Frases de um sábio

Cerca de 4286 frases de um sábio

Um só


Platão dizia que éramos um só
Que estávamos juntos
Em um só corpo
Uma só vida
Uma só existência


Éramos um só
Em um só estar
Em um só ser
Em um só


Uma saudade sinto
Inexplicável
Com gosto de absinto
Agora estou condenado
A eternamente procurar
Minha outra parte
Pois só ela pode me completar

Vamos repensar?

Platão — “A ignorância é a raiz de todos os males.”

“A ignorância não é apenas não saber; é acreditar que já sabe. O maior prisioneiro da caverna não é aquele que nunca viu a luz, mas aquele que viu apenas sombras e passou a defendê-las como verdade.”

Carlos Eduardo Balcarse

⁠Qual era a religião de Platão? Jesus era formado em quê? Essas perguntas retóricas destacam que acumulação nunca foi sinônimo de liberdade. A acumulação, seja material ou espiritual, acaba se tornando um fardo ou uma prisão. Quando o demais se torna de menos, isso é o cúmulo da ignorância.

Inserida por evermondo

Os usurpadores conduzem ou escolhem sempre esses tempos de perturbações para fazerem passar, graças ao espanto público, leis destruidoras que o povo não adotaria jamais em situação normal. A escolha do momento da instituição é um dos caracteres mais seguros pelos quais se pode distinguir a obra do legislador da obra do tirano.

Todo homem nascido escravo tem como destino ser escravo, nada é mais certo: os escravos perdem tudo em suas algemas, inclusive o desejo de se livrarem delas. Por isso, se há escravos por natureza, é porque houve escravos contra a natureza. A força constituiu os primeiros escravos, a covardia os perpetuou.

Enquanto um povo é obrigado a obedecer e obedece, faz bem; mas quando pode desfazer suas amarras e as desfaz, age ainda melhor; porque retomando a liberdade através das mesmas regras que usaram para retirarem-na, mostra que elas servem para obtê-la de volta ou não serviriam para subtraí-la de início.

A respeito de tudo isso, haveria muitas observações particulares e reflexões que fazer, mas não há aqui lugar para isso e me basta haver mostrado, nesta pequena parte, o sistema mais geral da natureza, sistema que fornece uma nova razão de tirar o homem da classe dos carnívoros e de o colocar entre as espécies frugívoras.

Jean-Jacques Rousseau
A Origem Da Desigualdade Entre Os Homens, 1755.
Inserida por lautaro_sama

⁠Os escravos perdem tudo ao serem acorrentados – até mesmo o direito de se libertar dos grilhões; amam a escravidão tanto quanto os companheiros de Ulisses amavam seu embrutecimento. Portanto, se existem escravos por natureza, é porque existem escravos contra a natureza. A força fez os primeiros escravos, a covardia os eterniza.

Inserida por leobosco

⁠O hábito de refletir sobre mim mesmo finalmente me fez perder o sentimento e quase a recordação de meus males; descobri, assim, por minha própria experiência, que a fonte da verdadeira felicidade está em nós e que não depende dos homens tornar realmente miserável aquele que sabe querer ser feliz.

Jean-Jacques Rousseau
Os devaneios do caminhante solitário (1782).
Inserida por PensamentosRS

⁠Assim como disseram Heráclito, Nietzsche também consideram que tudo é devir. não há ser nem essência permanentes, nem Deus, nem Satanás. a única realidade objectiva é o mundo material e sensível, e o cerne dessa realidade é o devir perpétuo, o eterno retorno, a embriaguez dionisíaca, a vontade de poder.

⁠Escreveu Nietzsche:

"A serpente que não muda de pele, perece. Assim também os espíritos que não mudam de opinião, deixam de ser espíritos"

Trilhe pelos jardins dos seus pensamentos e mude o que for necessário; assuma com coragem o que se é e celebre com amor a existência!

Vamos repensar?

Nietzsche — “Torna-te quem tu és.”

“Torna-te quem tu és? Antes, descubra quem você deixou de ser para agradar ao mundo. O maior desafio humano não é construir uma identidade, mas desconstruir todas as máscaras que impediram sua essência de existir.”

Carlos Eduardo Balcarse

Vamos repensar?

Nietzsche — “Quem tem um porquê enfrenta qualquer como.”

“Quem encontra um propósito suporta caminhos difíceis; mas quem nunca questionou seus próprios porquês passa a vida carregando objetivos que nem escolheu. O sentido não é encontrado pronto: é construído pela consciência.”

Carlos Eduardo Balcarse

Nietzsche e Dionísio;
O êxtase do estado dionisíaco, com sua aniquilação das usuais barreiras e limites da existência, contém, enquanto dura, um elemento letárgico no qual imerge toda vivência pessoal do passado. Assim se separam um do outro, através desse abismo do esquecimento, o mundo da realidade cotidiana e o da dionisíaca”.

Inserida por apabranches

No século XIX Nietzsche diagnosticou a morte de Deus, mas as armas utilizadas no deicídio (a ciência e a razão) se tornaram objeto de culto. É preciso usar o martelo mais uma vez para destroçar o altar no qual se encontra e depois dar uma marretada na própria cabeça para tirar de si a ideia de crença surgida na mente humana há mais de 12 mil anos.

Inserida por Mario11

"Os seguidores de Nietzsche e Foucault estão apaixonadamente persuadidos de que a verdade é mero artifício retórico empregado a serviço da opressão, e dizem isso por extenso. Qual é, então, a condição de eles dizerem tal coisa? Devemos dar-lhes a escolha. É falso? Ou está a serviço da opressão?"

Inserida por LEandRO_ALissON

Friedrich Nietzsche
⁠Os grandes intelectuais são céticos.

Nao.
Os grandes intelectuais são cheios de ego e, mesmo se disserem algo, são simplesmente manipulados pelo mundo e pela própria sociedade que tanto criticaram

Podem até ser céticos, mas será que entenderam de verdade o que isso significa? Ou é igual a todas as suas definições?

Inserida por luxo

⁠"Cristo"

Jesus leu Nietzsche
Se chocou

Andou de skate
Se ralou

Lembrou de Chorão...
Riu

Deu a volta ao mundo
Girou, girou, girou
Voltou pro mesmo lugar

E se questionou
"-Por que existe o amor?"
Minto, minto
Na verdade ele se perguntou
Se voltaria a ser feliz algum dia

Inserida por Twiekz

A maior crise vivida no Brasil não é a financeira,mas é a crise do saber. Dessa maneira, seguimos negligenciando o conhecimento - suas diversas faces e tudo que ele pode nos proporcionar- e vendados pela mentira,caminhamos pelo vale da ignorância, dopados pelas drogas das incertezas; imobilizados por falsas expectativas. Expansão da consciência já !

Inserida por NiltonSantana

"O mito da caverna é uma linguagem simbólica ou uma metáfora, pois o que sai da caverna é a nossa consciência e não o corpo físico, aliais o corpo físico permanece interagindo com os outros, mas como criar estratégicas para despertar os outros? Só com muita sabedoria - luz da razão."

Inserida por silvia_roldao_matos