Eu sou Praia eu sou Montanha
UM CONTRAPROGRAMA
1
esta montanha invade a cidade
e à sua margem penso
não no silêncio, na astúcia
e no exílio (que já foram
tentados a contento) mas
do lado de dentro
mesmo que impossível
extraviar-me no alheio
2
o alheio: não o outro
do morro ou o rosto
da rua, mas o que
ainda despercebido pulsa
e sobreviverá ao tempo
porque o fim disto
– desta cidade – não é
o de todas as coisas.
O pico da montanha.
Aquela era a montanha da vida. A localização atual daquela jornada se apresentava em solo árido, íngreme, quente, continha rochas pontiagudas e frouxas, arbustos secos e espinhosos. Todos viam o deserto, mas alguém via diferente. Este alguém enxergava no deserto uma perfeita oportunidade para contemplar as belíssimas rosas-do-deserto. Vê-las tão de perto seria magnificamente gratificante, mesmo com toda força contrária. A gravidade. A gravidade que trazia, em seu primeiro empuxo, um dedo apontado na face daquele ser estranho: “Volte! Desça! É mais seguro lá embaixo...”, mas as rosas eram o objetivo e ele estava determinado a atingi-lo. Vendo-se enfrentada, a gravidade se pendura nos ombros do garoto e ali fica, completamente sem coragem de subir, ou, pelo menos tentar. Indisposta a ajudar e com medo de voltar sozinha, se mantem a resmungar. Milhas a frente, o garoto desanimou. Elevou os olhos, viu o céu azul, viu as rosas, se inspirou, tirou forças de onde não tinha e prosseguiu. O foco estava ali, não muito longe, parecia perto na verdade, bem perto. Esticando um dos braços, se desprendeu da raiz que segurava e voou, para pelo menos uma rosa alcançar, mas, se desequilibrou, escorregou e caiu. Na base novamente, pôs-se a olhar o céu, todos riam dele, gargalhavam, alguns inclusive, celebravam sua queda. Naquele meio, alguém o olhava diferente, sem sequer um sorriso no rosto. Imóvel por um tempo, o menino permaneceu fixo naquele céu azul. Tomou ainda mais forças do que antes e retomou a subida. Sua ânsia, grande que era, o levou rapidamente onde estavam as rosas, ele já conhecia os obstáculos da subida, porém agora, queria algo além, queria o céu azul. Subiu, subiu e subiu. Não mais parava ou enfraquecia, causando a fúria daqueles que lhe subestimavam. Enraivecidos, apedrejaram-no, mas havia alguém, alguém que o via diferente. Olhou as pedras nas próprias mãos e viu-se fracassado. Poderia ter tido aquela mesma coragem, aquele mesmo empenho, mas não. Poderia então ao menos ajudá-lo? Sim, poderia! O garoto recuou um pouco para proteger-se, já estava cansado, manteve a calma e num minuto as pedras não existiam mais. Abriu os olhos e viu uma mão estendida pronto para puxá-lo. Viu o topo. Viu do topo aquele céu. Viu uma rosa na mão daquele que o ajudara. Viu a luz. Viu a si mesmo refletido lá embaixo, nos olhos de um outro alguém que lhe via com tamanha diferença.
Nada mais triste que você ter montanha de dinheiro,e se ver numa situação em que o dinheiro nada pode fazer pra livrar.
O medo é como permanecer no sopé da montanha; a esperança é motivar-se ao observar o topo; a fé é a escalada.
A menor montanha pode ser mais fácil de se escalar do que a maior montanha, porém, a vista da maior montanha é mais bonita e resplandece com o céu estrelado da noite e o sol brilhante do dia.
De repente você percebe...
Estar vivo é como uma escalada.
Subimos sem ver o pico da montanha,
apenas buscando um melhor caminho.
Porém, dificulta se estamos carregados.
Eis que olhamos a mochila e notamos que
guardar rancor e avareza pesa demais e que
o essencial é apenas gratidão e amor próprio.
A cabana do alto daquela montanha no horizonte de adrenalina nem todas as drogas do mundo mais me vicia do que estar ao seu lado ouvindo aquela trilha sonora de cantos de pássaros passeando pelo céu azul de imersão do universo e hoje confesso que todos os dias desejo mais uma dose do seu amor porque através dele me distanciou de todas as dor.
O sofrimento não é o fim, mas é uma parte do cominho rumo ao alto da montanha. Sei que ao subir, terá dificuldades, porém verá que, apesar de tudo, o mais importante, é o objetivo, ver a bela imagem do alto, ver que apesar de tanto suplício, sorrirá. É certo falar que, o suplício é a introdução da felicidade.
Chegar ao topo da vida é a meta dos vencedores;
Atingir ao topo da montanha dos desbravadores;
Alcançar o coração de Deus é a meta dos invencíveis
Viver é como subir uma montanha, cada dia um passo, qdo você assusta está no alto. Olha pra baixo e vê por tudo que já passou. Olha pra cima e vislumbra o céu onde quer chegar. Olha pro lado e vê que está com quem sempre desejou.
Não faça do seu mundo o mundo de todos, do certo e da perfeição, jamais chegará ao topo da montanha sem que ao menos uma vez tenha parado no curso da caminhada.
De uma janela em um convento do alto de uma montanha consegui avistar o futuro...
Fui em busca dele e encontrei outro paraíso ao Norte.
A janela que mostrou o horizonte, ainda hoje me aguarda...
Talvez para mostrar outros horizontes ou simplesmente chamar a minha atenção para que ouça não apenas o vento mas, o barulho que vem do coração.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp