Fria e Orgulhosa
A noite está fria e a escuridão me amedronta.
Tem cinzas onde antes era meu paraíso e dor onde antes era riso.
Tenho medo, me salva.
Tenho pesadelos, me acorda.
Tenho dor, me cure.
Você tem todas as respostas, você tem todas as curas.
Por quê não vem? Por quê não me solta? Por quê não volta?
Chuva e poesia
Lá fora a chuva fina , chuva fria
Chuva que continua a cair
chuva que fertiliza a terra
Traz um pouco de nostalgia
Mas também ao coração alegria
Olho pela janela
Vejo a paisagem cinzenta
a chuva continua fina e lenta
Parece que o dia demora
a tarde que se prolonga
a chuva a cair lá fora
nesta monotonia fria e modorrenta
Um silêncio que perdura
e a vontade de madornar aumenta
edite lima 60
2017
Saindo da Ignorância
Capítulo 2
Em 1969, numa noite fria de Fevereiro o céu estava nebulado, chovia alguns pingos de água, no sítio do Valinho os cães do Senhor Ferreira ladravam muito. Até parecia que adivinhavam algo. Eram 4 horas da manhã, quando se deu o que se iria dar. Maria Lúcia acordou de repente, ao sentir a cama a tremer. Disse então a seu marido :
- O que se passa? É um tremor de terra! Temos que ir para a rua!
- Vamos acordar os rapazes e fugir para a rua! Imediatamente foram ambos buscar os 3 filhos, pois a rapariga estava em casa dos tios no litoral Algarvio. Pedrinho ouviu os tachos e os pratos na cozinha, caírem para o chão. Foram para a rua da casa, mas o cismo já tinha passado. Um dos rapazes mais velho, chorava e dizia:
- vai fazer mais eu sei que vai!
- Não vai nada! Disse o pai! Maria Lúcia respondeu:
-Temos que ir ver os meus pais, na casa deles! Foi então ainda de noite, em outro local da serra ver os pais. Mas estavam bem. E nunca vieram, para a rua! Pela manhã verificaram que um galinheiro de alvenaria tinha caído sobre as galinhas e matou algumas delas. Também viram que as galinhas com o pânico, foram pôr os ovos em um caminho no campo, durante a noite. Toda a família teve um grande susto. Sendo assim verificou-se que a casa tinha ficado toda rachada. Depois de falarem com o senhorio, para ele fazer as reparações, este disse que não fazia obras nenhumas. Por isso em 1970, os Ferreira mudaram em Janeiro desse ano, para um sítio no litoral Algarvio de nome Terras de Cima.Arrendaram uma horta, para continuar a fazer a sua agricultura e assim os rapazes mais velhos empregaram-se na hotelaria . Pedrinho só em Outubro desse ano foi para a escola em Terras de Cima. Foi para a escola,quase com 8 anos de idade!
(Continua)
Mário Dias
Ao Nossos Olhos
Somos feitos de olhares!
Aos nossos olhos estão janelas que se abrem!
Na noite fria o nevoeiro cobre as estrelas que mesmo escondidas nunca deixam de brilhar!
Aas nuvens cobrem a lua virgem e ela tímida tenta reaparecer!
Ao cair da noite raios de sol compensam o brilho perdidio da lua!
Afasta as nuvens e aquece o dia!
Flores no campo se abrem felizes e exalam seu perfume único e doce!
Crianças correm brincando de pique-esconde sob as árvores frutíferas!
Aos nossos olhos vemos a felicidade estampada!
De repente, a chuva cai junto ao brilhar do sol: casamento-de-viúva!
Algodões se soltam de seus galhos e voam sob a brisa suave!
Aos nossos olhos o tempo passa despercebido!
Aos nossos olhos crianças sorriam!
Aos nossos olhos a lua reaparece!
Aos nossos olhos as flores de recolhem
Aos nossos olhos o sol vai-se indo!
Aos nossos olhos as nuvens se dispersam!
Aos nossos olhos as estrelas brilham lindamente!
Aos nossos olhos olhos as janelas se fecham!
Aos nossos olhos a única coisa que nos sobra é o tempo!
Felicidade: aos nossos olhos é o único sentimento que prevalece!
Menina do interior
As pessoas dizem que amar dói, e talvez Isso seja verdade. Numa linda e fria noite de dezembro, eu pude 'senti-lá' pela primeira vez, ela estava linda, e muito cansada. Pode parecer louco, mas naquele momento eu me senti vivo de verdade, eu senti que tinha conhecido o amor de verdade, arrisco dizer que naquela noite eu era o homem mais feliz do mundo. No dia seguinte ela passou um tempo sem se lembrar do que tinha acontecido na noite anterior, fiquei preocupado, mas ela lembrou, e aparentemente gostou. Naquele dia eu já estava apaixonado por aquela menina que morava no interior do nordeste, rezei para ser ela, para que eu não me arrependesse.
Às vezes ela me ligava chorando, querendo desistir da vida, e a pior coisa do mundo pra mim era ver aquela menina chorando, meu mundo desabava, eu me sentia perdido, principalmente quando ela desligava e não atendia mais o celular.
Com o decorrer dos dias fomos nos tornando mais... Próximos, e eu comecei a ter ciúmes, porém eu nunca fui de falar, e por incrível que pareça, aquela menina também era assim, sentia ciúmes e não falava. O jeito dela de ser, as brincadeiras, as risadas, ela comendo toda hora kkkkk, até ela se maquiando pra ficar dentro de casa, os surtos de ciúmes, as vezes que brigamos, as vezes que ela me bloqueou, o jeito dela meio doidinha de ser, tudo fez eu me apaixonar por ela, aquela menina era perfeita, era não, ainda é.
O tempo foi passando, fomos nos aproximando e nos amando, mas recentemente algo mudou, eu não via mais o brilho no olhar dela, não via mais a emoção no falar dela. Por algumas horas me senti vazio, eu sabia que algo havia mudado, no fundo eu sabia que nós dois não éramos mais os mesmos.
E hoje ela resolveu que não quer tentar nada, e isso me destruiu, mas a última coisa que quero no mundo é o mal dela, quero continuar como amigo, apoiar ela, e se ela quiser e se sentir confortável, até falo sobre coisas amorosas com ela, e ela comigo.
Sempre vou te amar, menina do interior.
Dedicado a: -------------
Peço perdão caso tenha erros de português, esse texto foi feito de última hora e enviado pra uma pessoa muito especial que eu não queria perder
CONTO DE NATAL
Era uma noite fria e escura
Numa aldeia perdida ou talvez esquecida
Em Trás os Montes
Onde uma menina passava o seu primeiro Natal
Depois de chegar de África (Luanda)
Era tudo novo, diferente, frio, escuro
Ela que tinha vivido com sol, calor, praia
Sentia-se perdida num mundo, para ela diferente
A casa dos avós até era muito acolhedora
Mas ela sentia falta da sua casa
Do seu quarto, da sua escola, de tudo
Em casa dos avós, o colchão era de palha
Tinha um cheiro muito esquisito
Lá vivia uma menina sonhadora
Morava com os pais e com os seus irmãos
Era uma noite fria
Às portas da guerra da independência
Que viria muito brevemente a acontecer
Mudando-lhe a vida e marcando-lhe para sempre
Era a noite de Natal não havia presentes
E muito menos a árvore de Natal
Ou o Presépio, mas havia alegria e amor
Os pais davam muito carinho aos seus filhos
Mesmo sem a árvore de Natal e sem presentes
Contavam-se histórias à lareira, o riso era constante
Foi uma noite que nunca mais esqueceu
Aquela menina de dez anos
Numa noite fria e escura, mas quente no seu coração
Era a noite de Natal fria
E gelada numa aldeia em Trás-os-Montes
Passada em casa dos meus avós numa noite de Natal.
Noite fria
Ouço a chuva lá fora
O vento toca a janela do meu quarto querendo entrar; me envolver num abraço, talvez.
Fecho os olhos
Num instante, minha mente me transporta àquela noite...
À beira do lago
A brisa suave tocava nossos corpos e seguia enrugando as águas
Sob o olhar tímido da lua, você repousava em meu abraço...
Adoro a moça linda que você é e mais ainda a que se torna, quando se mostra forte e segura.
Acho incrível essa maneira sua de mesclar força e delicadeza, de alternar mulher e menina sem perder a leveza.
Admiro a facilidade com que você transmite sua essência no sorriso, esse sorriso que salta à sua frente e abraça a gente com ternura.
Amo sua preocupação em ser melhor a cada dia
A sua consciência e a maneira humana de pensar nas pessoas até quando fala sobre si e sobre seus planos.
Adoro esse seu jeito investigativo e amável de olhar, esse olhar que mesmo sem voz fala com eloquência...
A intensidade e fluidez marcantes daquela noite fizeram parecer que o amanhecer chegou mais cedo.
Abro meus olhos e te sinto...
Noite fria, frio existir... A dama da noite sai a seduzir...
Noite fria, frio viver... Quem a dama da noite vai conhecer?
Reação adversa
Me levando e sol ainda não,
Água fria embaça o meu espelho,
a lembrança que me vem é de te vê o dia inteiro.
O café esquenta o corpo, mas não a alma que, quer perdidamente te encontrar, abro a porta e vejo que seu mundo não abriu.
Saiu pipocando saudade, a toda cortando a cidade, para sentar e esperar te vê aparecer na minha tela, pois na minha mente vc é eterna.
No final do dia aumenta a minha alegria e ao te olhar congelo pra mais um dia começar.
Na noite fria a chuva vem, e junto com ela vem o frio da neblina, e na varanda sentada estou.
Imaginando como seria bom os nossos corpos entrelaçados no calor do desejo, aproveitando o frio da noite.
Estou fria,estou só,estou morta,voltei ao pó da terra de onde vim,pra que assim eu pudesse ressurgir em outro lugar ao lado do sol
Nessa noite, sem estrelas e fria.
Me fez lembrar de você.
Sem estrelas porque no seu olhar não havia mais brilho.
E fria porque o seu amor algo tão quente, se tornou em gelo em segundos.
Foi assim numa noite fria,
a chuva caia lá fora,
e eu deitado na rede da varanda, e o pensamento em você estava, e você nem imaginava que eu ali estava. jsl
Muitos não se deram conta que
a noite caiu na América Latina,
e ela se encontra bem mais fria,...
Depois deste isolamento social
não sabemos o quê nos espera;
Parece até que existe salvo-condutos
consentidos para as autoproclamações
que vem expôndo a vida das populações
(abertamente isso me desespera),...
Até nos hábitos alimentares
da mais frágil filha de Bolívar
está havendo grave interferência:
Imoral imposição alimentar transgênica;
Na minha Pátria essa atitude foi
entrando sem pedir licença ao povo
e nas nossas mesas permaneceu
(sou conhecedora na pele desta decadência),...
Parece que abriram as portas do inferno,
enquanto trancaram as nossas,
e levaram por aqui mais de dez mil vidas,
Ah, essa insônia que não passa,
cada verso é uma alça que levo
para suportar como expectadora da desgraça:
Que abre portas das cadeias para bandidos,
mantém presos de consciência civis
e militares como apenados indefinidos;
Um General que está preso injustamente
há mais de dois anos é um evidente
prisioneiro político que neste momento
continua em ISOLAMENTO TOTAL,
e ainda querem impôr que ele
se envolveu em operações conspirativas
(mais uma tentativa de criar uma mentira brutal)
por parte de gente que não têm
mais pudor em exibir na TV as próprias mitomanias.
Muita coisa para contar
em poesia, prosa e verso
de noite fria que quebra
em cada um de nós
aqui na América Latina,...
Relembrando que a rotina
do isolamento social
panamenho tem sido
curiosamente por gênero;
Onde a pobreza mantém
a população refém
da omissão em nome
tremendo da sobrevivência:
Pendurando tecidos roxos
nas janelas na esperança
que o Universo para a Colômbia
envie ajuda porque quem
os acuda muitos não têm,...
Todos têm fome de liberdade
para buscar o pão,
há muito tempo o circo
não tem sido mais permitido,
A infraestrutura da política
transformou a Terra
num oceano de degradação
a vida da população
não tem mais importado,...
Como o General que está
preso injustamente
há mais de dois anos
desde o dia treze de março
de dois mil e dezoito:
Outros como ele vem
sendo presos,
aumentando assim
estão diariamente
a constelação de presos políticos.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp