Ética
Ninguém neste país tem mais autoridade moral e ética do que eu para fazer o que precisa ser feito.
A única relação entre os seres que faz sentido ser trabalhada é a ética, e o caminho para a ética é a simplificação, não a complexificação. Nossa animalidade se estrutura bem em grupos restritos e isolados (ou conforme intuiu Epicuro, "em pequenos grupos de mesma opinião"). Essa possibilidade (como via geral) já se extinguiu há muitos séculos, e por mais que ignoremos, desde então nossa espécie se transformou numa praga fora de controle, progressivamente concentrada em urbes, consumindo recursos naturais num ritmo irrestituível, e causando sofrimento extremo e diário a bilhões de vertebrados, em escala industrial.
..."Munidos da ética, nos afastamos da probidade do mal e nos salvaguardamos da índole dos perversos."...Ricardo Fischer.
A força do homem em sociedade está na proteção dos seus iguais de forma ética e justa, almejando a igualdade diante a equidade.
Que verbalizemos os valores éticos e morais, mas, acima de tudo, que as nossas práticas sejam coerentes com o que dissermos!
A parte mais grave da corrupção é o conchavo e a impunidade que contaminam em pouco tempo os éticos e morais valores de qualquer sociedade.
Que meus preceitos de ética e de honra sejam primeiramente entendidos por mim onde eu primeiramente e antes de tudo
passe conceitos,
A confiança em alguém tem se tornado algo tão sem valor, que a ética de um indivíduo é negociada a preço de banana. Neste contexto, chegará um tempo que o valor humano mais caro que você poderá oferecer ao próximo será a lealdade.
“Ética” consiste em dizer o que os outros devem fazer. Mas a primeira coisa que ninguém deve fazer é achar que sabe o que os outros devem fazer.
Por isso os Dez Mandamentos são o guiamento MAIS QUE SUFICIENTE para todas as situações humanas. Só Deus sabe o que a gente deve fazer.
A DIFERENÇA ENTRE MORAL E ÉTICA
Imagine uma calça. Ela tem três aberturas: a da cintura e as das duas pernas.
A abertura da cintura representa a moral. Ela é ajustável de acordo com o peso que damos às coisas. Para isso, temos o costume de usar um cinto que equivale às regras da etiqueta. Ora mais justa, ora mais folgada, a moral muda com o tempo.
Ela atua, sobretudo, na área da sexualidade.
Por isso, como extensão da cintura, há um zíper que deve ser mantido fechado em público. Já as aberturas contidas na boca de cada perna são fixas. Isto é, não são ajustáveis como a cintura. Elas representam a ética. São duas porque a ética diz respeito à maneira como convivemos com quem está para além de nós.
O que vale para um, vale para o outro. Ninguém anda com uma perna boca-de-sino e a outra no estilo 'pescando siri', ou uma dobrada para dentro e outra para fora. Elas devem ter o mesmo modelo, comprimento, espessura. Assim é a ética. Independe do peso que atribuamos a uma ou outra questão. Independe da época ou da circunstância. Tenho a impressão que temos invertido as coisas. Damos à moral o valor que deveria ter a ética, e à ética o valor que tem a moral.
Ética é deliciar-se a brindar no cálice de uma vida digna. Fortalecer e confiar na mão e no pão. Ter postura mas nunca perder a graça.
Agir com correção e ética,
mesmo que ninguém mais saiba da sua atitude,
é por si só o que mais importa.
A admiração alheia pouco acrescenta
se não se inicia nos nossos gestos,
dignos dela. Cika Parolin
A crítica das pessoas, é uma COISA que não interessa.
Tudo depende da sua ética, rigor, e foco.
Sua autocrítica, é a humildade necessária.
O álcool é o veneno da ética e a ruína das mentes brilhantes. O elixir da burrice. Ele tem o poder de potencializar a vontade do indivíduo de fazer o que não presta. Mas é bom beber algumas vezes. Ser inteligente e bonzinho o tempo inteiro é muito cansativo.
Ética e moral, pela própria etimologia, dizem respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.
