Frases de Autores Conhecidos
As coisas estavam de algum modo tão boas que podiam se tornar muito ruins porque o que amadurece plenamente pode apodrecer.
Ser um ser permissível a si mesmo é a glória de existir.
Meu problema é o medo de ficar louco. Tenho que me controlar. Existem leis que regem a comunicação. A impessoalidade é uma condição. A separatividade e a ignorância são o pecado num sentido geral. E a loucura é a tentação de ser totalmente o poder.
Devo dizer que ela era doida por soldado? Pois era. Quando via um, pensava com estremecimento de prazer: será que ele vai me matar?
Mas sei de uma coisa: meu caminho não sou eu, é outro, é os outros. Quando eu puder sentir plenamente o outro estarei salva e pensarei: eis o meu porto de chegada.
Nota: Trecho da crônica Em busca do outro.
...MaisA outra mão dele, a livre, está ao alcance dela. Ela sabe, e não a toma. Quer a mão dele, sabe que quer, e não a toma. Tem exatamente o que precisa: pode ter.
Nota: Trecho do conto Vida ao natural.
...MaisEstranhei tudo. E, por me estranhar, vi-me por um instante como sou. Gostei ou não? Simplesmente aceitei.
A menina era um ser feito para amar até que se tornou moça e havia os homens.
Nota: Trecho do conto Uma história de tanto amor.
...MaisA garantia única é que eu nasci. Tu és uma forma de ser eu, e eu uma forma de te ser: eis os limites de minha possibilidade.
Quero que me deem isto: não a explicação, mas a compreensão.
Nota: Trecho da crônica Ao correr da máquina.
...MaisMas um dia ainda hei de ir, sem me importar para onde o ir me levará.
Aliás, verdadeiramente, escrever não é quase sempre pintar com palavras?
Nota: Trecho da crônica Temas que morrem.
...MaisSua coragem é a de, não se conhecendo, no entanto prosseguir. É fatal não se conhecer, e não se conhecer exige coragem. [...] O caminho lento aumenta sua coragem secreta.
Nota: Trecho do conto As águas do mundo.
...MaisMe detesto. Felizmente os outros gostam de mim, é uma tranquilidade.
O mal é que a minha esperança ou é inexistente ou forte demais – esperança forte demais é “infantil”.
Nota: Trecho de carta a Fernanda Sabino, de 24 de janeiro de 1957.
...MaisTudo me atinge – vejo demais, ouço demais, tudo exige demais de mim.
O ponto de partida deve ser: “Não sei.” O que é uma entrega total.
Nota: Trecho da crônica Máquina escrevendo.
...MaisFaça a descoberta de si mesma – e aos poucos você descobrirá que é mais seguro e compensador valorizar-se
