Expectativa
Para os Serafins, a beleza é quase um assombro, uma epifania divina que transcende as expectativas. Não espere aprovação deles; busque a beleza que eleva a alma ao divino.
Seja o erro inconformável da Matrix. Não se conforme nem se submeta às limitações ou expectativas impostas. Você será rotulado como uma falha no sistema, um elemento problemático, mas não se abale; sua recusa em conformar-se ou aceitar as regras e limitações é a verdadeira força da mudança.
Expectativas são como laboratórios internos, experimentos que conduzimos mentalmente. É vital gerenciá-las com equilíbrio para que não limitem nossas experiências, mas sim catalisem descobertas enriquecedoras.
As expectativas são como experiências mentais que criamos ao antecipar ou imaginar como as coisas acontecerão no futuro. Assim como conduzimos experimentos mentais ao formular hipóteses e cenários hipotéticos, as expectativas envolvem nossa imaginação e antecipação em relação a eventos futuros.
Comportamento é como compotas de conserva; muitas vezes, as expectativas alheias nos moldam em papéis rígidos na tentativa de satisfazê-las.
Qualquer previsão, semelhante às previsões do tempo, ainda não é a realidade, mas sim expectativas futuras. Não deixe o medo das nuvens escuras obscurecer a beleza do sol que brilha no presente.
Em vez de expectativa, a aceitação é frequentemente mais poderosa. A aceitação nos permite lidar com a realidade como ela é, em vez de criar pressões baseadas em cenários ideais ou desejados. Isso nos ajuda a reduzir o estresse e a encontrar formas construtivas de lidar com situações.
O inesperado sorriso de viver além das expectativas. Seja a pessoa corajosa e desconhecida que você espera encontrar, e sorria.
Bem-vindo, dezembro…
Já estamos em pleno advento natalino. Grandes expectativas começam a partir de hoje, pois dezembro tem um peso maior por representar o fechamento de mais um ciclo e estarmos tão próximos de mais um recomeçar. Dezembro é um mês de preparação, tanto pelo Natal e o que este representa, quanto pelo pesar do que somos. Falo de pesar no sentido da balança mesmo. Nesta reta final, pesamos na balança o que fomos em mais um ano prestes a acabar. Confesso e agradeço por, a cada final de ano, perceber que me tornei um pouco melhor. E preparo o solo do meu coração para as mudanças que almejo no ano vindouro. E para receber os milagres que meu coração clama e que minha fé busca. Penso que em dezembro ainda dá pra fazer muita coisa. Penso que ainda dá tempo de batalharmos por nossos sonhos. Penso também que ainda dá tempo do despertar para nossa contribuição na construção de um mundo melhor. Começo dezembro com o peito carregado de fé, gratidão e a certeza por dias melhores. Boto fé que será um mês de vitórias. Para cada um desses 31 dias de dezembro, desejo fortemente que as coisas deem certo para nós. Desejo motivos para o peito estar quentinho de felicidade. Desejo que no dia 31 de dezembro, cheguemos gratos e acreditando que 2023 será um ano repleto de bênçãos.
Assim seja!
Chegou novembro...
O início de um novo mês é sempre de renovação das expectativas, de fortalecimento da esperança e da fé. E também de gratidão, pois chegamos até aqui.
Que esse seja o mês dos sonhos realizados. Que seja o mês no qual nossos anseios mais urgentes sejam atendidos pela força de nossas preces. Mas que acima de tudo, que entendamos a vontade de Deus. Que novembro traga a cura que cada coração precisa. Que cada pessoa descubra a força que tem. E perceba o amor e os cuidados de Deus. Que seja um mês de levezas para nossas angústias. Que surjam soluções. Que tenhamos sabedoria e paciência para as adversidades que surgirem. Mas acima de tudo, que seja como Deus quiser.
Para novembro, quero boas surpresas.
Por favor, novembro, surpreenda-me...
A expectativa do que vai acontecer amanhã é terrível e desgastante. Viva o agora, sem ansiedade, sem pressa. Apenas deixe acontecer naturalmente.
O mundo está aberto para corresponder as suas expectativas e desejos, quando aquilo que você tem, se torna insuficiente para aquilo que você quer.
O sentimento de dor causado pela incompreensão é algo inteiramente nosso: expectativa do externo, o imponderável, atender o ego.
Você é responsável pelas expectativas que você cria
Crie tudo, menos expectativas. Acho que todos sabemos disso, e é o que gosto de fazer para deixar a minha vida mais leve. Mas, recentemente, estava lendo um outro ponto de vista e lembrei de uma conversa antiga: também somos responsáveis pelas expectativas que geramos nas outras pessoas.
Uns anos atrás, minha psicóloga me disse que eu criava dependência afetiva nas pessoas e, depois, por não gostar dessa responsabilidade, cortava o vínculo. Na minha mente, eu tinha certeza de que a outra pessoa estava errada, mas, ao perceber que fazia isso com várias pessoas ao meu redor e que isso as prejudicava, mudei o meu comportamento.
Hoje, ao ler sobre o assunto, me inspirei para escrever esta reflexão. Acredito que muitas pessoas gostam de terceirizar a culpa – é normal –, mas pensar sobre isso pode ser muito importante para você.
Esse assunto é interessante por dois pontos de vista:
Ao entender que as pessoas criam, sim, expectativas nos outros – de propósito ou não –, você aprende a se proteger. Como tudo na psicologia, tirar algo do subconsciente e trazer para o consciente muda a forma de lidar com a situação.
Você pode fazer como eu fiz e parar de perder pessoas legais da sua vida.
Quando você percebe esse padrão, o próximo passo é agir. Não adianta só reconhecer o problema; é preciso mudar a forma como você se relaciona com as pessoas e com as expectativas que você gera.
E sabe o que é mais interessante? Quando você assume a responsabilidade pelas expectativas que cria, tanto em você quanto nos outros, as relações ficam mais leves e honestas. Isso não significa que você nunca mais vai errar, mas significa que vai errar menos e, principalmente, terá consciência para corrigir.
Então, reflita sobre o motivo por trás de gerar expectativas nos outros: Te gera dopamina? Você busca validação ou autoestima? Tem necessidade de controle? Carência emocional? Fuga da própria realidade? Busca por novidade e excitação?
Reflexões como essas mudam o jogo, e lembre, se o problema está em todos, na verdade o problema está em você.
Seja intencional com as suas atitudes e consciente com os seus vínculos. É assim que construímos relações mais saudáveis e evitamos o peso desnecessário de frustrações – tanto as nossas quanto as dos outros.
EXPECTATIVA VITALÍCIA
Ah, ah, ela, a Vida, quem me dera poder sentir o gosto dela quando não a tempo consumido e nem tempo há economizar.
Ah, da vida, o que se espera é que ela tenha gosto.
Pois bem, de uma torta de morango, o que se espera é que ela tenha gosto de morango.
Algumas não tão boas e outras mais ou menos.
Neste diapasão, a vida deve ter gosto é de Felicidade igual ao sentido do amor.
Diferente da paixão que és igual o prazer: momentâneo e satisfatório.
Portanto, o sentido da vida é que ela tenha, ao menos e há de ser - esperado -, gosto da felicidade.
E, da felicidade, ela se resulta do sentido do amar: se renova e renasce a todo instante do tempo da vida, de modo que seja algo sublime, duradouro e aquece a alma.
"Nunca crie expectativas ou esperança em algo que amanha você possa se arrepender." Rosemberg Tavares
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp