Falsa Moral
A ideia de um relacionamento monogâmico é, pelo menos para mim, uma destruição do que há de melhor na vida.
Pessoas que proferem enfaticamente que se não fossem suas crenças em deus(es) seriam más e sem escrúpulos, fazem 'cosplay' de santos mas assumem publicamente (sem perceber) que são naturalmente imorais. Julgam as outras pessoas que não compactuam de suas crendices usando como parâmetro o seu próprio caráter duvidoso.
A missão da filosofia política não é inventar uma sociedade melhor (ou mais provavelmente pior), mas criar os instrumentos intelectuais que permitam compreender as sociedades existentes, e assim ajudar as pessoas -- governantes e povo -- a avaliar as conseqüências das suas decisões e escolhas. A filosofia política não julga a sociedade existente pela comparação com um modelo ideai, mas pelos critérios gerais da conduta humana estabelecidos por uma sã filosofia moral sedimentada pela experiência e pela razão. Se não há uma filosofia moral superior aos condicionamentos socioculturais das épocas, então estes se tornam os juízes soberanos de si mesmos e se instaura o império do fato consumado, o governo dos mais cínicos e brutais.
Na era pós-moderna, o uso de analgésicos como "escudos emocionais" cresce, em resposta à crescente negligência moral que a sociedade acarreta.
Fazemos caridade pra nós mesmos quando auxiliamos a evolução de um irmão. Fora da caridade não há elevação moral!
Sei que todos nós devemos e temos a obrigação de sempre buscar a evolução e o conhecimento para podermos, com consciência, ética e responsabilidades, elevar a vida e o bem estar dos que estão a nossa volta e de todos os que caminham conosco nesse planeta. Mas se não buscarmos esse progresso em nossas vidas, iremos ficar na dependência de outros e assim perder a oportunidade de contribuir com a nossa própria felicidade e deixar de levar, a energia da vida, para os nossos companheiros de viagem. Por isso, fico muito grato por ingressar na ISEL e encontrar grandes mestres, repletos de conhecimentos e sabedoria: que muitos almejam e buscam... Mas se deixam levar pelos obstáculos da vida e perdem a oportunidade de beber dessa fonte que alavanca o mundo, transformam vidas e deixam legados de conquistas, realizações e esperanças para aqueles que futuramente continuarão com a nossa caminhada.
Não responder as ofensas que recebemos de desconhecidos, ou de pessoas que não fazem parte da nossa vida, também é um ato de caridade. Não alimentar o ódio de quem não suporta a sua vida - e já é infeliz por isso - é um ato de caridade moral.
Nas várias partes do mundo, os homens aplicam seus próprios valores duramente conquistados aos eventos e julgam com teimosia, com confiança, apenas de acordo com suas próprias escalas de valores e nunca de acordo com qualquer outra.
O comunismo considera a moralidade relativa, uma questão de classe. Dependendo das circunstâncias e da situação política, qualquer ato, incluindo assassinato, mesmo a morte de centenas de milhares, pode ser bom ou ruim. Tudo depende da ideologia de classe. E quem define essa ideologia?
Jesus não nos chamou para sermos simples repetidores de regras morais e éticas, mas nos transforma diariamente para mostrarmos ao mundo a vontade de Deus.
"Não fale de feiúra antes de se refletir no espelho pois o interior pode estar cauterizado de feiúras irreparáveis"
