Frases de Olavo de Carvalho

Cerca de 916 frases de Olavo de Carvalho

Não fiquem tristes. Se todos os problemas tivessem solução, para quê precisaríamos de Deus? Só os problemas insolúveis levam à sabedoria.

A alta cultura simplesmente desapareceu do Brasil – desapareceu tão completamente que já ninguém dá pela sua falta.

Não se entende de um assunto que não se estuda, é impossível. Só Deus sabe as coisas sem estudar.

O País começa, com religião e alta cultura. Foi a religião que criou o Brasil, foi a religião que criou todos os países do mundo.

O complexo de inferioridade intelectual, justificadíssimo na maior parte dos casos, gera um ódio assassino aos mais inteligentes.

Uma filosofia tem de possuir em si mesma o fundamento da sua inteligibilidade. Este critério basta para jogar no lixo noventa por cento da filosofia moderna.

Nunca se entusiasme com um filósofo só pelas idéias gerais dele. Antes veja como ele as aplica às situações particulares e concretas. Muitos homens enunciam verdades gerais sem ter a menor idéia do que estão dizendo.

A síntese confusa, que para o filósofo é apenas um começo de problema, é para muitas pessoas a conclusão final mais inabalável do universo.

A maior tragédia da incultura é sua impossibilidade de imaginar o que se passa na cabeça do homem culto.

Todo intelectual de direita que inventa uma proposta de sociedade é um intelectual de esquerda que pensa que é de direita.

Orgulho hétero é veadagem.

Se você diz que a herança genética explica tudo, mostre-me o quê, na sua herança genética, determinou que você dissesse isso.

Alguns dos momentos mais gloriosos da inteligência humana, que até hoje nos elevam e inspiram, foram alcançados em épocas de opressão e corrupção, não de ordem, liberdade e felicidade. A começar pelas filosofias de Sócrates, Platão e Aristóteles.

Os decretos dos governantes passam, mas a influência intelectual, quando é séria, permanece. O filósofo que deseja poder político é como um leão que, não sabendo a força que tem, invejasse os bicos das galinhas.

Se vocês querem aprender a escrever ensaios, esqueçam a produção universitária do presente e a Fôia de Sumpaulo. Leiam Otto Maria Carpeaux, Augusto Meyer, Fidelino de Figueiredo, Adolfo Casais Monteiro e similares.

Só o bem enxerga o bem. O mal não pode sequer imaginá-lo. Quando o encontra, só vê nele o seu próprio rosto e, quanto mais se odeia, mais o odeia.

Se Jesus exigisse fidelidade incondicional, teria demitido S. Pedro.

O amor morre porque o condicionamos a mil exigências que ele não pode cumprir: conforto, utilidade, funcionalidade social, prosperidade, até mesmo a fidelidade -- tudo conspira para matá-lo.

No mundo inteiro, quem critica um autor gaba-se de conhecer seus escritos melhor que ninguém. No Brasil, a autoridade de julgá-lo e condená-lo nasce da perfeita e intransigente recusa de ler o que ele escreve. Tento explicar esse fenômeno aos americanos, mas eles acham que estou com gozação.

"As pessoas não acreditam na mentira porque estejam enganadas, mas porque gostam da mentira. A mentira é o mais sublime dos poderes humanos: num relance, torna você superior ao conjunto da realidade."