Eu Sofro porque te Amo Pensa um pouco em Mi
Não subestime meu espírito,
Vejo muito e de tudo que vejo
Pouco faço você saber do que sei.
Suas referências sobre mim, o modo como me enxerga é um demônio teu.
De mim saberás e verás apenas menos do que possa ter noção sobre quem sou.
Divirta-se em sua tentativa infantil.
FILÓSOFO NILO DEYSON MONTEIRO
Menina tu és tão linda tão linda, tão iluminada .. que seria pouco te chamar de estrela... pra mim tu és a constelação toda ....
Estamos vivendo em uma época tão chata e tão cheia de mimi, que daqui a pouco não poderemos mais sorrir, porque será preconceito contra os banguelos.
O que nos mantém vivos?
Os sonhos loucos?
Os amores bobos?
Ou tudo isso apenas nos mata aos poucos?
ESTADOS UNIDOS E UNIÃO SOVIÉTICA
Por vezes ouvi rumores de uma futura guerra; tão pouco acreditei, mas percebo na movimentação dos ponteiros de meu relógio, que a guerra já iniciou-se a tempos. Contudo, não me avisaram que ela ocorreria dentro de mim, e que séria fria...
Se tornou difícil distinguir o certo do errado; e talvez você não saiba ou não acredite, mas na vida é impossível seguir dois lados; a não ser que você queira viver um belo caos.
As lágrimas já se esgotaram, agora a minha dor se reproduz em sorrisos, e nessa ocasião percebo que as pessoas vivem de aparência.
PARA MANTER VIVA A HISTÓRIA
SAUDADES DO MEU CABOCLO DOS OLHOS AZUIS!
E daqui a pouco será 6 de janeiro! Era no início de janeiro que os moradores de Olivença mantinham a tradição de ir à mata, escolher a árvore que seria derrubada para no dia 06 de janeiro serem dois mastros, arrastados por cordas, pelos índios e moradores (adultos e crianças) do lugar que foi integrado ao município de Ilhéus em 1912 (Aldeia dos índios dos padres) e que é Distrito Rural de Ilhéus.
Já morando no Pontal desde os sete anos de idade, vindo do Acuípe, meu pai em nenhum ano deixou de cumprir o seu dever, participando da “Puxada do mastro de São Sebastião”.
Nas noites dos dias anteriores, ele sempre saía embaixo do “Boi estrela” como chamávamos o bumba meu boi, acompanhado pelos zabumbeiros, os quais tocavam tambor, flauta, pandeiro e zabumba, indo de casa em casa. Era momento de arrecadar alimentos ou outra ajuda para o alimento e bebida a ser consumido na cepa(derrubada da árvore) que era recheada de mosquitos. Ir para a cepa era uma aventura. A hora que a árvore caía era de festejo.
Hoje, me lembro e sinto uma grande honra de lembrar do meu “caboclo dos olhos azuis” e sua fidelidade à essa festa, que infelizmente foi institucionalizada. Era tão natural!
Alteraram o dia, a nossa Olivença é invadida e a festa desrespeitada. Graças aos Machadeiros, a tradição não foi totalmente descaracterizada. VIDA LONGA AOS MACHADEIROS!
E lá vinha ele tocando o sino para anunciar a chegada do mastro. Atrás vinham os valorosos e corajosos homens, enfrentando a areia mole e desatolando o mastro, ao longo da jornada de 3km aproximadamente, que ficavam mais longos, pois tomados pelo cansaço paravam. Aos gritos de incentivo, retomavam a lida e avançavam. E todos cantavam alegremente
“Ajuê Dão, Ajuê Dan Dão, puxa puxa leva leva o mastro de São Sebastião. Ajuê Dão, Ajuê Dan Dão, Ajuê Dan Dão virou e Ajuê Dan Dão virá Ajuê Dão, Ajuê Dan Dão...”
O “Ajuê” tem a pronúncia de “Arruê”
Entre um e outro refrão, Neguinha de Geísa e outras mulheres, tiravam os versos.
Os homens levavam o mastro até a porta da Igreja de N.Sra. da Escada e avançavam com as cordas até o altar. Essa prática deixou de existir quando foi iniciada a institucionalização por causa do desrespeito daqueles que vinham de fora e transformaram a festa religiosa em profana.
Lembro do meu pai, Everaldo Mendonça, indignado com essa alteração da tradição, relembrava o quanto antigamente era diferente, que a Praça era livre e só tinha os caboclos. Acrescentava dizendo que depois vinha muita gente fazer bagunça e fazer paródias desrespeitosas.
Agora, a festa acontece todo segundo domingo do mês de janeiro e este ano, será no dia 14 de janeiro de 2018.
AVANTE MACHADEIROS! Vamos manter vivas nossas tradições
É triste ver uma sociedade que briga muito por melhorias salariais e muito pouco por melhorias estruturais.
Valorize o que tens, por mais seja pouco
O que ambiciona em ter ainda não é seu
Poderás decepcionar te com falsas promessas
De rios e mundos, quem vê o rótulo
Não vê o conteúdo do produto
Poderás dar tantas voltas a procura
E não encontrarás a almejada satisfação do seu ego
Porque o que ela sempre este diante de si
E não tinhas olhos para ver por mero capricho.
Alí declarara meu amor
Sob a luz da Lua
debaixo de uma janela,
no silêncio daquela rua pouco
movimentada e sem fim
alí declarara meu amor,
dois apaixonados sentados
a beira da calçada admirando a bela Lua
traçando planos para um futuro incerto,
oque importava é que
alí declarara meu amor,
as mãos em toques sutis se tocando
os olhos envergonhados se olhando
na sitonia que é o amor
a Lua era quem tocava a melodia e
alí declarara meu amor.
"SOCOOOOOORRO,
Há pouco pensei em te ligar e pedir tua ajuda em relação as ocorrências da família, pensei em te falar de tudo que tá acontecendo, das coisas que temos enfrentado, talvez assim você viria e tentaria resolver, como sempre fazia: as vezes gritando, as vezes chorando, porem, nunca machucando ninguém, nem moral e muito menos fisicamente.. Sabe? Acho que não estou conseguindo lidar com algumas situações. Sou fraco pra essas coisas. Se a gente tivesse tido mais tempo juntos, parado mais vezes para conversar, tivesse elaborado uma forma pra contornar as dificuldades, talvez você tivesse me ensinado o "pulo do gato"... mas eu não tinha tempo pra isso, nunca tinha tempo. Muitas vezes sentia no seu olhar a necessidade de conversar, mas você sabendo que eu não ficaria, já não me chamava. Então, você se foi, que pena, não existe "celular" no céu. Mas deixa....vou te contar pessoalmente...
PS...agora são 5 netas, em breve serão 7...
saudades, sempre te amarei...
Sou como o nitrogênio. Esse elemento já foi considerado inútil por ser pouco reativo. Mas, ao ser convertido em amônia, ele se torna um fertilizante essencial para as plantas.
Não duvides do que sinto,
tão pouco o que procuro....
Se você pudesse enxergar, saberia
que é por você que luto,
em uma guerra de sentimentos...
onde você nunca deixou de ser personagem
absoluto!
- Relacionados
- Frases de quem sou eu para status que definem a sua versão
- Poemas que falam quem eu sou
- Poemas Quem Sou Eu
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Quem sou eu: textos prontos para refletir sobre a sua essência
