Frases de Olavo de Carvalho
O ideal é o caminho pelo qual as aspirações individuais de felicidade distribuem-se nos sulcos já abertos da realidade exterior, saem da redoma do sonho e ganham um corpo no cenário maior dos fatos e das coisas.
O ideal é a medida efetiva do tempo existencial, o padrão de intensidade e profundidade da significação dos momentos. Sem ideal, os instantes e os lugares se homogeneízam na massa do indiferente, após a breve excitação casual que os torna interessantes.
O ideal é a coluna mestra e a força da personalidade. Traí-lo ou esquecê-lo é entregar-se, de ossos quebrados, nas mãos da contingência e do absurdo.
Encarado psicologicamente ou teologicamente, o ideal de perfeição humana sugerida pela imagem do divino é a meta obrigatória e universal da existência humana sobre a terra, e a perda deste ideal é, segundo [Paul] Diel, a causa das neuroses.
Interpretar cada opinião pessoal minha como se fosse instrução disciplinar dada a um grupo militante é coisa de gente que, na cabeça, só tem mesmo discurso militante.
A inversão banalizante só pode ocorrer mediante uma mutação súbita, longamente preparada no subconsciente. [...] Quebram-se, assim, inúmeras cadeias de reflexos condicionados que constituíam a base subconsciente do comportamento, e o homem se vê num estado de indeslindável confusão.
Há mais sociologia em Balzac e mais ciência política em Dostoiévski do que em todas as faculdades de ciências sociais do mundo.
Há perigos tão temíveis que infundem no coração, mais que o medo de enfrentá-los, a recusa de enxergá-los.
A paixão desmesurada pela 'inteligência artificial' é o indício mais seguro de falta de inteligência natural.
"É típico da mentalidade inferior fazer pose de superioridade para não ter jamais de superar porra nenhuma.
A pose transfere a questão para o reino do faz-de-conta e infunde no posudo um reconfortante sentimento de que resolveu tudo, quando não fez é bosta nenhuma."
"Podemos usar a expressão 'espírito da época' se entendermos que é apenas um desenho convencional criado por formadores da opinião pública, os quais excluem desse desenho tudo o que, na mesma época, vai contra o que pretendem enfatizar."
"Ser tradicionalista e antimoderno é frescura. Não se luta contra uma época, já que toda época traz em si sua própria contradição. O antimodernismo é tão moderno quanto o modernismo."
A autoridade intelectual é baseada numa visão implacavelmente realista e no exercício constante de um julgamento crítico severo, sem ranhetices mas também sem concessões paternais. Nem o melhor dos meus amigos pode esperar de mim um agradinho literário se ele escrever um livro ruim.
Para ser um brasileiro de verdade, você tem de crer que todos os seus pecados são no mínimo virtudes ocultas, e que todas as virtudes dos outros são pecados camuflados.
TREINEM o amor ao próximo. Vocês vão ter de aprender isso sozinhos, porque da cultura ambiente não receberam A MENOR dica a respeito.
Antes de criticar qualquer um, verifique se você já é suficientemente bondoso, valente, humilde e capaz. Se não é, só abra a boca para louvar quem merece e dar ânimo a quem precisa.
O amor ao próximo pode ser graduado, e suas formas de expressão elasticamente diferenciadas, mas ele é em si um mandamento universal e incondicional.
"A imaginação moral não é a absorção de um código moral, mas, ao contrário – nas palavras do próprio Trilling –, 'a consciência das contradições, paradoxos e perigos de viver a vida moral'."
