Frases de Olavo de Carvalho

Cerca de 916 frases de Olavo de Carvalho

Em filosofia, toda expressão é provisória e requer o acúmulo praticamente interminável de esclarecimentos. Mas ao público brasileiro de hoje falta algo mais que a consciência disso. Falta o sentido mesmo da ligação orgânica entre as asserções e os argumentos que as embasam.

Inserida por LEandRO_ALissON

A precaução mais elementar, ao ler os escritos de um filósofo, é lembrar que nossas objeções mais imediatas já devem ter-lhe ocorrido e podem estar respondidas, ao menos de maneira implícita, em alguma outra parte de sua obra.

Inserida por LEandRO_ALissON

"A objetividade é sempre possível. O que não é possível é garanti-la mediante regrinhas e norminhas padronizadas. [...] Em geral, o conceito padronizado de objetividade é justamente um refúgio contra a necessidade de um esforço pessoal de descoberta e admissão da verdade."

Inserida por LEandRO_ALissON

⁠Ser cristão NÃO É ter uma conduta irrepreensível, nem muito menos andar só com pessoas de conduta irrepreensível. É levar uma vida de CONFISSÃO e PERDÃO. É carregar nas costas os pecados dos outros, em vez de fugir deles fazendo o sinal da cruz. NÓS temos de SER o sinal da cruz.

Inserida por Cristian73

"Sou contra política partidária nas escolas, mas favorável a todas ideologias nas escolas! Assim os alunos terão uma ampla visão para fazer suas opções"⁠

Inserida por ZeBarros

Onde já se viu debate sem divergências? Debate unânime? Debate entre o "amém" e o "sim, senhor"? Eu imaginava que isso só ocorria na extinta URSS.⁠

Olavo de Carvalho
O imbecil coletivo (1997).
Inserida por Ulissessouza23

⁠Espernear contra a classe dominante é próprio dos jovens filhos da classe dominante.

Olavo de Carvalho
O imbecil coletivo (1997).
Inserida por Ulissessouza23

⁠Em cem por cento dos casos, o analfabetismo funcional vem junto com falta de caráter.

Inserida por heluyssa_correa

⁠O homem em dificuldades necessita de mais demonstrações de respeito do que as pessoas em situação normal.

Olavo de Carvalho

Nota: Trecho do texto "Pobreza e grossura", publicado na revista "Bravo!", em julho de 2000.

...Mais
Inserida por paulo_tarfesson

⁠"O sujeito que é burro diante de um escrito é necessariamente mais burro diante da vida, exceto, é claro, no círculo limitado da sua experiência repetitiva, onde a eficácia das soluções herdadas lhe dá uma ilusão de inteligência."

Inserida por LEandRO_ALissON

⁠Campanha por "moradia digna"? Até um barraco de papelão é digno, se for pago com trabalho honesto. A única moradia indigna é aquela que é recebida de graça, do governo, mediante gritaria, intimidação e chantagem.

Inserida por frederic_p_deratore

⁠Com a expressão "vida decente", o burguês e o socialista designam uma certa quantidade de confortos. É a concepção indecente da decência. Minha avó Alma Elisa Schneider nunca desfrutou de conforto nenhum e foi a pessoa mais decente que conheci.

Inserida por frederic_p_deratore

⁠Não há nada mais ridículo do que o medo do ridículo.

Inserida por halenOanon

⁠O que quer que não seja dito com o coração nas mãos, não vale a pena ser ouvido.

Inserida por halenOanon

⁠O reino do Espírito, que pretendo habitar, não é deste mundo, e ele é a única coisa necessária, a única que faz com que a vida seja digna de ser vivida.

Inserida por lucas_melo_6

⁠Não espere compreensão; dê compreensão.

Inserida por Jeno

“Se você quer mudar o sistema, você é escravo dele. Está vivendo em função dele. O importante não é mudar o sistema, é você criar um outro para você mesmo e dizer: ‘Eu vivo no meu sistema, o seu é irreal."

Inserida por JonasSerafin

⁠Minha mulher gosta de mim. Meus filhos gostam de mim. Meus amigos gostam de mim. Meu cachorro gosta de mim. É mais do que eu mereço.

Inserida por Jeno

⁠Qualquer ato de violência física, em política, é apenas propaganda, preparando jogadas de poder mais decisivas. Para saber quem o planejou e comandou, basta averiguar quem tirou proveito político dele nos dias que se seguiram. Esta regra é praticamente infalível.

Inserida por antomora

⁠O carnaval é a expressão mais
genuína da cultura brasileira. É o tempo em que o povo brasileiro se reúne para celebrar a sua própria ignorância e a sua própria miséria.

Inserida por natan_luiz_1