Fatos
Aquilo
que por razões e fatos que
ora ignoramos possa amargar
nosso presente,
por mesmas razões e fatos
ora ignorados, adoçará nosso
futuro!
De acordo com a Bíblia,o homem prudente sabe julgar os fatos da vida, enquanto a mente do tolo é enganosa e cheia de ilusões.
Você é quem escolhe o que absorver, pensar e expressar, fatos exteriores não tem o poder de mudar essas escolhas.
Entre um mundo de sonhos e um mundo de fatos prefiro viver num mundo de suaves e generosas possibilidades.
"O orgulho político tem cegado a compreensão dos fatos. Eis o motivo de tanto silêncio diante de uma sociedade massacrada por um sistema falido."
Ser conservador é preferir o ideal do passado distante aos fatos do presente, preferir o retrocesso à mudança, a coerção à cooperação, a escravidão à liberdade, o insuficiente ao abundante, a decadência à coragem, resumindo: ser conservador é preferir a infelicidade distópica à esperança de um futuro melhor.
Contra fatos não há argumentos, mas existe a narrativa que, diuturnamente, muda os fatos e deturpa a verdade, no geral.
Quem julga e sentencia, longe dos fatos, por achismo, sem o olhar pro próprio umbigo e contrariando o defensor do réu, seu próprio coração, a pena será bumerangue. Voltará contra quem sentenciou, mais longa e dolorida. Apenas uma questão de tempo.
Principalmente nos dias de hoje, Razão, Fatos e Emoção, a equação com resultado cada vez mais desafiador do nosso cotidiano.
Quando se tratam de fatos como, entre outros, diferenças de origem, religião, idade, polaridade de gênios e condição financeira, e todos os contras são conhecidos mas desconsiderados, pode-se afirmar com absoluta convicção: é amor!
Deixar os trilhos dos fatos, entrar no desvio das narrativas e continuar, é assumir a alienação ou covardia.
Por mais que firam as vistas,
que os fatos tomem seus vultos,
pra certos pais extremistas
filhos nunca são adultos.
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Com a força dos fatos não se luta;
não se pode vencer tal correnteza;
se passou a não ser absoluta,
a certeza deixou de ser certeza.
FICÇÕES BASEADAS EM FATOS
Demétrio Sena - Magé
Ao assistir a mais um daqueles filmes de super vilões que se tornam intergaláticos, dominam planetas e apavoram a raça humana com destruição em massa, para depois dominá-la, repeti meu chichê: 'Esse filme é baseado em fatos' (preciso dizer reais?). Quem assistia comigo riu, como se fosse brincadeira. Minha fala pareceu ainda mais absurda, porque nesse filme o vilão transformava humanos em robôs infinitamente mais fortes, dominados por ele, para derrrotarem os resistentes; os heróis.
Pensem nos líderes mundiais que sempre tentam dominar o mundo pela força... nos genocídios de países que atacam outros países e violam todas as regras que regem as guerras... guerras que já são um absurdo. E pensem até nas figuras deploráveis que vão à procura de governantes externos para conspirarem contra os próprios paises, na produção do caos... da fome... do desespero, na intenção de futuramente se apossarem de seus países e pagarem pelos "favores", entregando as riquezas naturais, as tecnologias e a própria soberania, em razão da dependência.
O mundo tem, realmente, super vilões capazes de cometer grandes atrocidades... como tem os vilões rasteiros e medíocres, dos quais falamos agorinha, capazes das piores atrocidades, auxiliados pelos super vilões, em negociatas escusas. Sobre os possíveis exageros (possíveis, porque hoje temos muitas tecnologias usadas principalmente para o mal, que no passado foram ficção), continuo a dizer que são baseados em fatos. Trata-se de filmes que, neste aspecto, são baseados no que o ser humano será capaz de fazer... quando for plenamente capaz de fazer.
Sobre os heróis? Não. Não há heróis. Os que se apresentam como tais, são vilões sonsos. Há resistências humanas, de líderes e liderados conscientes de seus limites e com códigos de justiça, ética e humanidade. Esses, o tempo e a verdade podem tornar bem sucedidos, de forma lenta e gradual, com muitas desvantagens no caminho. A vantagem típica dos vilões está no fato de eles serem capazes de tudo; qualquer atrocidade ou golpe baixo para conseguirem sucesso em seus projetos pessoais.
... ... ...
Respeite autorias. É lei
Tentando não perder
o desenrolar dos fatos
debaixo para cima,
e de cima para baixo,
conto o quê deve
ser sempre contado,
correndo o risco
do erro com palavras
que não são minhas.
Não rompendo nunca
com a paz possível,
a poesia quando
sabe pouco nada,
ela vai por aí em busca
da memória e da verdade.
Com o sorriso apagado
dizem que o Capitão
nunca esteve ligado
na Operação Aurora,
incomoda o quê está
passando com a tropa
como ela fosse minha,
vai dormir pensando
na gravidade da notícia:
"Paramilitares siembran
minas en la zona
del Catatumbo
venezolano y la guerrilla
impuso el toque
de queda en El Guayabo".
Um dia essa moda pega
de todo mundo querer
virar poeta esperando
o raiar da liberdade
contando tantas histórias
da América Latina
que fácil se esquece
até dos protetores
das borboletas monarcas.
Testemunha sensorial
destas tristezas
do continente e pedindo
a liberdade do General
que está preso inocente
e que não viu nestes
quase dois longos anoa
sem ver o sol da justiça,
assim sigo aborrecida(....)
Confie na sua própria visão e interpretação dos fatos, ao invés de seguir cegamente o que é amplamente divulgado pela imprensa.
