Filosofia
Quem opta por um curso de Filosofia: ou se sente atraído em estudar o tema, ou é porque já traz em si as indagaçōes da alma.
A filosofia também é: arte, direito e política; não existe reflexão filosófica sem estruturação poética, ética e retórica - como as três não existem sem filosofia.
Aceito este Medo forjado em mim.
Aceito está Filosofia usada em mim.
Aceito aquele olhar de Mágoa dado à mim.
Aceitar que falso fui, este nunca aceitarei, pois nunca ninguém consegue enganar o próprio CORAÇÃO.
E se estivermos sendo enganados pelos sentidos? Isso abriria a hipótese da: Filosofia e ciência estar erradas, a poesia no meio do caminho e a teologia mais próximo da verdade, pois, a metafísica talvez faria mais sentido.
No ensino médio meu professor de filosofia ensinou que falar de política: é falar de rebelião, que é a única atitude a ser tomada pelos escravos. É por isso que existe político querendo acabar com esta disciplina no ensino médio, eles tem medo que a massa crie conciência de classe.
Ela nada sabia de filosofia,
nem de poesia
de Pessoa ou Drummond
Ela pouco sabia de democracia
de Sociologia,
de Foucault ou Proudhon.
Foi a filosofia que fez de Tales de Mileto, O primeiro filósofo, a se tornar o primeiro a ficar rico. Como? Estudando astronomia percebeu que haveria uma super safra de azeitonas, comprou todas moendas baratinho, porque todos não acreditavam; veio a super safra, houve a colheita e na hora de moer, todos tiveram que pagar o preço que ele estipulou.
Filosofia na prática.
Não há nada mais obsoleto do que a tecnologia / Nem mesmo a tua filosofia vã / O que eu ela foi ontem não é hoje / E o que ela é hoje já não será amanhã.
Um aluno indagou-me: Professor, mas o que é a filosofia?
É um objeto copo, preenchido até a metade de água e a outra metade de ar. Em qualquer circunstância, ele nunca estará vazio.
Durante a aula de filosofia, eis a questão de um aluno:
Professor, se a dialética não é só conversar, o que é?
A dialética para filosofia, é o encontro de duas ou mais pessoas, cada um chega com uma ideia, ao se encontrarem cada um troca ideia, ao saírem seguem seu caminho com duas ideias ou mais.
FILOSOFIA NILO DEYSON MONTEIRO
A maior parte da vida perdemos a vida entre os dedos do tempo; sem tempo, nem percebemos os que se vão perdendo de nós, em nossas atenções ficam prioridades, afã, vaidades e o tempo passado se foi, não virá à menos que nele voltemos no pesar do pensar.
Filosofia da Cardilogia
Seu amor e como doces
Seu interior cheio de amor
Cheio de flores
Me faz sentir calor
Pensar te perder um dia
Lembrar que nao sou suficiente
me desperta agonia
Mas passar o dia com vc me deixa quente
Deixa eu te oferecer
Meu coracao sem harmonia
Eu sei que e pouco
Mas estar ao seu lado me da alegria
Por vc vale a pena viver
Estar com voce e melhor que ver a luz do dia
E como reenascer
Eu sei que nao posso te merecer
Vc e meu anjo alado
So tenho a te oferecer
Meu coracao que necessita do outro lado
Receber sua mensagem e como ganhar na loteria
Fico sem dormir
Ter vc e sorte para toda vida
Pensando em ti
Me sinto nas nuvens
Quando estou com voce
Sem voce penso em trens
Porque
Eles me matam sem porens
Outra questão da aula de filosofia. Professor, como usar a filosofia no dia a dia?
Exemplo, se você mora num condomínio, lá tem um freezer de sorvetes e picolés, para cada um o valor de R$ 2,00 deve ser deixado numa caixa. Seguir essa regra para degustar seus picolés e sorvetes, é a ética.
Em baixo dos teus grisalhos,
Nos pensamentos da tua filosofia,
sob a tão temida caveira, encontro tua magia.
Sob teu olhar sereno, no silêncio do teu falar,
encontro alegria e paz, para um novo caminhar.
Durante a aula de filosofia surge a questão: Professor, qual o dia mais importante da sua vida?
- Essa é fácil! É hoje, agora!
Como assim? Não entendi!
- Siga-me! Até ontem vivi o que poderia ser vivido por vários motivos, e aprendi. Hoje, agora, estou vivo e vivendo a vida; por isso é o dia mais importante.
No meio acadêmico cristão existe uma filosofia de que quanto maior o texto melhor. Nada contra textos longos bem elaborados. No entanto, por uma questão estratégica, acredito que vale mais um texto curto lido do que um longo no qual grande parte das pessoas não terão paciência de ler.
