Fantasia e carnaval

Cerca de 3928 frases e pensamentos: Fantasia e carnaval

VIVER ENTRE MUNDOS DIFERENTES

Viver em mundos diferentes, entre sonhos, fantasias, introspecções e a realidade - é mais comezinho do que pensa a nossa vã filosofia. A coexistência de diferentes mundos na nossa vida começa cedo na infância e se estende com nossos pensamentos inquietos da juventude, dos tempos de adultos e com mais intensidade na velhice. Por serem assim, esses mais diversos casos são tratados pela ciência, pela filosofia, pelas artes e por muitos outros campos de conhecimentos.

A psicologia, através de Sigmund Freud, explora o papel dos sonhos, sugerindo que eles são uma janela para o inconsciente. Carl Jung também investigou os sonhos, mas focou nos arquétipos e no inconsciente coletivo.

A filosofia, como Platão, refletiu sobre a natureza da realidade e a distinção entre o mundo dos sentidos e o mundo das ideias. Enquanto Descartes questionou a certeza do conhecimento sensorial, propondo o famoso “Cogito, ergo sum” (Penso, logo existo).

Nas artes, Franz Kafka em “A Metamorfose” tratou de mundos surreais que coexistem com a realidade cotidiana. No cinema, filmes como “A Origem” e “Matrix” investigam a linha tênue entre sonho e realidade.

Esses diferentes campos de conhecimentos e muitos outros não menos importantes mostram que a interação entre os mundos internos e a realidade é uma parte intrínseca da experiência humana, influenciando nossas emoções, comportamentos e percepções de maneiras complexas e interconectadas.

É fato que os sonhos interferem em nossas ideias e cenários sem as limitações da lógica e da realidade. Isso pode nos levar a pensamentos mais livres e criativos, permitindo que a mente experimente novas possibilidades. No mundo dos sonhos, as emoções são intensas e as experiências vividas têm um impacto direto no nosso estado psicológico, deixando uma marca na mente e no coração.

Ser alguém que existe em outros mundos mais intensamente do que no mundo real, explorando aspectos de si mesmo – paixões paralelas que não deixam oportunidade de alguém não poder expressar na vida cotidiana uma forma de escapar das pressões e limitações do mundo real, que não se permita ser quem realmente é, sem julgamentos ou restrições, essa dualidade é desafiadora. A linha entre sonho e realidade é tênue, e se alguém não questiona o que é real e o que não é, pode ser difícil equilibrar as duas vidas, especialmente se os sonhos começam a influenciar as emoções de sua identidade, tal fator se torna empecilho para encontrar um equilíbrio entre fantasia e decisões racionais no mundo real.


Essas pessoas que pensam assim vivem uma profunda e verdadeira introspecção. Pensam e se envolvem com ideais de beleza, de sucesso e felicidade, com vidas ilusórias de imagens esculpidas, efêmeras, tangíveis com as quais estão inclinadas a conviver. Vivem de simulação, onde os signos e os símbolos substituem a realidade por representações não verdadeiras da essência das coisas, pois carecem de profundidade e significado, onde a aparência se sobrepõe à realidade, criando uma desconexão entre o ser e o parecer. Vestem seus rostos com máscaras que não mostram um ideal tangível na busca de uma vida autêntica e significativa, uma existência baseada, nas suas próprias vulnerabilidades e não na verdade e na liberdade de uma vida factível.


Assim, o confronto das ilusões de mundos diferentes projetados pela nossa mente. nos tira a profundidade da experiência humana de vivermos de acordo com nossos valores e verdades mais profundos.

Inserida por FRANCISCOJUVANSALES

⁠Quero que o mundo todo
Deixe de existir quando eu
Não estiver aqui e hoje, fantasia
Ou mundo real, disputam um
Lugar no vaco, vazios sem tudo
Que se faz ser diante do nada.

Filósofo Nilo Deyson

⁠Conscientize-se de que não se pode controlar as fantasias ou interpretações que fazem a nosso respeito. Não deixemos que nos tirem a nossa espontaneidade por conta de críticas infundadas.

Inserida por JaneSilvva

⁠Abandone as fantasias da vida

Contrariar o coração
É ter pressão alta,
Sempre na vida...
Ele sabe o que é melhor para você
Foi o primeiro a nascer,
Quando fostes gerado ..
Antes que tivesse um pensamento:
Tumtum tumtum tumtum
Seu coração já te tocava
E já sabia o que realmente era
Importantíssimo para você...
E tem mais um detalhe,
Viu!...
Isso mesmo
Um pequeno
Detalhe
Contudo
G R A N D I O S O!..
O universo colocou a semente do amor dentro do seu coração ❤️
E você ainda não vai fazer o que mais lhe deixa feliz nessa vida?...
Se amar de verdade!...
Se dar, realmente valor!...
Só mais uma coisinha:
Não adianta sair descontrolado,
Batendo a cabeça
E se ferindo para depois dizer que foi culpa do seu coração...
_ De não assumir as responsabilidades pela sua cegueira
E colocar a culpa nos outros...
Por ter se deixado levar por uma fantasia e uma ilusão, que achava que era realmente um grande amor...
Primeiro: se ame
Depois: ame tudo
Se você se der valor, se respeitar a si mesmo e ter a luz infinita
Da gratidão no seu coração...
Aí, sim!... Pode pegar o bonde
Da vida
E andar na linha da beleza
Porque tudo fica mais claro
Se consegue ver de longe
E em todas as estações que parar:
Vai ser para sentir
O gostinho de viver
De ser feliz e amar!.
Paz no coração ❤️

Peregrino Corrêa

Inserida por PeregrinoCorrea

⁠Mudei-me definitivamente para realidade, a fantasia tornou-se um lugar inóspito demais pra que eu continuasse morando nela.

Inserida por ednafrigato

⁠É preciso se livrar dessas fantasias, quê tempos melhores virão, se nós não criarmos tempos melhores, nada vai acontecer.

Inserida por Magant

⁠Assistimos no Brasil um enredo de uma grande quadrilha organizada, instalada no Jardim da Fantasia, onde cada ator da Máfia possui o seu papel definido na arte criminosa.

Inserida por JBP2023

⁠Se quiser ter devaneios, brincar com as ideias, não tenha ilusões. Tenha fantasias e sonhe, sonhe grande.

Inserida por pensador

⁠Talvez por não conhecer um verdadeiro amor, vivo a criar fantasias de amores não vividos.

Inserida por Magant

⁠Fazendo amor com palavras, sentindo a emoção da ação, fantasiando a realidade.
O imaginário se apropriando da vida, a grade invisível foi levantada, preso na ilusão.
O que deveria ser libertador, hoje é um hábito que aprisiona a mente imatura e não a permite viver.

Pensamento de Islene Souza

Inserida por ISLENESOUZA

⁠Amar e ser como queremos, é quase impossível. Fantasiamos minutos, dias, anos do jeito que almejamos, mas nem sempre é assim. Devemos fazer aquilo que está ao nosso alcance, nem que pra isso, sejamos quebrados e remendados todos os dias. A vida é muito prazerosa e vamos desfrutar daquilo que é possível.

Inserida por Raphadv

⁠"A empatia dos covardes é ódio fantasiado de solidariedade".

Inserida por CarlaGP

⁠Quem diria que um dia toda ficção, fantasia e terror se transformariam na realidade.

Inserida por Vinischuartz

⁠A fantasia é um fruto exótico da imaginação.

Inserida por doc_comparato

⁠Eu sempre gostei de disfarces. É o que a gente faz quando não sabemos quem somos, né? Se fantasia e inventa um novo passado pra esquecer o antigo.

Inserida por pensador

⁠Talvez estejamos apenas obcecados pelos prazeres
que alcançamos, pelas fantasias e memórias
que criamos e não pelos estímulos que realmente precisamos.

Inserida por luizguglielmetti

⁠FANTASIA

O pastor se veste de empresário.
O padre se veste de rei.
O índio se veste de pássaro.

Dentre os três, o último é o que está mais próximo do céu.

Inserida por raelbrasilis

⁠Apenas navios fantasmas carregam correntes. Liberte-se das fantasias e zarpe em direção à liberdade autêntica.

Inserida por evermondo

⁠Tenho fantasias abstratas e em alguns sonhos um amanhã abstrato também. A morte não fecha meus olhos ao adormecer, mas espreita o que minha vida pode oferecer. Liberto na dimensão dos sonhos é sempre alívio conseguir ser; ausente dessa condição minha própria posteridade vaga cemitérios de almas pêndulas diante uma realidade de pura ilusão. Meu coração não quer engasgar com nenhuma pobreza de sentido.

Inserida por 1passo1historia

⁠Já tive ilusões, desejos, fantasias realizados, outros não.
Hoje não sonho mais com fantasias, nem ilusões.
Procuro viver de maneira simples, sem qualquer medo de errar.
Deixei de lado a ambição e a ganância.
Hoje acredito que menos é mais.
Sem descuidar das coisas essências e que realmente faz sentido e diferença na vida.
Valorizo ao máximo os bons momentos com as pessoas que amamos.
Não finjo afeição por quem quer que seja.
Evito as companhias desagradáveis, pessoas complicadas nos tornam atormentados espirituais.
Prefiro sempre ter pouquíssimos amigos, mas verdadeiros.
Faço dos pequenos momentos algo prazeroso, dando atenção e carinho.
Procuro viver intensamente cada momento, sabendo que são únicos e irretornáveis.
A vida é apenas um sopro e aproveitar os instantes, nos fazem viver com alegria.

Inserida por barcelos1961