Eu Deixo a Vida como Deixo o Tedio
"MAMÃE-LIMÃO"
"Eu sou amiga de poucos, mas muito bons. Isto é uma coisa que vai nos ocorrendo com o passar do tempo. Quando se é mais jovem, a quantidade parece ser algo indispensável, pois, só assim, temos a prova de que somos realmente queridos e felizes. Tolice.
O mais interessante é que amigos nos trazem novas famílias. Sim. Porque a gente não é só amigo de Luiza... mas, de sua mãe, seu pai, seus irmãos, daquela prima dela, que vem para a nossa cidade nas férias de fim de ano, e por aí vai. Quando a gente se dá conta, termina por achar que é mais ‘da família’ que aquele tio que só aparece nas festas de aniversário. Enfim...
Foi nessa de quase ser ‘da família’, que conheci tia Dulce - mãe de uma das minhas melhores amigas, a Camila. Desde o primeiro dia, Mila me disse: ‘essa é minha mãe, a ‘mamãe-limão’. Eu achei engraçado, sorri com ela, mas não cheguei a perguntar o porquê daquele apelido.
Seguimos pro quarto... músicas, histórias, fotos. Aquela velha rotina de sábado e, sem dar conta, já chegava lá chamando a tia Dulce de ‘mamãe-limão’. Era tão natural, que, às vezes, tinha que me esforçar para lembrar o seu nome verdadeiro.
Os anos passaram. Certa noite, já adulta e com a cabeça cheia de pendências a resolver, liguei para Mila, mas quem atendeu foi sua mãe. Sabe quando a gente está tão ‘inflado’ com os problemas do dia a dia, que só quer um pedacinho de atenção e se esborrar num ombro que se mostre amigo? O dia era esse. Mas, contive a agonia e perguntei por Mila. Ao notar a minha pequena decepção por saber que ela havia saído e esquecido o celular em casa, tia Dulce perguntou se podia me ajudar em algo.
Essas coisas são feito manteiga no pão quente: deslizam.
Então, acabei por desabafar toda a angústia que me tomava naquele momento. Falei do quanto estava frustrada, cansada e desapontada, com a vida, comigo mesma, com o tempo, com as pessoas. Ela foi ouvindo tudo, quietinha, sem nada dizer. Eu chorei, engoli o choro, chorei de novo. Só silêncio. Mas, aquele silêncio que soa compreensivo, sabe? Então, finalmente, ela se pronunciou: “querida, permita-me dizer algo. Se eu pudesse lhe trazer para dentro de mim, dentro do que sou hoje, seria a melhor fórmula para lhe mostrar o quanto esta aflição que sente é passageira. Como, infelizmente, isto não é possível, cabe, a mim, apenas dizer que tenha calma. Há coisas na vida pela qual temos que passar. Ainda que pareçam, de certa forma, injustas, são necessárias. Ao fim, seremos produto de todas as nossas experiências. Mas, é preciso saber pelo que sofrer. Lembre-se de que há sofrimentos inevitáveis. A gente se acostuma com as complicações da vida de uma forma tão cega, que nem sempre percebe que cria ciclos de autossofrimento. Mas, tudo bem. É tudo humano. Acalente seu coração. Respire e deixe que as coisas aconteçam no tempo que têm de acontecer. Lá na frente, tudo será história para contar. Tudo se resolve, de uma forma ou de outra’.
Senti, naquelas palavras, um calor tão grande. Elas tomaram meu corpo, fazendo as lágrimas secarem e o coração acalmar. Tomaram meu espírito, e senti paz e leveza. Agradeci e desliguei.
No outro dia, Mila me ligou. Tia Dulce não chegou a comentar sobre o conteúdo da nossa conversa; apenas, deu o recado sobre a minha ligação. Desta vez, não quis deixar passar a oportunidade. Perguntei o motivo do apelido. Ela riu, e disse: ‘achou que é porque mamãe é ‘azeda’, chata ou coisa parecida?’. Eu disse: ‘até pensei isto, por anos, mas não sei se estou certa. Ontem mesmo, ela me falou coisas tão incríveis ao telefone. Aí, lembrei de como a chama. Fiquei confusa’.
Então, ela concluiu: ‘mamãe-limão é uma espécie de incentivo diário, que ela mesma criou. Nunca lhe disse; você nunca havia perguntado... mas, minha mãe tem sérios problemas de saúde... luta contra um câncer há anos, que insiste em ir e vir. São dores e medos que batem à porta dela todos os dias. Ela faz tratamentos e mais tratamentos, que nem sempre surtem o efeito que se pretende, mas, no fim, acaba reagindo bem. Nem sempre é fácil. Há dias em que a tristeza bate, que a dor aumenta, e ela não pode fazer nada com isto, a não ser ter paciência e mais paciência. Acabou, então, criando um hábito, que mais parece um ritual mesmo: em dias assim, levanta da cama, com muito esforço, vai até a cozinha, corta uns limões e faz uma limonada. Ela acredita que, enquanto tiver forças para fazer de um limão, que é tão azedo e quase intragável, uma limonada, tudo poderá. Assim, renova as suas forças e acredita, com mais fé, no dia seguinte’.
O silêncio tomou conta.
Mila me perguntou, tentando me distrair: ‘mas, me fala, o que houve ontem?’. Eu respondi: ‘hum... posso ligar daqui a pouquinho para você?’. Ela: ‘claro, espero!’.
Desliguei.
E fui fazer a minha limonada”.
Cotidiano é um Replay que reinicia novamente
Cada dia que vai passando eu me torno mais persistente.
Sonho Real
Bm G
Eu te encontrei
A D
E no mesmo instante te amei
Bm G
Foi um sonho tão real
A D
E eu “sabia” do amor
(Refrão)
G Bm
Deus te enviou para mim
D A Bm
E eterno vai ser nosso amor
G Bm
Sei que eu vou te amar
D A Bm
Porque Deus te fez para mim
Composição: Millena Raiane
https://www.facebook.com/pages/Millena-Raiane-Cantora-Compositora/708657729176366?fref=ts
Tudo o que eu ainda não disse, ficará no desejo de ter virado palavra, poesia, verso... Prefiro pensar que não digo - para proteger a pureza do sentimento. Mas o silêncio grita. E esse, eu não posso controlar.
Hoje vou dormir com o coração partido, ouvi palavras que rasgaram o meu coração, da pessoa que eu menos espera fazer isso. Mas estou nessa vida pra isso ser apenas mais um qualquer.
É, pude ter a certeza que eu não nasci pra ser amado, pude ter a certeza que essa história de ser amado por alguém, namorar ou até mesmo casar não é que a vida prepara pra mim. Minha vida é ser rejeitado, minha vida é amar a pessoa errada, dá atenção a pessoa errada, e amar alguém que me amava depois que de perde-la. É, já não sei viver, já não sei o sentido de me animar, apenas vivo eu, apenas eu.
Reconheci meu erro, fui atras, quebrei o meu orgulho e de cara limpa eu tentei recomeçar, está se fazendo de dura ou tentando me esquecer, vai ser difícil... Apenas tome cuidado pra não sofrer depois, por que não é sempre que vou correr atras chega uma hora que cansa e mesmo gostando de você posso conhecer outra pessoa!
Quando eu vi você sorrindo nos braços do outro, dos meus olhos uma lagrima rolou morrendo em meu sorriso, sorri pois você dos meus braços já foi abraçada e da minha boca já foi beijada, sua felicidade é que me faz sorrir, mas como eu queria participar dela, nossos caminhos afastados, nossas atitudes mal pensada nos separou, se o romance não deu, mas a amizade continuou, mesmo gostando um do outro o orgulho fala mais alto, fazendo que nos machuque mais e mais.
As incertezas e as duvidas perturbam minha cabeça, não sei oque fazer, não sei se deixo como está, se vivo minha vida e ela viva a dela, desisto de tudo que um dia sonhei e desejei, se apenas choro deixando morrer pouco á pouco oque sinto por ela. Não sei se corro atrás mostro para ela e para o mundo oque sinto por ela, se abro minha boca e digo "Foi você, é você e sempre será você a menina dos meus sonhos", e ai já não sei oque fazer.
Oque eu sei é apenas oque eu sinto aqui, aqui dentro do meu peito, um sentimento sem igual, um sentimento jamais vivido um sentimento que só eu sinto que só eu sei. Sim, tive medo de amar outra vez mas tenho minhas razões, eu fico emocionado quando alguém chega pra mim e fala que você ainda fala sobre mim, opa! ainda não me esqueceu, será que ainda resta alguma esperança? Ou apenas eu que estou criando expectativa em vão? Não sei, só sei que estou sorrindo agora vendo você sorrir nos braços do outro.
Eu não me arrependo de ter feito oque fiz, mas se tivesse oportunidade de fazer diferente, de agir, falar ou até mesmo não fazer nada, EU APROVEITARIA ESSA OPORTUNIDADE. Mas a vida continua sem voltar ao passado, ou até mesmo de trazer alguém de volta, fico imaginando se eu amasse hoje quem amei, seria completo, um amor retribuído. Mas não posso exigir o amor de ninguém, apenas posso dá boa razão pra que gostem de mim! a esperança é a ultima que morre, Mas quanto tempo leva pra ela morrer? Não sei! só sei que cada dia que passa, mais longe eu vejo a esperança, cada vez mais indo embora, como se não voltasse mais. Abraço o travesseiro, imaginado o calor do seu corpo, uma lágrima se escorre do meus olhos mas eu dou um leve sorriso pois eu já senti o seu calor que ainda vive em meu corpo!
Eu tenho tudo que preciso pra viver bem, mas sempre acho que falta algo! Sei que você também acha que falta.
Desde que eu me entendo por gente meu sonho é que algum dia acabe tudo de ruim que existe no mundo, que as pessoas deixem de ser egoístas, falsas e até que inimigos virem amigos, ou que pelo menos melhorem suas relações. Quero viver até que isso aconteça.
O mal das pessoas!
Gostamos de dar openiões naquilo que nem nós conseguimos fazer:
"Eu gosto da relacção daqueles dois"
-Em vez de ter o seu relacionamento gostamos de agitar das outras pessoas!
"Fulano (ex: yannick), tem muito dinheiro mas não sabe vestir"
-Hei, cada qual tem os seus gostos, mas ainda falamos mal das outras pessoas, mas sabendo que a vida é dele a roupa é dele.
"Invês de construir casa, compra carro para quê?"
-Dinheiro é dele, openiões são dele, mas ainda ficamos de olho para controlar.
"Se eu fosse fulano, acredito que iria conseguir"
-Melhor jogador é aquele que está fora, ninguém quer perder mas sempre acontece coisas que não queremos.
"Seria bom se eu tivesse nascido em Brasil"
-Coisa triste, pergunta quem foi para Brasil vai te explicar como a vida é la, pelo menos aqui consegue magumba e Xima!
"Os brancos são unidos e os negros sã ruins"
-Triste, mal sabemos pensar. Brancos são unidos quando estão aqui em Africa, porque ele se une por receio de aproximar com negros eles também tem medo de sofrer racismo.
Acredito que se um dia vc viajar para Brasil ou America, em primeiro vc iria se aproximar em negros mas por receio e falta de habito com brancos! Não há raça com mente melhor nem pior, somos todos iguais!
— Por que, pai? Por que nunca pra mim? Eu que amei o senhor... eu que sempre tive no seu rastro.
— Mas você nunca acreditou.
(Pantanal)
Eu não sou de insistir muito,eu não corro atrás duas vezes,o meu lema é: a oportunidade só bate na porta uma vez,agarra-la ou não,fica a critério seu.
Eu considero um retrocesso massivo em pleno século XXI e no auge da idade contemporânea,pessoas acreditarem e ainda atribuírem erros e acertos,fracassos e sucessos,à deuses "onipresentes" e "onipotentes" que considero inexistentes.
Eu não te peço todo o seu tempo mas te prometo o meu colo sempre que você tiver livre. E que você seja livre, pra escolher, porque eu não posso as suas asas cortar mas te prometo um jardim tranquilo e florido se decidires pousar. É...acho que eu gosto um pouco de você...
- Relacionados
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases de quem sou eu para status que definem a sua versão
- Poemas que falam quem eu sou
- Poemas Quem Sou Eu
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
