Fase Ruim Fase Boa Fernando Pessoa
Ela
É amiga, confidente, irmã de alma, de coração.
Com ela não tem tempo ruim.
Seu abraço acolhe.
Suas palavras acalmam.
Sua alegria contagia.
Ela sempre estará lá, independente da distância e do tempo.
Sua amizade é para sempre.
Quando eu passo a te odiar eu não detesto o ruim que há em você, mas ratifico a construção cruel que há em mim
O bom tempo passa muito depressa, mas isso não é ruim, ruim é o mau tempo que aparentemente não passa
O lado bom da vileza é que ela não consegue se esconder por muito tempo;
O lado ruim da bondade é que ela demora a ser descoberta a todo momento
Tudo o que acontece ou acontecerá
de bom ou ruim na minha vida,
são exatamente os resultados
de minhas escolhas e pensamentos,
estes, conscientes ou não. Nada mais.
Exageradamente adornada de fábulas, nossa infância é um despreparo; um ensaio muito ruim para o que viveríamos em seguida.
Há quem diga que existam períodos amaldiçoados onde tudo de ruim pode acontecer; como, por exemplo, as referências ao ano de 2020. Mesmo que fosse uma verdade, em nada existe a constância; ciclos são naturais em tudo. Tolice é passar pelo momentos turbulentos sem aprender nada. Assim como a tosse evidencia um problema no pulmão; a febre uma infecção, a depressão à ansiedade, stress; uma nova pandemia, alerta para o avanço sobre ambientes estabilizados ... ; as chuvas intensas com diminuição do tempo de reincidência, um problema climático; o aumento das queimadas um problema do clima global; ... tudo são sintomas de algum ciclo em desequilíbrio. Precisamos estar atentos aos sintomas, diagnosticar e reestabelecer a ruptura.
Não é uma questão tão simples, em ser bom ou ruim, no mundo moderno de hoje tão corrompido pelo dinheiro, a posse e o poder de consumo de bens materiais luxuosos e tecnológicos, que qualificam nos como pessoas de sucesso e de valor no topo da sociedade ou mero alpinistas oportunistas para lograr de qualquer forma o êxito alheio. Confesso que luto com meus demônios todos os dias mas mesmo assim, não sou santo, as coisas boas que participo, acontecem quando estou vestido com as armas de Deus, mas só um soldadinho anônimo e fugaz, que a convite intuitivo passa a fazer parte da grande e poderosa milícia celeste da harmonia iluminada e colorida da vida.
É tão ruim se decepcionar com alguém em especial, dependendo do caso, a gente perde até o rumo. Isso se deve ao fato de colocar o outro em um pedestal e ignorar que essa pessoa também é humana, por essa razão comete erros. Às vezes, são bobos e tornam-se fáceis de esquecer, mas quando são graves afetam, sobretudo, a confiança - algo que deveria ser "intangível" dentro de qualquer relação.
É ruim quando estamos na vida do outro para suprir expectativas alheias. É notável o descontentamento, o vazio sobressalente, a tristeza exorbitante. Aonde vai parar isso? Não estou aqui para ser malabares do amor, nem tampouco ser lembrada num momento de tristeza como a própria razão disso! Vim ao mundo para amar e ser amada, aquele amor que se dá por satisfeito, ser cortejada, olhada com carinho e lembrada com ternura e compreensão. Gosto de ser fechamento, "pau para toda obra", mas eu não fico triste, pois o que o outro busca não está em mim. É um vazio que cabe a ela e a Deus preencher, mas responsabilizar o outro é para amenizar o fardo sobre você
O covarde: Nada ta bom, todo mundo é ruim, a vida é injusta, cria generalizações, só reclama da vida. O Corajoso: É grato, a vida é boa, a vida é cheia de oportunidades, as pessoas são maravilhosas, cria a vida que sempre sonhou.
Uma trama muito
ruim que o fim
desconhecemos,
Vis nos ofendem
daquilo que
não merecemos.
Nos perturbam todo
o dia com o intento
de no futuro nunca
mais sermos:
estamos vivendo
um real pesadelo.
Nós percebemos
a insistência dos
que desejam ceifar
tudo o quê há
de mais precioso
em nosso caminho:
Das nossas próprias
origens alguns até
se esqueceram,
Caíram no plano
de nunca mais não
nos pertencermos,
Não escapam da visão
deles nem as árvores
que são os nossos
insignes signos:
as Araucárias do meu,
do teu e do nosso destino.
Não visitar e não estar em aglomerações não é tão ruim como se pensa, hoje nós temos a Internet. Ninguém está sozinho com a Internet.
Eu te venero Pau-de-Pernambuco
florescido absoluto
nesta manhã que contra todo
o sentimento ruim eu luto,
Porque carrego pela vida
o amor mais sublime e profundo.
