Frases de Pensadores

Cerca de 6126 frases de Pensadores

Não importa a situação,nunca deixe as emoções sobreporem a tua inteligência.

O sentindo é você criar a sua existência de forma a atingir seu pleno potencial como Ser. Acima de todos e de tudo em amor.

Não se deixe enganar pelo seu coração, este não sabe o que é bom para você.

⁠O que irrita na ignorância é precisamente isto: há pessoas que não são distintas nem sensatas, e se declaram satisfeitas. Ora, quem ignora que lhe falta algo, não sente necessidade de nada.

Sócrates
PLATÃO. O banquete. Porto Alegre: L&PM, 2009.

"A Verdade existe, e nós a desejamos. Até podemos não conhecê-la, ainda, mas, como independe de nós, mesmo sem que a reconheça, ela está lá."

Inserida por AlanCisne

A luta contra as adversidades e a vitória tornam o homem feliz. Se lhe faltar a oportunidade, irá criá-la como puder.

Os homens em geral, 5/6 deles são de tal maneira constituídos moral e intelectualmente que quem não é levado pelas circunstâncias a se relacionar com eles deve, de preferência, evitá-los desde o início e permanecer o mais distante possível do seu contato.

Os acontecimentos da vida assemelham-se às imagens do caleidoscópio, no qual a cada volta vemos algo diferente, mas em verdade temos sempre o mesmo diante dos olhos.

Se a marca da primeira metade da vida é o anseio insatisfeito pela felicidade, o da segunda é o receio da desgraça, pois, a essa altura, reconhece-se mais ou menos nitidamente que toda felicidade é quimérica, enquanto o sofrimento ao contrário é real.

O instinto de sociabilidade de cada um está na proporção inversa da sua idade.

Sem movimento diário e apropriado é impossível manter-se saudável. Todos os processos vitais exigem, para serem executados convenientemente, movimento tanto das partes onde acontecem quanto do todo.

Sobre a vida afetiva pode-se transforma-la em vida intelectual que lhe ocupe e lhe divirta sem dor, podendo mantê-la vivaz e atarefada.

O meio mais seguro para não possuir nenhum pensamento próprio é pegar um livro nas mãos a cada minuto livre.

Os pequenos acidentes que nos vexam a toda a hora podem ser considerados como destinados a nos manter em atividade, a fim de que a força necessária para suportar os grandes acidentes não relaxe por inteiro durante a bonança.

Os homens jovens, belos e robustos, estão destinados pela Natureza a propagar a espécie humana, a fim de que essa não degenere.

Quanto mais restrito o nosso círculo de visão, acção e contacto, tanto mais felizes seremos; e, quanto mais amplo, tanto mais frequentemente nos sentiremos atormentados ou angustiados, pois, com essa ampliação, multiplicam-se e aumentam as preocupações, os desejos e os temores.

Todo os espíritos são invisíveis para os que não o possuem, e toda a avaliação é um produto do que é avaliado pela esfera cognitiva de quem avalia.

A vida inteira é uma luta em que cada passo é contestado. Logo, é uma alma covarde aquela que, assim que as nuvens negras se condensam ou apenas se mostram no horizonte, abate-se, perde o ânimo e põe-se a lamentar.

A inveja é natural ao homem. No entanto, ela é, ao mesmo tempo, um vício e uma desgraça. A inveja dos homens mostra o quanto se sentem infelizes; a sua atenção constante às acções e omissões dos outros mostra o quanto se entediam.

Nunca poderemos chegar à verdadeira natureza das coisas vindo de fora para dentro.