Filósofos na Educação Física
Os valores actuais(o estado) da sociedade é a consequência da educação que os pais proporcionaram aos seus filhos no passado.
Um desafio claro para a educação nos dias de hoje é se encontrar um ponto de conciliação entre os meios tradicionais, físicos, como livros, jornais e revistas com os novos suportes tecnológicos, presentes de maneira cada vez mais precoce em nossas vidas. Eu acredito que a tecnologia vem para acrescentar, o que devemos fazer é unir as novas tecnologias ao que já se faz em casa e nas salas de aula. O importante e imprescindível é estimular a leitura!
Avaliar na educação é oportunizar ao educador, a possibilidade de trilhar caminhos pedagógicos diferentes com o propósito de mediar, de forma mais eficaz, o avanço desejado.
A educação está tão promíscua em servir aos ideais do mercado, se assumindo como empresa, focada em resultados, em produzir uma excelência fabricada, que esquece o ser humano mais importante de uma sociedade, pois é pela mediação dele, que provém todos os outros profissionais de uma sociedade. Os sistemas de ensino, desvalorizando o professor no exercício de sua profissão, faz com que a sociedade não enxergue o seu valor social. Lamentável! Transferindo a responsabilidade do baixo nível dos alunos, nas escolas, para os educadores, atribuindo-lhes metas focadas, em apenas, no desempenho dos alunos nas avaliações externas, pouco se preocupando com a verdadeira formação dos mesmos. Omissão em reconhecer que a situação deplorável dos alunos não estarem no nível de conhecimento esperado para a série que estão cursando, seja fruto de um modelo educacional que não forma, deforma; não inclui, promove a exclusão institucionalizada; não media a cooperação, valoriza a meritocracia.
Promover uma educação pública de qualidade não é um 'crime'; sem dúvida, é uma obrigação, um direito! Portanto, não se deve torná-la uma tortura para aqueles que a servem com dedicação e comprometimento moral.
“A educação faz parte da vida, dá sentido e indica caminhos, ao passo que, a escolarização é como que um carro, facilita em trajetórias, encurta distancias, mas por mais longe que seja, sempre podemos ir a pé.”
Jailton Silva
Os alicerces de uma sociedade estão cravados na educação que seus indivíduos recebem, em como são educados, treinados e elevados. A gestão da educação jamais deveria espelhar autoritarismo, pedindo que todos sejam democráticos. 'Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço' nunca bem ensinou.
A educação é o fio condutor que entrelaça cultura e memória, permitindo o resgate de histórias silenciadas pelas desigualdades sociais.
A cultura, quando aliada à educação, torna-se instrumento de resistência e reconstrução diante das feridas abertas pela desigualdade histórica.
Sem o reconhecimento da história e o fortalecimento da cultura local, a educação perde seu poder de transformação econômica e social.
O direito, desprovido da moral compartilhada pela educação, torna-se um mecanismo vazio, incapaz de sustentar uma sociedade verdadeiramente justa.
O sentimento de justiça nasce da educação moral, fazendo com que a lei seja respeitada não pela imposição, mas pelo reconhecimento de seu papel na ordem social.
A cidade é o berço da educação e da virtude; nela o direito se realiza como um instrumento da felicidade comum, e não como mera regra normativa.
EDUCAÇÃO É A BASE DA PAZ
Não se constrói paz sem cuidar de quem educa.
Essa é uma verdade que precisa ecoar em cada escola, em cada lar e, principalmente, nos espaços de decisão.
Nossos professores enfrentam salas superlotadas, salários defasados, jornadas exaustivas — e, mesmo assim, seguem firmes, formando cidadãos, despertando consciências e cultivando o futuro.
É urgente repensar as políticas públicas voltadas à educação.
É urgente colocar o educador no centro das prioridades nacionais.
Porque sem professor valorizado, não há aprendizado pleno.
E sem educação digna, não há justiça, não há igualdade.
Não há paz.
Valorizar quem ensina é garantir um amanhã melhor.
É hora de cuidar de quem cuida do futuro.
#ValorizaçãoDosProfessores #EducaçãoTransforma #PazSeConstróiComEducação #ProfessorÉBase #RespeitoAoEducador
"A banda de música escolar é uma ferramenta essencial na educação, desenvolvendo disciplina, trabalho em equipe e sensibilidade artística"
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases de educação física que falam sobre a importância desta disciplina
- Frases de Filósofos
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- Frases filosóficas profundas que vão te impactar