Excesso
... a felicidade
é uma estação intermédia
entre e carência e o excesso,
argumenta o genial Henrik Ibsen!
Algo que para o espírito revela-se
como uma das bases primordiais
dispostas ao seu aperfeiçoamento:
a energia mediadora do
equilíbrio!
... todo excesso,
a exorbitante avidez,
confessam uma grosseira fartura
própria dos que cobiçosos a reservam
a si e aos seus - e, sobretudo, ignorando
que mesmo o Universo se move
obedecendo as moderadas
engrenagens do
necessário!
... nada fácil
o exercício da paciência diante
daqueles que a cultuam pelo excesso...
Penso que, o mundo ideal, jamais será
o das vagas calmarias e aceitações
descabidas; porém, dos ciosos e
cada vezmais acentuados
questionamentos!
Tanto os excessos
quanto os inexplicáveis
desperdícios, são lesões morais
presentes naqueles que
desprezam e mesmo ignoram
o necessário à vida...
E como desastroso resultado
faltará ao outro!
... todo
e qualquer sinal de
prosperidade que se destine
apenas ao usufruto e prováveis
excessos de poucos, na realidade,
não se trata de uma justa e animada
conquista ou privilégio - mas de uma
flagrante e desavergonhada
usurpação de recursos que
sabiamente aplicados
assistiriam a
muitos!
Às vezes o excesso de Drama é só a soma da explosão do excesso de Passado com o excesso de Futuro dos que vivem o excesso de Presente.
Às vezes a tempestade num copo d'água seja a soma da explosão do excesso de Passado com o excesso de Futuro dos que já não Suportam o excesso de Presente.
Confundir Amor sem Medida com Amor em Excesso foi uma das desgraças mais confusas — e medonhas — que o ser humano já experimentou.
Se continuarmos alimentando os excessos de marketing do “morango do amor”, muito em breve, teremos que nos contentar com o produto de luxo embrulhado em papel de bala.
As pessoas têm se tornado débeis em função do excesso de valoração das questões de trabalho, das pressões que o mundo capitalista moderno têm incutido como responsabilidade em suas costas, pressões essas que se tornaram como que uma cruz impossível de carregar, mas que mesmo assim teimam em arrastá-la, imaginando que se assim não fizerem, o mundo poderá cair sobre suas cabeças. O mundo moderno sobrepuja todos os valores reais que existem e tem transformado o homem num ser alienado e incapaz de lidar com a realidade com sensatez. A tendência do homem é se transformar, não num ser com o coração de pedra, mas num ser inteiramente de pedra. Virgindades postas a leilão, a mídia preocupada com o desenho de vaginas de vadias, juízes recebendo 60 mil por ano para se alimentarem bem para desenvolver suas funções com dignidade, o povo votando em palhaços, cantores, jogadores de futebol e ladrões para o representarem. Pare e pense: qual é o valor que a vida tem para você? Pense logo antes que venha a esquecer você mesmo no fundo de um poço cheio de escória do qual não haverá mais possibilidade de se safar quando for coberto até seu último fio de cabelo...
Fiz tanto café que transbordou e enchi mais 2 xícaras grandes, as tomei. Te amei tanto que transbordei e amei por dois, até ser o suficiente para mim mesmo.
A experiência é importante. O problema é a falta de equilíbrio. Tudo de menos e tudo de mais, desarmoniza o ser de forma intensiva. Isso vale para sexo, comida, emoções, trabalho, lazer, descanso, diversão e tantas outras coisas mais - para não dizer todas.
Nos fechamos tanto com o passar do tempo e deveria ser o contrário.
Silenciamos nossa criança interior ao ponto de quase matá-la, por isso tantas pessoas estão adoecendo, tendo depressão, inclusive jovens e as próprias crianças, se encasulando cada vez mais, devido o excesso de tecnologia.
Em geral,as pessoas excessivamente exigentes procuram nos outros a perfeição que não encontram dentro delas mesmas...
Quod abundat non nocet.
(O que superabunda, não prejudica. Dado mais do que o necessário, daí nenhuma nulidade resulta.)
Não consigo achar as palavras certas para encantar-te, mas quem precisa de palavras quando todo o meu ser expressa claramente o que sinto por ti? Sabe o meu sorriso? Você é o motivo dele. Sabe o brilho apaixonado dos meus olhos? Só brilha assim ao te ver. Já notou a minha voz tremula? É o sentimento ecoando em meu timbre ao falar com você. E minhas pernas bambas? Mostram que não domino os meus sentidos quando estou com você. Já sentiu o pulsar do meu coração? Ele nunca bateu tão feliz antes de te conhecer. Em cada batida do meu coração ele grita silenciosamente teu nome.
Acho que tudo o que é extremo não nos faz bem! Nem 8 nem 80, nem nada nem demais ... o importante é encontrar um ponto de equilíbrio, um meio termo saudável que nos traga PAZ. Até a luz quando em excesso ofusca!!!
