Frases de poema
Timbó Poética
Do Médio Vale do Itajaí
tu abriga a poesia,
o endereço da Casa do Poeta,
a minha alegria de te ver
esbanjando cada melodia
e a gentileza de sempre
que que me dá força
fazendo com que surja
um poema novo todo o dia
que tu me leva pela mão
para passear por cada rima.
O tempo está passando
e eu não estou brincando,
Muitos ali morreram,
e eu sigo clamando...
O pedido de socorro ainda
não chegou na caixa-postal
correta para salvar as vidas
dos heróis feridos de Azovstal.
O tempo está passando
e ninguém está escutando,
Muitos ali morreram,
e eu sigo gritando...
Rodeio tem Oásis
Mesmo sendo rodeada
por Mata Atlântica,
Mesmo sem ser deserto
e sendo esta terra romântica,
Rodeio tem Oásis
e mistérios incontáveis
sempre prontos a serem descobertos.
Rodeio tem Oásis,
Rodeio tem surpresas,
Rodeio tem Oásis
e muito mais que todos os poemas.
Rodeio no Rio Belo
Rodeio no Rio Belo
vivo amando
esta terra bonita
que tanto quero
para toda a vida.
Rodeio no Rio Belo
não vejo a hora
passar e me reúno
contigo e com
o quê mais de poético
existe e sempre haverá.
Rodeio no Rio Belo
com a querência
deste sábado irei
passear e logo
para casa ir voltar.
Não escrevo poesia
para me mostrar,
Caminho com a certeza
que vamos todos
chegar no mesmo lugar.
Fui bem criada e seria
até pecado lamentar,
e eu conheço bem
na vida o meu lugar.
Sou convictamente
a poetisa dos invisíveis
que pelas mãos do Universo
continua a se guiar
e continua a acreditar.
O seu coração por mim
fica em ritmo de vanerão,
A tua pulsação fica forte
e você arde por mim
mais intenso do que verão;
É o quê a poesia faz
em ti com toda a sedução,
E quando eu te beijar
não vai conseguir tocar
os seus pés no chão
e vai conhecer o quê é amor
e ao mesmo tempo paixão.
O mundo é um balaio
confuso que devemos
ficar atentos para nele
o amor não se perder,
Prefiro é o ritmo desta
música que embala,
Que por nós dois fala
e deixar que o tempo
faça por nós o quê
não podemos fazer;
E que as tramas deste
balaio unam a cada
dia mais eu e você.
Entre sarandeios e sapateios
o meu tatu virá solto e livre
com os melhores galanteios,
Toda vestida de poesia com
ele dançarei em liberdade
porque quero envolvimento
além do salão em movimento,
para mostrar com intensidade
que eu sou a tal paixão
que desde sempre esteve,
e está (tatua)da no coração.
No espaço da preparação
do mate amargo
que adoça o coração,
Fomos dançar a Chimarrita
no meio da sala de casa
para estarmos afinados
para o dia do bailão,
No fundo dos seus olhos
vi o amor e a paixão,
Você é melhor do que poesia
e qualquer truque de sedução;
És a minha canção preferida,
amor para toda a minha vida.
A gente está se envolvendo,
o amor da gente só
vem todo o dia crescendo,
o desejo nos conduzindo
dançando a valsa campeira,
Tenho plena consciência
do que em ti transborda,
em silêncio me namora
e quando chegar a hora
nada precisará ser dito
porque você me dará
todos os sinais para
que possa ser tocado.
De baque solto
sou eu maracatu,
Todas em uma
para te fazer mais
doce que melado
e com engenho
a cada novo desejo.
De baque virado
sou eu maracatu,
Rainha coroada
para viver contigo
sempre apaixonada.
De baque doido
sou eu maracatu,
Ora virado e ora solto,
ocupando o seu sonho
e deste amor te dando orgulho.
Mergulhando profundamente
nos teus olhos e girando
ao som do Tambor de Crioula,
Iniciando um capítulo romântico
sem dizer uma palavra,
Eu recebo o seu amor
com toda a sedução devota,
Você está conhecendo pela primeira
vez na tua vida o quê é poesia,
caindo na minha graça
e se encontrando na minha folia.
Só eu e você sorrindo
lá na Festa do Divino
Espírito Santo é tudo
aquilo que mais preciso.
No Bambaê de Caixa,
a gente só de Mariquinha,
no Siriri e na Catarina,
Você doidinho na minha
e eu na sua toda caidinha.
Só eu e você festejando
como se a sós estivéssemos
neste Bambaê de Caixa
pela noite adentro dançando.
Na roda do Cururu
cantando e dançando
a tradição bonita,
Você mostrou que ama
com toda a poesia
a História e suas raízes,
E de mim não tirava
os olhos porque no seu
peito sou eu que moro,
e a cada lindo sonho
meu ele se realiza como
fosse seu porque não
existe amor maior até
hoje que te pertenceu.
Você me levando pela mão,
e a gente se deixando
levar por nossa paixão,
E eu levando a minha
saia para lá e para cá,
Nós dois girando com
toda esta forte energia
na Dança do Camaleão,
Sem querer li nos teus
olhos a mais linda poesia
e que não é de hoje que
tenho morado no seu coração.
Sarandeando para cá
e sarandeando para lá
bem rapidinho no ritmo
desta Desfeiteira soltos
como se fôssemos uma
roda de ciranda fechar,
Você me pegou com
carinho pela cintura
começou a me rodar
e atravessamos a noite
inteira dançando sem parar,
Tenho certeza que no seu
peito para mim tenho um lugar.
Enquanto a música tocava,
eu dançava a Chula Marajoara
com as moças da cidade,
o meu coração você encantava
com a sua flauta mágica,
o amor sublime nos guiava,
o seu olhar tonto e fixo
no rodopiar da minha saia
escrevia o destino que nenhum
dos dois imaginava que
a intuição com o teu primeiro
sopro doce me antecipou.
Mais veloz do que
a Dança do Tambor
é a Súcia que eu vou
dançar com o meu amor.
Com meu suçador
serei boa suçadeira
dançarei a noite inteira,
e não estou de brincadeira.
Quando chegar a Jiquitaia
sem despedida do meu amor,
de mãos dadas iremos
para onde só nós sabemos.
Encaixados delicadamente
como aves em pleno voo,
Você me leva sutilmente
para dançar contigo
a Araruna no meio do salão,
O teu perfume e a sua vibração
desarmaram o meu coração,
e agora não me interesso
em outra coisa que não seja
o próximo passo da mútua sedução.
Resolvi escutar
a Lia de Itamaracá,
Enquanto olhava
as estrelas a cirandar
e comigo você não está,
Como estratégia
de forma que nem
mesmo você perceba;
Optei ser sorrateira
e te coloquei entre
os meus poemas
até o dia que decida
comigo encontrar,
juntos estrelar
e o amor aceitar.
