Família Amiga
Algumas perdas são insuportáveis no dia de Natal, não pelo que se viveu, mas pelo que não foi compartilhado ou dito quando se tinha a oportunidade.
PALAVRAS QUE FALTARAM
Tenho sentido uma falta absurda da minha vó, não sei o motivo, mas tá pesado, insuportável, quase impossível. Ela que segurava a família, era, foi ou é sei lá a base todos que considero família. Mulher firme e justa, dava carinho com o olhar, reconfortava com suas palavras, faz muita a senhora vó.
No fundo, vivemos em uma sociedade onde existe uma espécie de combate entre o mundo público das leis universais e do mercado; e o universo privado da família, dos compadres, parentes e amigos.
Sabemos que é quase impossível julgar uma pessoa no Brasil, pois aqui quem está no banco dos réus é uma família, uma parentela, uma rede de relações, um partido político.
Quanto mais os anos passam, mais eu enxergo que os relacionamentos são vias de mão dupla. Enquanto você se apega dizendo a si mesmo que deveria ter feito mais, procurado mais, se esforçando mais... A pessoa do outro lado, só lembra de você quando precisa e aí de você não responder no tempo que ela julga hábil.
Bem, esse isolamento social tem sido uma coisa muito complicada todos nós, isso acontece porque nós seres humanos somos acostumados a ter várias opções em relação a Convívio com outras pessoas, estar em contato com pessoas que não são da nossa família , sempre estamos acostumados a ter contato com Comerciantes, pessoas da escola, no trabalho, nas praças públicas e, nas academias, etc...
Bem, O isolamento social me ensinou muitas coisas sobre dá valor à família, dá valor a"Liberdade" que a gente sempre teve, de momentos simples, de poder sair para ir no supermercado sem ter medo de voltar com alguma doença ou simplesmente você ver e conversar pessoa que não mora na mesma casa que você, às vezes até mesmo quem não gosta de ir para escola nesse momento tem vontade de ir para escola ver os colegas, professores, a tia da merenda... e às vezes nós ficamos reclamando das atividades online porque realmente tá se tem sido difícil para gente , tá sempre tendo que realizar atividades sem explicação do professor. Mas é claro que em toda situação podemos tirar algo positivo, nós estamos tendo no momento para fazer uma auto-análise da nossa percepção da vida, e do convívio que nós temos com os professores , dos que estão na nossa casa... às vezes a gente tem um amor maior pelas pessoas que não moram com a gente do que com as pessoas que estão todo dia, lado-a-lado, Às vezes a nossa mãe, nosso pai, um avô, um avó, um irmãozinho. Eu acho que a gente nunca imaginou que que nós iríamos passar por um momento desse onde nós precisaríamos nos afastar da sociedade para poder sobreviver.
Eu fico com medo às vezes pensando até onde isso vai, mas ao mesmo tempo eu fico pensando no que eu vou poder fazer para mudar o meu eu interior em relação as outras pessoas, sabe, gente aproveita esse tempo para talvez aprender alguma coisa nova e o lado bom que eu acho que é o principal ou é outra podendo interagir mais com a minha família mesmo os meus pais sendo muito presente na minha vida, eu sempre fui muito de estar na escola, de sempre tá ali fazendo algum curso, então, eu quase nunca tava em casa e eu percebi que eu perdi muita coisa do crescimento do meu irmão, que agora eu tô podendo ter o maior Convívio com ele, Além de que meu pai passava o dia trabalhando , então agora eu tô podendo passar um tempo com ele, isso para mim tá sendo muito bom, Porque apesar das preocupações que a gente tem relação à saúde, nós temos a família do nosso lado.
Eu espero que isso acabe logo mas, eu tento aprender algo desse momento, dando valor a coisas tão simples que eu tinha durante vida toda, mas eu acho que o que eu mais eu sinto falta é poder dar um abraço na minha avó e é aquela frase né " nós só damos valor a uma coisa quando perdemos ".
Lira do herói renegado
"Não se faz educação com ódio, desprezo ou subjugando os sujeitos envolvidos no processo. O ato educativo, todo ele, é constituído de amor, amor puro e cristalino. E a usurpação, apesar de ser prática usual e recorrente das ações reducionistas de governos e governantes, não pode e não deve constituir em si um impeditivo para que os atores alunos, professores e educadores protagonizem na cena o espetáculo da educação. Os professores são heróis, os vilões são outros. E eles são tão bons no que fazem que você se sentirá motivado a pensar-se maior e ou melhor do que eles, após passar por eles. A educação vai te alçar a patamares tão elevados que talvez você se perca pelo caminho e ou se esqueça de suas raízes. A educação vai te dar asas e libertar a sua mente, o arrebatamento será tremendo, depois você estará por conta própria e, talvez, lá na frente, será necessário olhar para trás, olhar para o lado, para o alto ou para baixo, você decidirá em que direção seguir e por qual caminho se aventurar e com a autonomia de quem lê, escreve, conta e interpreta o mundo. A educação vai salvar você, mas você ainda não sabe disso".
FOGO AMIGO
Da escuridão à quase luz
ao flagelo que não se encerra
da amarga palavra que reluz
tornando os teus corpos à terra.
Dos ataques kamicazes nas madrugadas
à velha guerra psicoemocional em voga
ao arsenal de agressões já retrógradas
às decepções desnecessárias que sempre evoca.
No ventre no vão mais profundo do útero
o último laço que os une e os reemenda
das mágoas trazidas à tona de modo abrupto
ao silêncio profundo que agora os desorienta.
Chega! Vai chegar mais dia menos dia
e o fim será logo ali na esquina dos lábios
se insistir por este caminho mãe e filho
o destino será cada um para o seu lado.
O perdão é um caminho extenso e sem volta
há que ser sincero e caloroso no abraço
pois a palavra que acolhe, ameniza e renova
também magoa, encerra e promove embaraço.
chega de autossabotagem e de agir como ilha
vida nova, casa nova e o passado sempre obscuro
não haverá no presente convívio em família
se daqui para frente não enxergarmos somente o futuro.
Vamos curtir o momento sem ataques ou fogo amigo
e colocar um sofá enorme no banheiro
vai ser deslumbrante dar a volta por cima e eu digo
independente se na cor rosa, branco, cinza ou vermelho.
Em tempos de privação, que sejamos livres para abraçar com o coração.
A conexão está nos olhos muito antes do tocar.
Muitos jovens estão abandonados, mesmo com a presença física dos pais, pois estes negligenciam ao não demonstrarem interesse pelo mundo dos filhos, falta de companheirismo e de comunicação, não criam sensação de interesse por não impor limites, não criando assim um sentimento de pertencimento e segurança sobre eles, tornando seus filhos órfãos, mesmo com pais.
Não há como oferecer uma Educação de qualidade sem antes as famílias brasileiras terem acesso ao básico, que é uma condição de vida digna.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases de família para valorizar os laços que realmente importam
- Poemas sobre a família mostrando que ela é o nosso alicerce
- Mensagem para uma amiga especial
- 31 mensagens de aniversário para a melhor amiga ter um dia incrível
- Textos de aniversário para amiga que dizem tudo que ela merece ouvir
- Frases de conforto para amiga ou amigo em momentos difíceis
- Frases de amizade para amiga