Excesso
Há dores que persistem não por falta de superação, mas por excesso de silêncio. O que não encontra palavra desce, infiltra-se, organiza-se em hábito e passa a governar o ser por dentro. Quando a consciência ousa escutar o que foi empurrado para o fundo, algo se desloca: a dor deixa de ser tirana e torna-se mensageira — severa, mas justa.
Somos a geração do excesso verbal, onde a profundidade da conexão foi sacrificada no altar da tagarelice superficial.
O excesso de luz artificial do externo induz à cegueira para a urgência da lanterna que precisa ser acesa no interior.
As dificuldades são apenas cinzeladores divinos que retiram o excesso inútil de quem pensávamos ser, moldando a escultura da nossa essência através do atrito e da dor inevitável da transformação, e a cada lágrima derramada não é um sinal de fraqueza, mas um rio que irriga o solo da resistência. Quem não passou pela forja da prova, não conhece o verdadeiro teor do seu metal, por isso, abrace a cicatriz, pois ela não é apenas o registro de uma queda, mas o mapa detalhado de um percurso onde a alma aprendeu a voar mais alto.
A fé me salva de mim mesmo, dos meus excessos, dos meus impulsos, das minhas sombras, ela é minha luz interna.
É uma falácia dizer que depressão é excesso de passado e ansiedade excesso de futuro. Você pode estar depressivo por algo que está acontecendo agora ou ansioso pelo mesmo motivo
Você encontra a paz de espírito quando descarta o excesso e deixa o essencial. Tira o peso e passa carregar somente o que precisa ✨
⚘ Fragmentada...
Sou feita de
sonhos interrompidos,
excesso de sentir
e a teimosia de ser
simplesmente assim.
Sou feita de
lágrimas sem motivo,
pessoas guardadas no coração,
impulsos intensos
e lealdade absoluta.
Sinto falta
do que não vivi,
do que passou despercebido
e do que ficou em mim.
Já fugi,
já sorri para não chorar,
já desisti antes de tentar.
Tenho saudade
de quem fui,
de quem perdi.
E, mesmo assim, continuo
aprendendo, com cada
pedaço de mim.
– J.
Das liberdades que prendem
Demétrio Sena - Magé
O excesso de liberdade sem sabedoria pode nos tornar escravos de um futuro incerto, quando não desastroso. Passados mal resolvidos por falta de acabamentos costumam aviar boletos vivenciais que não temos como pagar. Os códigos de cobranças da vida são implacáveis com quem não sabe viver.
Saber viver é algo muito conceitual e rotativo. Quem acha que pode fazer tudo e tem todas as liberdades, deve ter um projeto sóbrio, maduro e consistente, para não cair nas armadilhas de um engano sombrio. Armadilhas postas pelos próprios atos e por pessoas que sabem se aproveitar das fragilidades dos que acham, equivocadamente, que "estão com tudo".
Todo ser humano precisa desse equilíbrio, para sobreviver a si mesmo. Para jamais perder o rumo e ficar sem teto, chão e paredes, pelo quanto pensa que se livrou de todos... até de si mesmo, crendo não precisar de um limite, uma base, um apoio existencial. Nossa essência carece de um invólucro; o espírito tem que ter corpo. Não há recheio sem casca.
Se queremos voar, é essencial termos de onde para onde. Ou não será um voo; será um salto no escuro; no precipício de nossa inconsequência. Sejamos livres o suficiente para repensarmos, quando for necessário, nossos conceitos intermináveis de liberdade. Cuidado; ela pode nos algemar em pleno salto.
... ... ...
Respeite autorias. É lei
Silencio a mente, renuncio ao excesso.
Cumpro meu dever com o coração puro.
Ofereço palavras que curam.
Esqueço o Eu e abraço o Todo.
Sou vazio para receber a sabedoria.
