvir.
