Frases profundas sobre a vida para refletir sobre a nossa existência
A ilusão do dia
Qual o sentido da vida?
Somos como uma vela acesa, nossa vida é como a chama, um simples assopro e tudo acaba, somos os mais fracos dos seres, a qualquer momento, sem nenhum aviso, nossa chama se apaga.
Na verdade, tudo não passa de vaidade, o dia começa e você nem percebe, mas sabe que terá que se manter vivo, manter sua chama acesa.
Porque a vida não espera, pois o fim do dia já está debruçado sobre o tempo, e se você não começar, vai perder alguma coisa que está preparado para você naquele dia.
E você se pergunta, que farei eu? Comece! simplesmente comece, pois o dia se encarrega de lhe apresentar o seu próprio mal, vá!
Não sofra antes de começar, a menos que seu fim chegue antes do fim do dia, você vai ter de viver, pois isso independe de você querer ou não.
Levante e faça um café, leia um livro, já é alguma coisa, mas faça, ainda não está satisfeito, pegue seu cãozinho e vá na padaria e compre pão, passe manteiga e satisfaça seu apetite, mas pense!
Você já se levantou, escovou os dentes, colocou leite pro gatinho, fez café, caminhou até a padaria e comprou pão quentinho, de quebra conversou com a moça do balcão e com os vizinhos que encontrou pelo caminho, e tomou seu café da manhã! pronto! já teve início seu dia.
Tudo isso parece besteira, mas faz parte da ilusão do dia, a primeira parte já foi vencida, é claro que nem se lembra o que conversou, mas se prestar bem a atenção, você já fez isso antes, e também não se lembra, mas que importância tem, afinal isso faz parte da ilusão do dia!
Tem uns que vão para o trabalho, tem outros que vão passear, outros ainda se preparam para viajar e tem ainda outro que volta pra cama, mas todos têm de começar!
Felizes são aqueles que saem pra comprar um carro novo, ou mesmo mudar de cidade; ou construir uma mansão; ou até mesmo se casar; mas tudo isso não passa de vaidade, o dia vai terminar!
O mais legal de tudo isso, é quando, o que lhe satisfaz é um simples abraço de um neto(a) às sete da manhã, só pra lhe mostrar a mochila nova que vai levar para seu primeiro dia de aula no ano letivo!
Quão bom seria se tudo tivesse sentido, mas o criador nos fez assim, nos deu um tempo pra que vivêssemos a plenitude da vida sem questionar!
Mas a insatisfação nos inquieta e nos aniquila a alma, mas o dia tem pressa, e se perdermos tempo questionando, não teremos tempo de viver a plenitude que nos foi proposto pelo criador!
Vivamos, pois o dia apenas começou, e tempo é vida, e vida se vive, e se deixarmos o dia definir o nosso destino, talvez percamos o melhor de algo que não sabemos, então devemos continuar, sair da estagnação!
Quantas podem ser vividas em um dia de vida, a palavra do criador diz que o futuro a ele pertence, então vivamos o presente, sempre lembrando que é ele quem governa, pois o dia vai terminar!
E o dia continua, com suas belezas e dificuldades, com suas inseguranças e perigos, enquanto uns se previnem do perigo, outros enfrentam os mesmos, sem se importarem; mas mesmo assim, o dia vai terminar!
E os aborrecimentos vem na mesma proporção da paz, depende apenas do ponto de vista, pois como vemos é que é, ou não! Agrada-se uns e aborrece outros, na verdade ninguém fica satisfeito com o resultado final!
Vaidade de vaidade, simplesmente assim, mesmo que queiramos levar a sério, acabamos brincando com a vida, pois ela não passa de uma aventura, e se não vivermos na plenitude, não vivemos, e assim também, o dia vai terminar!
O cheiro, o odor, o aroma e a flor, tudo simplesmente passa, como passa a dor e vem o prazer e a alegria de ver o sorriso da conquista, mesmo que tudo termine como o dia, no fim!
Penso, penso e nunca paro de pensar, e quanto mais penso, mais tenho o que pensar, mas o dia mesmo que eu não queira, vai chegar ao fim, vai passar!
E uma parte do dia já se foi, e vejo que nada tem de anormal, se vou para o trabalho, se pego uma condução ou se dirijo meu próprio carro, tudo não passa de ilusão e o dia vai terminar!
Os pontos de vista divergem de indivíduo para indivíduo, mesmo que pareça banal, se torna um problema sem solução, mas não passa de ilusão!
E o dia vai se indo, com ou sem a nossa permissão, controle parece que temos, mas não sabemos como nos conduzir, até que o dia chegue ao fim, e tudo se define, mesmo assim!
Parte do dia já se foi e tudo parece normal da janela que não olho, sem saber o que se passa, sei que vai continuar acontecendo, com ou sem a minha permissão, e tudo é vaidade de vaidade!
Ocupamos nosso tempo, sabendo que ele vai acontecer independentemente de nosso querer, e o tempo passa e já não sabemos se passou ou se simplesmente não percebemos que passou!
Quase metade do dia se foi, e tanta coisa já aconteceu, mas lembro que no dia anterior, assim também foi, e sem que eu quisesse, percebo que nada aconteceu, pois ainda tem espaço pra novamente acontecer!
A esposa a preparar o que já um dia havia preparado, e mesmo assim parece novidade, pois o sabor não sai da mente, e o cérebro quer mais, é coisa de momento, e nos regozijamos, mesmo sabendo que o dia vai passar!
O fogão é preparado e a panela já vai trabalhar, o cheiro suave do tempero começa a contaminar, e o ambiente vai ficando impregnado de algo que já vivemos antes, mas mesmo assim o dia vai terminar!
Neste mesmo momento em algum lugar, alguém está com fome e não tem panela no fogo a trabalhar, e nem pensamos nisso, e sem que, egoistamente nôs saboreamos enquanto outros pleiteiam algo para saborear!
Como podemos ser assim, enquanto alguém cuida de nós, preparando o que comer, não pensamos no outro e deixamos o tempo passar sem nada fazer para melhorar, mas o dia vai terminar!
Essa é a esperança de muitos, que o dia acabe, só assim possa dizer que venceu mais um dia, mesmo que seja apenas mais um engano diário, visto somente pela tv, mas ele teima em terminar, sem avisar!
O dia chega a metade, e a loucura da sobrevivência diária, continua sendo uma grande luta, para muitos que continuam de barriga vazia, em faróis ou em choupanas, assim é o dia dos mais fracos ! Mesmo assim chega ao fim.
O descanso da pós refeição, é um prêmio para poucos, pois quantos pegam no sono por falta do que comer, e a fraqueza de dias tentando, os vence, jogando-os ao canto como se estivessem descansando, esperando o dia ter fim!
A algazarra das crianças voltando das escolas, contando suas aventuras e suas descobertas, imaginando o que se tem para almoçar! Uns dizem que hoje tem almôndegas, e outros se encolhem por não saber se tem algo para o estômago forrar!
As horas passam e as necessitudes do dia se mostram de cara limpa, as notícias mostradas na tv, são uma realidade de um dia repetitivo, como muitos outros que não tem fim, mas o dia vai terminar!
Mas não só de tragédias se faz um dia, a tarde traz a alegria de crianças brincando nas ruas, bicicletas, tombos e corridas, gritarias e choros, latidos de cães correndo com as crianças, mas tudo não passa de vaidades!
De repente, ribboon, e o trovão estremece o chão e os relâmpagos anunciam um grande temporal, e a chuva cai com grande força, assustando a todos que estavam nas ruas, e corre-se para procurar abrigo, e o dia anuncia seu fim!
E a tarde está se esvaindo e o café das quatro está sendo preparado, o cheiro forte se mistura ao cheiro de terra molhada pela chuva, mas não tem como não identificar um café coando, com cheiro de nostalgia, ao lado da pessoa amada, e o dia está chegando ao fim!
Sentado no sofá ao lado da esposa com as crianças pedindo bolinho de chuva, pois o momento pede, e lá vai ela preparar o tão desejado lanche das quatro, até isso é vaidade de vaidades!
A chuva continua caindo, e os meninos se empolgam com o jogo da velha que alguém sugeriu, e o ambiente é deveras agradável, mas penso que até isso já se fez outra vez, lembrando do pregador no livro de eclesiastes 1;9, que diz que(...) não há nada novo debaixo do sol!
Tudo o que é, já foi um dia, diz o pregador, é o mesmo de geração em geração, só muda a tecnologia e os personagens, tudo é vaidade de vaidades, e o dia passa assim mesmo, indicando que vai terminar!
Não devemos nos apegar às coisas materiais, para não esquecermos do nosso Criador, pois do modo como chegamos, assim voltaremos, nus, assim como o dia vai ter fim, assim é nossa passagem por esta terra!
E a chuva passa, e a noite vem, o céu já está limpo e as estrelas voltam ao seu lugar, de onde nunca saíram, como se nada tivesse acontecido, somente as lembranças daquele momento ficará, e as crianças depois do banho se preparam para dormir, o dia está no fim!
Quase todo o dia já aconteceu, com suas mazelas e suas angústias, alegrias e brincadeiras, gritos de alegria e de dor, tudo se vai e o sono não vem, e o aconchego do lar, para os que têm!
A cama está pronta e o travesseiro lhe chama, querendo lhe cochichar no ouvido o que você distraído com o dia , nem percebeu, quantos teriam esse prazer de terminar o dia em uma cama macia!
O sono não vem, mas em compensação a mente trabalha ao invés de descansar, dorme corpo, dorme, pois o outro dia já vem, e você o que fez para que o sono seja um regozijo!
E assim termina mais um dia que Deus nos deu, e só posso dizer, que não passa de vaidade de vaidades, logo tudo se repetirá, torça para que você esteja lá!
fim
Viajar é como deixar para trás nossa vida, nossas escolhas. Às vezes viver em comunidade é mais difícil do que possam imaginar. Silenciar a mente, o coração e estar longe, é como recarregar as baterias da vida, porém quando voltarmos a realidade, uma enxurrada de lembranças tomam conta... Como seria bom estar num mundo alternativo, paralelo, onde os recomeços teriam sua vez. Alguns dizem que o quê nos faz mal deve ser cortado e lançado fora... Como se fosse fácil descartar nossa vivência, separar o bom do ruim. Você não sabe do que é capaz até que esteja no auge da aflição. No silêncio e no escuro do meu quarto, sinto o aconchego de uma vida exausta, sinto paz na solidão. Sem explicar o porquê do silêncio e a tristeza no olhar, sem precisar ser quem eu não sou, sem me preocupar se estou preocupando ou entristecendo alguém... Aqui somos eu e meu travesseiro, onde sou o que nasci pra ser, sem a restrição e o aval das pessoas.
Mãe, palavra preciosa, depois que nus tornamos mães passamos a ver a nossa vida diferente, tudo muda, passamos a não ter mais um tempo só nosso, fazemos aquela velha rotina... passamos a acorda pela manhã cedinho as vezes até sem dormir a noite, tomamos café as presas pra da tempo de preparar tudo antes do bebê acordar, só acordar cuidamos daquele serzinho com amor e carinho, no final da tarde um passeio pelas ruas, brincadeiras, aquela gargalhada demorada que nus deixa boba, ao anoitecer dividimos uma troca de carinhos, olhares cheios de amor, e ao adormecer peço pra que Deus a proteja todos os dias que livre de todo mal amor de mãe não tem igual,se podesse guardava dentro de um potinho cheio de amor para protege-la MÃE É MÃE.
A nossa vida
Nem sempre é uma bela poesia
Romântica, repleta de esperança.
Lembranças.
Cheia de alegrias, nostalgias.
Cheia de lindas cores.
De amores.
A nossa vida também tem
Dores, desamores.
Desilusões.
Tristezas, desesperança.
Pode também ser
Uma vida, sem cores.
Sem amores.
Não ter, quem te de mão.
Que te levanta.
Te de esperança.
Vamos fazer de nossa vida.
Uma linda poesia
Repleta de lindas palavras
De amor e de esperança.
Vamos colorir nossa vida.
Com todas as cores do arco Iris.
Vamos, viver a vida.
Sempre, com muita alegria.
As rosas nasceram
Para morrer e perfumar
A nossa vida 🌺
Nas lágrimas perdidas
Entre um sonho e outro
Vestígios
Perdão, amor
Pois na sua partida
Não consegui apagar a música da nossa vida!
Perdão, amor
Pois quando você nos deixou
Meu coração
Por ti
Chorou!
Perdão, amor
Por escrever na Constelação seu nome
Com tanta beleza
E desenhar seu rosto
Com uma ponta de estrela.
Perdão, amor
Por fazer da nossa história
Um mar de eterna memória
Vestígios de tanta beleza!
É necessário louvar ao Senhor por cada detalhe de nossa vida, em tudo há um propósito, o seu projeto nos leva a salvação.
Às vezes devemos dar mais valor à pessoa que amamos antes que ela parta da nossa vida... Porque o amor não tem preço.
Esses dias eu li uma frase que dizia que “ninguém cruza a nossa vida por acaso” e eu creio que realmente tudo acontece por uma razão, cada ser humano que conhecemos carrega consigo almas distintas e ambas tem papel fundamental nas nossas vidas, seja ele grande ou pequeno, alguns irão nos machucar, nos fazer chorar, mas isso só irá servir para nos tornarmos cada vez mais fortes. Outros irão nos dar lições não para nos mudar, mesmo porque a mudança é algo subjetiva e depende de cada indivíduo, ninguém tem poder de mudar ninguém, cada um muda por si, mas sim para tomarmos consciência dos nossos erros e assim aprender com eles, buscando evoluir a cada dia. A vida é uma eterna faculdade.
Há mérito!
mas não basta apenas o nosso querer.
Para que as coisas aconteçam em nossa vida, tem que haver o querer de Deus. Pois está escrito que não cai uma folha de uma árvore sem a sua permissão. Qual o homem que o filho lhe pedindo um pedaço de pão lhe dará uma pedra? Ou lhe pedindo um ovo lhe dará um escorpião? E ele sendo Deus, e acima de tudo Pai de todos nós, não lhe dará nada além daquilo que for o melhor para você.
Quando um amigo deseja viver a nossa vida como personagem da nossa história, este há muito que deixou de ser nosso companheiro e farol para o nosso caminho seguro.
Os combates enfrentados a cada dia em que vivemos, não devem significar o fim da nossa vida, têm antes de simbolizar, o início de uma nova luta que nos levará a alcançar a vitória.
Temos que estar preparado para tudo, pois na nossa vida existe muitos sim e muito não a partir quando nós consegue equilibrar os sim e os não que nós dão, nós vamos conseguir equilibrar nossa vida.
É sim, com pequenas atitudes grandiosas pra nossa vida que construimos o nosso caminho, você pode ser melhor todos os días.
O que mais desejamos saber em nossa vida,
é o que há por vir em nosso porvir...
Mas é necessário saber esperar, e tomar
alguns cuidados para não termos surpresas desagradáveis,
principalmente com certos fatos que vem acontecendo...
Osculos e amplexos,
Marcial
SABER ESPERAR O QUE HÁ POR VIR NO PORVIR
Marcial Salaverry
Sempre devemos saber esperar o que nos reserva o porvir, e assim, com o pensamento no futuro, muito sabiamente já se disse que o passado é apenas composto de fatos passados, e que em nosso caminhar pela vida, devemos sempre olhar para frente, para melhor escolher o caminho por onde seguir, e para os lados, para ver se alguém nos acompanha, ou se algo nos ameaça, e só assim conseguiremos caminhar em frente, e crescer para uma vida feliz, procurando sempre vencer os obstáculos que se nos anteponham, sempre tendo presente que precisamos bem viver o momento presente...
Para trás deveremos deixar os fatos passados. Erros ou acertos, apenas procurando aproveitar as lições deixadas, para jamais repetir eventuais falhas cometidas, e assim, procurando ratificar os acertos e retificar os erros...
Vejam esta sábia mensagem de L'Inconnu:
"Se ficarmos olhando para trás, sempre haverá alguma desculpa que impedirá um movimento de mudança, e a vida é movimento, temos que estar em constante procura do que nos pode tornar melhores, revendo os preconceitos, e nos abrindo para a vida, e principalmente para o amor a nossos semelhantes."
Muitas vezes permitimos que fatos passados atrapalhem nossa vida, remoendo injustiças sofridas, ao invés de esquece-las. Perdemo-nos imaginando vinganças ou represálias contra quem nos fez sofrer ou causou algum dano, e isso é uma grande estupidez, pois o esquecimento é o ato mais lícito e benéfico para nossa alma. Perdoar ou não, será um mero detalhe, que poderemos eventualmente decidir. Mas o esquecimento será muito útil para nossa vida.
Costuma-se dizer que "a vingança é um prato que se come frio", só que pode ser muito indigesto, pois sempre irá nos amargurar a vida. Ao concretizarmos uma "vendetta", muitas vezes sentimos um sabor amargo nessa "vitória", e percebemos que nada lucramos, principalmente em termos de felicidade, e que o fato de ficar com essa idéia cozinhando em nosso interior, já pode nos impedir de seguir com mais tranquilidade por nosso caminho.
Principalmente em questões de amor. Sempre é difícil aceitar que aquele alguém por quem nos apaixonamos não nos quer mais. Ou que não quer mais nosso amor. Por maior que seja nossa dor interior, o melhor que temos a fazer é aceitar o fato, e prosseguir vivendo, e principalmente, não podemos nos fechar em nossa tristeza, lamentando o amor perdido, e chorando essa perda, o melhor a fazer, é levantar a cabeça, sorrir para a vida, por mais que a alma chore, e continuar vivendo, aproveitando o fato de estarmos vivos...
Sempre poderemos encontrar um outro alguém que nos ajude a esquecer quem se foi, e se ficarmos apenas fechados em nossa dor, não conseguiremos ver que temos alguém ao nosso lado, pronto para nos consolar. Um amor nunca substitui outro, porque cada um tem suas características, mas sempre ajuda a viver. E muitas vezes, ganhamos em muito com a troca, e descobrimos que quem nos deixou, mais perdeu do que ganhou. Para chegar a essa conclusão, basta amar-se o suficiente, para saber que não existe ninguém melhor neste mundo do que o dono daquele simpático sorriso que vemos no espelho.
Assim sendo, é muito importante cursar com brilhantismo a Escola da Vida, e uma das principais lições que ela nos oferece, é justamente essa: "Pra frente, que atrás vem gente...", doidinha para passar por cima de quem estiver parado, e se assim permanecermos, apenas lamentando o que ficou para trás, seremos alcançados e ultrapassados.
Veja que lindo caminho existe em sua frente, certamente bem melhor do que os buracos que tanto atrapalharam sua caminhada até aqui. Esqueça-os e olhe para a vida.
E, para começar, vamos viver mais UM LINDO DIA, sempre esperando que o próximo seja ainda melhor do que o atual...
"Algumas histórias as vezes na nossa vida merece capítulos maiores finais diferentes não só um começo e o restante de capítulos em branco, e sim preenche -los com o tempo ser capaz de mudar a história de alguém. Você pode até ter a caneta mais você ainda depende do outro para te dar o papel para continuar escrevendo."
