Fernando Pessoa Desanimo
"Jamais desconfie da sinceridade de uma pessoa que está no pleno exercício gozoso de sua própria estupidez".
"A credulidade da pessoa enganada é o pudor neurótico com que ela finge não ter sido feita de idiota".
"A omissão é uma espécie de estupidez serena, sem espalhafato, pela qual uma pessoa vai aos poucos destruindo a sua própria consciência".
"O ódio da pessoa de boas maneiras é, de todos, não apenas o mais insidioso, mas também o mais resiliente. É o ódio do neurótico que, sob o velame da etiqueta, falseia a própria consciência e ganha terreno livre para destilar a sua peçonha sem culpa. Esse ódio abscôndito, alimentado na sombra e nela mantido por uma espécie de pudor maligno, ainda que se esconda nos meandros da cordialidade, da fala mansa, dos ditos chistosos, das respostas que de ensaiadas acabam por transformar-se em reflexos condicionados, escapole num ou noutro momento de descuido, mostra-se como o furúnculo que expele um pus fétido.
Nenhum ódio consegue manter-se em segredo por tempo indeterminado, nem este. A coisa é muito simples: o ódio corrói todos os vernizes, e por que diabos não o faria com o da polidez simulada?
Neste mundo que não se pode chamar de paraíso das retas intenções, nunca é demais uma pessoa manter as narinas treinadas para farejar o ódio que busca ocultar-se nos sorrisos, nos tapinhas nas costas, nos elogios".
"Amizade só existe de pessoa a pessoa; jamais entre grupos. Quem põe o rebanho ao qual pertence — muitas vezes, por covardia para lidar com os próprios fantasmas — acima da insubstituível relação "olho no olho", com todos os percalços que esta traz no decorrer do tempo, certamente é um crápula.
É alguém incapaz de genuína amizade, entre outras coisas porque só consegue vislumbrar um simulacro dela".
"A pessoa que cresce na virtude logo aprende duas coisas sem as quais a vida em comunidade vira um verdadeiro inferno: civilidade nas divergências e inteligência nas convergências.
A concórdia não regida pela inteligência vira hipocrisia; a discórdia não regida pela civilidade vira contenda baixa, discussão entre celerados".
"A pequenez de alma impede que uma pessoa se relacione profundamente com quem quer que seja.
Impede inclusive que se relacione bem consigo mesma".
"Na pessoa egocêntrica, afoita em defender-se dos moinhos de vento da sua imaginação, o medo é sempre precipitado".
"Se uma pessoa boa não é perseguida, injustiçada, caluniadoa, é porque não é tão boa quanto parece".
"A prolixidade impede que uma pessoa dialogue com outra e também consigo mesma diante do espelho de sua consciência".
"Só é espiritualmente apta a ajudar alguém a pessoa preparada para receber como moeda de troca a ingratidão".
"O ódio é a disposição viciosa da vontade pela qual uma pessoa é acometida de fervorosa repugnância ao próximo – ou a Deus".
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp